terça-feira, 29 de setembro de 2009

FANPLORD conquista o selo Escola Solidária 2009


FANPLORD conquista o selo Escola Solidária 2009


A Fanfarra Professor Lordão conquistou o selo Escola Solidária 2009. O selo é um reconhecimento do Instituto Faça Parte - em parceria com MEC, CONSED, UNDIME e UNESCO - às ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país: o Selo Escola Solidária.
A FANPLORD Surgiu em julho de 2008 a partir de uma parceria entre a direção, professores, alunos, pais e o Projeto Repensando Picuí que adquiriu os instrumentos com recursos do Prêmio Luis Eduardo Magalhães e Prêmio Nacional de Ciências. Deste então, os alunos desenvolvem um trabalho de voluntariado como instrutores e coreógrafos e os professores com apoio pedagógico, acompanhado nos ensaios, apresentações e o desempenho nas disciplinas. Uma das ações da FANPLORD em 2009 foi promover uma campanha de sensibilização contra as pichações, com palestras e um mutirão de limpeza na escola
A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação. As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece.
A Escola Professor Lordão, através da FANPLORD, foi a única escola Estadual da 4ª Gerência de ensino que conquistou a nova edição do selo 2009, um presente na semana que comemoramos 70 anos de história na educação de Picuí, sendo que em 2007 já tinha conquistado com o projeto Xadrez na Escola, fato este que permitiu sua participação no II Encontro de Escolas Solidárias do Mercosul com o Projeto Repensando Picuí em 2008 na Argentina.
Por Robson Rubenilson

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

É preciso falar de DROGAS


Quando criança eu costumava pegar filhotes de peixe que se “perdiam” em poços formados após os córregos temporários secarem. Por serem pequenos e ainda não entendidos da sobrevivência nesses rios do sertão, quase sempre secos, não atentavam para o perigo em que se metiam ao subirem cada vez mais longe.
Como aqueles peixes perdidos e condenados a não poder retornar ao curso de rios maiores, vejo muitos meninos e meninas se “afogando” em pouca água dos córregos das DROGAS dos quais terão dificuldades de voltar aos “rios” mais seguros do estudo, do trabalho e da convivência social sadia.
Movidos pela inquietação tão bela e típica da idade, acabam protestando contra o próprio corpo e contra a vida deles ou dos outros, quando combinam drogas lícitas ou ilícitas com direção e matam e morrem nas estradas. Perdem, assim, um tempo precioso em que poderiam estar se preparando para enfrentar as fortes correntezas que nos esperam na vida adulta.
Moramos num país que nos últimos quarenta anos praticamente mudou a sua população de predominantemente rural para urbana. Logo, a geração de pais que temos hoje é duplamente distante dos filhos – no tempo e no espaço. Isso dificulta o diálogo entre eles, tão necessário para o direcionamento por águas mais tranqüilas. Sem falar nas condições sub-humanas a que estão submetidos – pais e filhos- nas periferias das grandes e médias cidades brasileiras.
Já aqueles que alcançaram um poder aquisitivo melhor preocupam-se apenas em oferecer aos filhos o conforto material que não tiveram na infância, esquecendo-se do principal, a sua formação ética.
Dos usuários de drogas, os de origem humilde são menos de trinta por cento. Relativamente pouco para um país tão injusto como nosso, entretanto são eles os que mais sofrem as conseqüências. Vivendo em ambientes dominados pela violência e, muitas vezes, sem a proteção necessária da família e do estado, o vicio acaba sendo a única opção para muitos jovens. A eles nem a clinica de recuperação é a ultima alternativa, só lhe restam o trafico e o crime. Depois disso, a prisão e a morte, já que bandido nunca envelhece por aqui.
E os outros setenta por cento de usuários oriundos das classes media e alta? Esses usam o velho jeitinho brasileiro para se safarem da responsabilidade direta que tem com a violência-conseqüência do consumo elevado de drogas. Se eles estão bem, que se danem os morros, as favelas com seus moradores enfiados numa guerra civil. Afinal eles moram nas zonas nobres, nos seus condomínios de luxo onde a violência é menor do que a de paises europeus.
Enfim, somos um país novo, quase um adolescente, que não aprendeu ainda a resolver os seus problemas nem compreendê-los a fundo como faz um adulto responsável. Com isso, deixa parte do seu maior capital – a sua juventude – se perder aos poucos. Também não é para menos, com uma escola ineficiente e desinteressante como a nossa escola pública brasileira, como vamos ocupar tanta gente. Além disso, não dispomos de nenhuma política pública na área de esportes, basta olhar quanto foi gasto no ano passado no seu município ou no nosso estado nessa área.
Daí a responsabilidade com esse problema ser de todos nós, pais, professores, formadores de opinião de um modo geral e dos jovens conscientes e responsáveis. Não podemos ignorar, ficar calado ou fingir que o problema é do vizinho. Que posso fazer então? Falar, falar, discutir, esclarecer, pois, caso contrário, só nos restará pedir socorro. E ai será tarde demais!

