segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Társyla, Jovem Embaixadora na Paraíba



A aluna Tarsyla de Oliveira já está relacionada como Jovem Embaixadora dos EUA na Paraíba. Na sexta feira ( 23) ela esteve na capital para realizar o exame oral do Programa Jovem Embaixador.

O Programa é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário e são exemplos em suas comunidades.

Em outubro Társyla irá a Brasília para a definição dos cursos que irá participar e como poderão representar os jovens embaixadores nos eventos no Brasil ou nos EUA.

domingo, 25 de setembro de 2011

Daniel e Izabel Deputados Federais da Paraiba


Viajaram ontem(25) para Brasília os alunos da Escola Professor Lordão Daniel Nunes e Izabel Rodrigues acompanhados pelo professor Robson Rubenilson que representa a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba no Parlamento Jovem Brasileiro 2011. Antes do embarque a aluna Izabel esteve com o governador em exercício, Rômulo Gouveia que disponiblizou, a exemplo da deputada Gilma Germano, os gabinetes dos Deputados Federais da Paraíba.

O PJB tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Em sua oitava edição, o PJB já contou com a participação de 546 jovens parlamentares em todo o país. A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo.

Izabel elaborou um Projeto de Lei que dispõe sobre obrigatoriedade de acompanhamento psicológico para os futuros pais no atendimento pré-natal.

Daniel elaborou Projeto de Lei que modifica o inciso I do artigo 40 do Estatuto do Idoso, para assegurar duas vagas gratuitas por veículo para idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Os alunos selecionados foram para Brasília com todas as despesas pagas para, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2011, vivenciar por cinco dias, junto com jovens de todo o Brasil, o dia a dia de um deputado federal.


Confira programação de nossos jovens parlamentares para esta segunda:


  • 8h – Café da manhã Restaurante Câmara
  • 9h – Abertura
  • 9h30 às 11h00– Integração dos participantes
  • 10h - Entrega do lanche da manhã - não haverá intervalo
  • 11h - Painel "Papel Institucional da Câmara no Estado Brasileiro"
  • 12h00 – Almoço Restaurante Câmara
  • 13h30– Painel “O Processo Legislativo - analisando o Projeto de Lei na prática"
  • 14h30 – Painel “Adequação Financeira e Orçamentária: analisando o Projeto de Lei na prática"
  • 15h30 – Lanche
  • 15h45 - Formação das chapas e registro de candidaturas à Mesa e à Presidência das
  • Comissões
  • 17h45 às 18h45 – Visita institucional ao Congresso Nacional
  • 19h – Jantar Restaurante Câmara
  • Traslado


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Coordenadora do Programa Jovem Embaixador visita Picuí




Nesta quarta feira ( 21) esteve em Picuí a Coordenadora do Programa Jovem Embaixador na Paraíba. Vitória Régia veio fazer a visita à aluna Társyla Oliveira Classificada no Programa que oferece aos vencedores uma viagem em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos.

Durante a visita conheceu a cidade, provou a carne de sol, conversou com os alunos e professores da Escola Professor Lordão. O objetivo principal da visita era conhecer
a realidade sócio cultural da candidata. Para isso fotografou a residência, os familiares e conversou com a mãe de Társyla, Flailma.

Em entrevista ao repórter Janderyer Macedo, Vitória destacou a importância da responsabilidade social dos jovens e adolescentes durante o processo de seleção. A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.

Nesta sexta feira ( 23) Társyla viajou para João Pessoa para realização do exame oral no Centro de Línguas do Estado. Nesta reta final, fortalecida pelo carinho da comunidade de Picuí, Társyla intensificou seus estudos com a conversação envolvendo as professoras Carla Jeane e Ademilde Henriques.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ENEM: Falta um Mês

