sábado, 24 de outubro de 2009

Concurso de áudiovisual


Participe do Minuteen.
Um Festival de vídeos de até 1 minuto específico para crianças e adolescentes de até 14 anos.

R$ 10 mil em prêmios!

Inscrições até 10 de novembro.

Os temas são: "Por Quê?" e "Tema Livre".

Prêmios para as 3 escolas / instituições que inscreverem mais vídeos.

Para assistir aos vídeos enviados, ter mais informações e enviar seu vídeo,

Por Robson Rubenilson

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Estudantes do ensino médio do Lordão podem se inscrever até o dia 31 na “Maratona Escolar Joaquim Nabuco”



Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até o próximo dia 31 para produzirem seus textos com a finalidade de participarem da Maratona Escolar Joaquim Nabuco.
O concurso terá como tema ‘A Importância de Joaquim Nabuco, sua Vida e sua Obra’, em homenagem ao centenário de morte do escritor celebrado em janeiro de 2010. A primeira fase da Maratona, realizada no período de 1º a 31 de outubro, será a etapa de produção textual. As redações deverão ser desenvolvidas em prosa, contendo no máximo 30 linhas, podendo ser digitada (2.1000 caracteres - corpo 12, espaçamento simples) ou apresentada em manuscrito, com letra legível.

Ao final do concurso, serão premiados os professores orientadores e os estudantes dos cinco melhores textos produzidos com viagens pelo Brasil e distribuição de livros sobre Joaquim Nabuco.


Mais informações na escola ou pelo link:




Por Robson Rubenilson

Fonte: SECD/PB

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nova proposta de Educação para o Lordão



12 escolas do Estado da Paraíba serão escolhidas para mudanças no Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) prevê mudanças no Ensino Médio que entrarão em vigor já em 2010, e na Paraíba 12 escolas foram escolhidas para servir como modelo no novo projeto. Os alunos desses colégios que participarão do programa “Ensino Médio Inovador” terão uma formação diferente, com carga horária ampliada, incentivo à leitura e realização de atividades extras.
O projeto visa a melhorar a qualidade do Ensino Médio, dando uma formação mais completa aos alunos. De acordo com ela, os estudantes, que terão várias atividades extras, irão assistir aulas em dois turnos e os professores terão a opção de cumprir uma carga horária de 40 semanais, além de ganhar uma gratificação pelo trabalho extra. “Esse projeto visa ampliar a formação do aluno, incentivando ainda mais a leitura, privilegiando a interdisciplinaridade e aprimorando a relação entre teoria e prática. Além disso, os alunos podem participar de atividades extras como música e artes”, esclareceu.
A proposta do Ministério da Educação inclui a redução das atuais 12 disciplinas para cinco grupos de conhecimento (línguas, matemática, humanas, ciências e biológicas). A carga horária do Ensino Médio passará de 2.400 horas para 3.000 horas. Com a mudança a escola irá ganhar novos investimentos em infraestrutura com laboratórios de ciências, salas de informática, data-show, retroprojetores, entre outros equipamentos necessários para a implantação do projeto. Os alunos poderão escolher até 20% das disciplinas extras, que podem ser projetos, oficinas, atividades culturais ou práticas em laboratório, aulas de informática e de empreendedorismo.
O objetivo é integrar os conteúdos com as atividades diárias, melhorando a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e tornando-a mais atraente e fazendo reduzir a evasão na educação básica. O estudante Douglas Fernandes, 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande, elogiou a iniciativa. “Nós não temos oportunidades para cursar um curso profissionalizante de qualidade e também de desenvolver atividades fora da escola e agora teremos tudo isso”, comentou o aluno.
O vice-diretor do Estadual da Prata, professor Dário Douglas da Silva, informou que todos os professores irão participar dos cursos de capacitação para ficarem aptos a atuar no novo modelo.


Por Robson Rubenilson

Fonte SECD/PB

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...