Crônica do professor de português: Jailson Lucena

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Wellyson vence o Show do Lordão


O grande vencedor do show do lordão em comemoração aos 70 anos da Escola Estadual Professor Lordão foi Wellyson Marlon( 2 º C) que mostrou profundo conhecimento sobre a biografia e a história da Escola Profº Lordão.
O show do Lordão foi mais uma ação do Projeto Mídias no Lordão, que tem por objetivo aproximar as novas tecnologias da educação ao cotidiano dos alunos.
O evento, que fez parte da feira de cultura da escola, contou com a participação da direção, professores, alunos e comunidade (pais e visitantes). Foram 20 alunos que concorreram a grande final, uma platéia de 30 convidados entre alunos, ex-alunos, professores e visitantes que ficaram com as placas e quatro universitários ( professores) além do apresentador Silvio Lordão( profº Robson) e o diretor e editor ( profº Ciderley). O candidato que foi para a final ainda pode contar com três pulos e as cartas. Wellyson chegou a final depois de uma eliminatória muito acirrada com Bismarck (3ºB), vencedor do concurso soletrando. Apos usar todos os recursos, Wellyson chegou a pergunta final onde podia parar ou arriscar tudo. Decidiu continuar e venceu o concurso show do lordão.
O concurso permitiu a comprovação do sucesso do projeto mídias no Lordão, pois os expectadores ficaram impressionados com a qualidade do trabalho de edição coordenado pelo professor Ciderley.


Por Robson Rubenilson

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Show do Lordão


Participem do Concurso Cultural do Lordão que será realizado na próxima quarta feira às 20:00 na Escola Professor Lordão. Trata-se do Show do lordão, onde os participantes respoderão questões relacionadas a história da Escola Professor Lordão em seus 70 anos. Será realizada uma eliminatória, onde o candidato finalista responderá as questões podendo fazer uso das placas, das cartas, dos universitários e terá direito a três pulos. O vencedor terá seu nome divulgado em nosso Blog e um trófeu oferecido pelo Projeto Repensando Picuí. Então, visite nossa exposição, estude nossa história e venha fazer sua história em nossos 70 anos. Faça sua inscrição no estante do Projeto Repensando Picuí e pesquise nos links:


Por Robson Rubenilson


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Jordão 2009

A abertura dos jogos internos do Lordão 2009 foi iniciada com a formação da mesa de honra, logo em seguida pudemos contar com a entrada das bandeiras respectivamente:
1. Brasil;
2. Paraíba;
3. Picuí;
4. Escola Professor Lordão;
5. Jogos olímpicos.
Após a entrada das bandeiras foi iniciado o desfile de abertura, com a entrada do estandarte da Escola Professor Lordão trazido por duas alunas de nossa escola, seguidas por mais duas que traziam o Banner do Lordão, agora era a vez da entrada das equipes.
Após todas as equipes se colocarem em seus respectivos lugares a Filarmônica cel. Antônio Xavier tocou o Hino Nacional Brasileiro, seguido do hino de Picuí.
Então estava chegando a hora da chama olímpica ser acesa mas antes disto acontecer foi feito o juramento do atleta pelo aluno Danilo Oliveira do 2º ano “C” de nossa instituição.
A chegada da chama olímpica acredito que tenha sido um dos pontos mais altos de nossa abertura aonde um dos alunos chega com ela e da voltas na quadra acendendo outras, em seguida as luzes são apagadas e um dos atletas acende uma flecha a qual o mesmo atira-a na tocha e acende-a. após a diretora da Escola Estadual Professor Lordão anuncia a abertura oficial de nossos jogos.
Ainda tivemos a apresentação da fanfarra da escola Felipe Tiago Gomes, do grupo de hip hop do Lordão e da FANPLORD a Fanfarra do Professor Lordão. Encerrando com o jogo dos professores e funcionários da Escola Professor Lordão.
por Alex Farias

Resenha Esportiva

Equipe A:

Emerson
Neguinho
Beto (1 Gol)
Ciderley (4 Gols)
Caio (2 Gols)
Robson
Habson
Gustavo
tec. Edjoelma

Equipe B:
Teté
Marcio (1 Gol)
Adilson
Genival
Adeilson
Marçal
Luis Carlos
Darsilvano
tec. Dircineide