VEM AÍ

O SEMPLORD

O simulado do Ensino Médio dos Alunos do Profº Lordão


· Faça sua inscrição até 21 de setembro (quarta-feira), na secretaria da escola


PREMIAÇÃO

  • 1 CELULAR
  • UMA VIAGEM A JOÃO PESSOA
  • 2 PONTOS NAS DISCIPLINAS

Local de prova: Escola Professor Lordão

Data: 22/09

Horário: 13:00 as 15:30h


enem-2011.jpgOFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL COM

FOCO NA REDAÇÃO DO ENEM

· Faça sua inscrição até 21 de setembro

(quarta-feira), na secretaria da escola


OFICINAS

v 24/09 – Prof. Jailson

– 14:00 às 16:00h


v 01/10 – Prof. Jeanne

– 14:00 às 16:00h


v 08/10 – Prof. Marcos

– 14:00 às 16:00h


v 15/10 – Prof. Adeilson

– 14:00 às 16:00h


CORRETORA: Dircineide Neves


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alunos do Lordão são homenageados na Assembleia Legislativa da Paraíba




A Deputada Estadual Gilma Germano apresentou no plenário da Assembleia Legislativa do Estado um requerimento de moção de aplausos para os alunos Daniel Nunes e Izabel Rodrigues e para a Direção da Escola Estadual Professor Lordão de Picuí por terem sidos selecionados para representar a Paraíba no Parlamento jovem 2011, em Brasília em Setembro.

Na justificativa a deputada destaca que o Programa Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas :Agricultura e MeioAmbiente;
Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Leia projeto de lei Daniel, aqui e projeto de lei Izabel, aqui.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Para finalizar destaca a alegria e orgulho da Paraíba, em especial a região do Seridó e Curimataú em ver jovens atuantes e empenhados nas causas sociais e politícas do nosso país. Destaca, parabeniza e afirma o quanto é gratificante homenagear jovens tão brilhantes.

Em um momento tão difícil para nossa cidade, onde o crime, as drogas e a violência avançam, o exemplo de simplicidade, dedicação e compromisso desses Jovens Parlamentares prova a viabilidade da educação, sobretudo da escola pública.

sábado, 17 de setembro de 2011

A aluna Társyla Oliveira participa com sucesso da III etapa do Programa Jovem Embaixador.



Nesta sexta feira(16) a aluna Társyla Oliveira participou na cidade de João Pessoa da III etapa do Programa Jovem embaixador. Nesta fase os candidatos foram submetidos a uma Avaliação escrita em Inglês pela observadora da embaixada dos EUA, a psicóloga e técnica da Secretaria da Educação da Paraíba Vitória Regia. Vitória já é conhecida da Escola Professor Lordão, pois esteve acompanhando a aluna Izabel Rodrigues durante a Conferência pelo Meio Ambiente em Brasília.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.

Társyla foi a única aluna da rede publica estadual e concorre com dois alunos do IFPB de João Pessoa: Diego e Lais. Durante a prova Társyla foi acompanhada pela Mãe Flailma, a professora Carla e pelo Diretor da escola Robson. Na próxima quarta feira(21) a observadora Vitória Régia estará chegando a Picuí para a próxima etapa: fazer a visita a escola, a família e os amigos de Társyla para conhecer sua realidade. Na sexta feira Társyla irá a João Pessoa para a prova oral.

Társyla tem a oportunidade de provar a outros alunos da rede publica estadual que um sonho se torna objetivo e este em realidade. Em um momento tão difícil para nossa cidade, onde o crime, as drogas e a violência avançam sobre os jovens, seu exemplo de simplicidade, dedicação e compromisso prova a viabilidade da educação, sobretudo da escola pública.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Supletivo 2011 - Alunos de Picuí


Atenção alunos inscritos para o Exame Supletivo 2011:

Foi divulgada a relação com os inscritos e os locais de provas. Como este ano o número de inscritos foi recorde, não temos condições de publicar no mural da escola. Para verificar sua inscrição acesse os links:

Alunos do Ensino fundamental, aqui

Alunos do Ensino Médio, aqui

Edital completo com dias, locais e disciplinas, aqui

Outras informações:

1. Compareça ao local de exames com antecedência MÍNIMA de 30 minutos, munido do documento de identidade, deste cartão e caneta esferográfica (COR AZUL).

2. NÃO leve para sala de exames: cadernos, livros, apontamentos, calculadora, bonés, óculos escuros ou aparelho telefônico CELULAR.

3. Não há revisão de provas nem arrendondamento de notas.

4. Artigo 50/Resolução N.229/2002/CEE : “Será anulada a prova do candidato que usar de meios ilícitos durante a realização da prova ou atentar contra a disciplina e a boa ordem dos trabalhos.”

As provas serão nos dias 24 e 25/09/2011

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...