1º tempo: Bem o jogo dos funcionários e professores do Lordão foi uma atração à parte. Começou um jogo muito duro com pegada forte tanto de um lado como do outro e com apenas 5 minutos de jogo toda a torcida já pedia a entrada do professor Adeilson (deicinho) e a técnica Dircineide o coloca em quadra. 2 minutos depois o professor Ciderley marca, (por favor não percam as contas) logo em seguida é a vez de Beto ampliar o placar para a equipe 2, depois pudemos observar mais dois gols do professor Ciderley e ainda no final do primeiro tempo da partida o único gol da equipe 1 marcado pelo professor Marcio e termina o primeiro tempo de jogo.
2º tempo: no segundo tempo pudemos observar um equilíbrio maior entre as duas equipes e podemos destacar o drible desconcertante que o professor Adeilson aplicou em dois jogadores do time adversário, bastou isso para que toda a torcida fosse ao delírio. Neste meio tempo ocorreram os dois gols de Caio e mais um do artilheiro da partida o professor Ciderley. Faltando cinco minutos para o termino da partida, pudemos observar o coro da torcida que pedia a entrada do professor Robson que por sua vez não se mexeu do banco de reservas, (em OFF ele nos falou que deixaria para entrar no finalzinho da partida para mostrar que realmente possuía estrela). E assim foi, com menos de um minuto para acabar a partida a técnica Edjoelma coloca Robson que ainda toca na bola três vezez e acaba o jogo. O placar final da partida foi de:
EQUIPE A (7)x(1) EQUIPE B
Mas no final das contas o grande campeão foi a nossa escola professor Lordão que nos seus 70 Anos pode nos proporcionar um espetáculo tão lindo como foi à abertura dos nossos Jogos Internos.
Parabéns Lordão!
por Alex Farias

Acima de Qualquer Obstáculo




No dia 7 de setembro deste ano em curso os componentes da FANPLORD (fanfarra da Escola Estadual Professor Lordão) tiveram que superar alguns grandes obstáculos. O dia 7 tinha tudo para ser mais um dia normal em que a nossa fanfarra iria se apresentar em outra cidade (desta vez a de Soledade-PB) Mas não foi. O primeiro dos imprevistos foi na questão do horário, onde estava marcado para que o ônibus os viesse pegar por volta das 12h30min da tarde, mas isso não aconteceu, o mesmo só veio chegar por volta das 14h30min. Duas horas esperando! O que para muitos poderia ser uma eternidade parecia algo tão normal para aqueles jovens que em nenhum momento mostraram-se tristes ou desapontados, muito pelo contrario todos estavam com um grande sorriso na face.
Então por volta deste horário eles saíram para se apresentar na cidade de soledade-PB mas só que os problemas não acabam-se por aqui, no percurso entre Picuí e Nova Palmeira o ônibus apresentou problemas e parou. E lá se foram, mas algumas horas preciosas para todos que ali estavam. Mas enfim depois de um grupo sair andando procurando sinal de celular foi pedido um outro ônibus a cidade de Soledade-PB o qual chegou algum tempo depois.
Mas enfim, a FANPLORD conseguiu chegar a tempo e fechar o desfile daquela cidade com chave de ouro e depois se apresentar no pátio de uma das escolas daquele lugar também proporcionando um belo espetáculo. E após o jantar que foi servido para os componentes juntamente com o apoio (que diga-se de passagem ajudaram e muito)voltaram para Picuí chegando por volta das 21:00hs e mesmo cansados estavam todos alegres e o que me pareceu o mais impressionante com um enorme SORRISO estampado no rosto de cada um ali presentes. Eis ai um grande exemplo para todos nós seguirmos.
por Alex Farias

domingo, 13 de setembro de 2009




No dia 30 de agosto deste ano em curso, um grupo de alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Lordão, juntamente com outros professores saíram da cidade de Picuí-PB, com o intuito de participarem de uma aula de campo na cidade de Areia-PB onde tiveram como 1º ponto do roteiro a Reserva Ecológica Mata do Pau Ferro, a qual deixou a grande maioria dos participantes da aula boquiabertos com a beleza de uma reserva que se compararmos com outras é bastante jovem. Logo em seguida chegou à vez de uma visita ao campus II da UFPB onde foi visitado o museu do brejo paraibano, o prédio da UFPB, o orquidário e os “bambus gigantes”. Após essas visitas todos se dirigiram para a churrascaria do castelo onde foi servido o almoço. Depois do almoço todos se deslocaram para o centro da cidade, onde foi-se realizada uma pequena dinâmica educativa que teve como principal objetivo, mostrar a todos os participantes que: em toda e qualquer sociedade os seres humanos sempre vão precisar se comunicar uns com os outros. Então a tarde era a hora da visita a pontos históricos de areia como a casa Pedro Américo, o casarão José Rufino, a Igreja Nossa senhora dos pretos (rosário) e por fim foi visitado o teatro minerva. Então por volta das 16:00 horas daquele dia todos voltaram para Picuí com algo mais na bagagem ou seja, CONHECIMENTO. (claro que com a ajuda de nossa guia, Luciana Balbino).
por Alex Farias

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...