quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Alunos do Lordão na reta final para o ENEM 2011




Neste dia 22/10 os alunos do Ensino Médio de todo o Brasil estarão realizando a primeira prova do ENEM 2011. Para os alunos da Escola Professor lordão esta maratona começou em Fevereiro. Desde o inicio do ano que a Escola vem trabalhando com seus alunos tendo em vistas as provas do ENEM. Inicialmente foi realizada uma campanha na escola para a realização das inscrições, na qual funcionários foram disponibilizados para fazerem as inscrições de todos os alunos interessados. A procura foi tão grande que até os alunos da 1ª e 2ª séries do EM se inscreveram. Este ano o número de inscritos no ENEM em Picuí foi recorde.

Após as inscrições foi o momento das orientações. Para isto a escola fez uma parceria com o professor e psicólogo clinico Daniel Macedo, que realizou várias oficinas de orientação vocacional. Para revisar os conteúdos, a direção da escola conseguiu junto a Secretaria Estadual da Educação a expansão de um pólo do PBvest ( Cursinho Pré Vestibular do Estado) para a cidade de Picuí, onde deste Maio funciona aos sábados e domingos com alunos da rede publica estadual das cidade de Picuí, Nova Palmeira, Frei Martinho e Pedra Lavrada.

A partir de Setembro foram intensificadas as ações como a realização das oficinas de leitura e produção textual focando o ENEM. Os professores de língua portuguesa trabalham na escrita e rescrita das redações abordando os temas mais atuais.

Este mês de outubro foi a vez dos Simulados direcionados para as provas do ENEM. Os alunos foram convidados a simular o dia da prova com todas as regras do edital. Com uma média de 3 minutos por questão os alunos puderam vivenciar que o ENEM é uma prova de resistência. O Segundo Simulado contou inclusive com a prova de redação e língua estrangeira.

Para este final de semana os professores de ciências Humanas já estão planejando os aulões de atualidade, abordando temas como Homofobia, Oriente Médio, China, A mulher no Brasil, etc. Assim neste sábado, dia do professor o presente é para os alunos que terão: PBvest, Oficina de Produção textual e aulão de atualidade. Entrarão na escola às 7:30 e só sairão às 9:00 da noite. Fazendo as refeições na própria escola. Para a próxima semana esta sendo um momento de descontração para quebrar a tensão e tranqüilizados para as provas do sábado e domingo.

Os alunos interessados ( inclusive de outras escolas e cidades) em participar dos aulões de atualidade com os professores de ciências humanas neste sábado, precisam procurar a secretaria da escola e fazer sua inscrição até sexta feira.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Escola Professor Lordão conquista Selo Escola Solidária





Pela terceira edição consecutiva, a Escola Estadual Professor Lordão conquista o selo Escola Solidária. Desta vez o projeto coordenado pelos alunos do grupo de teatro NEXUS foi selecionado com uma prática de educação solidária. O Selo é parte de um projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC, Consed, Undime, Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

Objetivos gerais do Selo Escola Solidária

  • Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
  • Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
  • Reconhecer e divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo exemplares;
  • Incentivar a prática do voluntariado educativo;
  • Criar uma Rede de Escolas Solidárias.
Em 2009 a Escola Estadual Professor Lordão esteve representando o Brasil no II Encontro de Escolas Solidárias do Mercosul, no qual dois alunos Edfaildo Eudes e Hadilys Natielyson estiveram defendendo o Projeto Repensando Picuí na Argentina.

Conheça o projeto vencedor do Selo Escola solidária 2011, aqui.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PBvest disponibiliza portal para os estudantes de Picuí e região.


Nesta quinta-feira (6), durante reunião entre o Secretário da Educação da Paraíba e os 25 coordenadores do PBVest nas 21 cidades pólo onde as aulas são ministradas, entre elas a Escola Professor Lordão de Picuí, foram apresentadas as novas possibilidades do portal do PBVest, com tecnologia genuinamente paraibana, incorporadas às novas tecnologias da Web. Uma delas é a interatividade do aluno com o professor que ministra as vídeo-aulas. O site contará com acesso a rede social própria, acesso aos conteúdos e visualização através da televisão, e não só do computador. Todas essas novidades serão implementadas no PBVest de 2012.

O encontro também serviu para que fosse feita uma avaliação da primeira edição do curso e também para tratar da organização de três simulados que serão ministrados aos sábados, no mês de novembro. Para o coordenador Américo Falcone, a primeira versão pré-vestibular foi satisfatória, tanto para os alunos quanto para os professores, sobretudo com relação à parte pedagógica, que obteve boa aceitação do interessados.

Durante a reunião o diretor, o prof Robson Rubenilson, ainda tratou de situações especificas da Escola Professor Lordão, como a possibilidade da contratação de instrutor para a Fanfarra da Escola, a situação de parte dos funcionários que apresentam uma diferenciação deficitária no salário e o caso da Escola de Serra dos Brandões. Tudo protocolado em ofício.

Os interessados podem acessar os conteúdos do PBvest por meio do blog da escola: http://midiasnolordao1.blogspot.com/. Ai os estudantes terão acesso às vídeo-aulas das disciplinas de Geografia, Física, Biologia, Matemática, História, Química, Português, Inglês e Espanhol.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alunos paraibanos participam do Parlamento Jovem Brasileiro



Dois alunos da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí representam a Paraíba nesta semana, em Brasília, como deputados federais no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2011. Daniel Nunes e Izabel Rodrigues estão atuando na liderança das comissões que vão apresentar os projetos a serem votados pelo Programa. Os trabalhos nas comissões se encerram nesta quinta-feira (29).

Nesse trabalho, os estudantes são assessorados por funcionários da Câmara dos Deputados no que se refere à constitucionalidade e dotação orçamentária. Após os trabalhos nas comissões, os projetos de leis irão para votação no plenário da Câmara Federal nesta sexta feira (30). Muitos deputados já estão interessados em apresentar durante sua legislatura as propostas dos jovens parlamentares 2011. Ao todo, são 77 participantes de todos os Estados do país.

Além da experiência política e jurídica, os jovens parlamentares participam de uma extensa programação cultural onde conhecem todas as estâncias do poder Federal com visitas à Câmara dos Deputados, ao Senado federal, ao Palácio do Planalto e à Praça dos Três Poderes.

O PJB oferece aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos foram pré-selecionados pela Secretaria da Educação do Estado e seus projetos foram encaminhados para o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que os encaminhou à Câmara dos Deputados onde, uma comissão formada por servidores da área legislativa selecionou as propostas participantes.

O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais, assim, a Paraíba conta com dois deputados jovens. Em sua oitava edição, o PJB já contou com a participação de 546 jovens parlamentares em todo o país.

A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo. De acordo com o regulamento os projetos de lei devem ser elaborados nas seguintes áreas temáticas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Izabel da Silva Rodrigues – Propôs uma lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de acompanhamento psicológico para os futuros pais no atendimento pré-natal. Izabel Rodrigues já participou de várias atividades semelhantes, representou a Paraíba na Conferência do Meio Ambiente em Brasília, participou da oficina de descritores de língua portuguesa em São Paulo, foi medalhista da Olimpíada de Língua Portuguesa em Brasília, participou do Prêmio Misa/UFCG e agora foi selecionada para ser deputada federal mirim e defender seu projeto de lei na cadeira de um dos deputados federais da Paraíba.

Daniel Nunes da Silva Júnior – Apresentou projeto de lei que modifica o inciso I do art. 40 do Estatuto do Idoso, para assegurar duas vagas gratuitas por veículo para idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Daniel Nunes chegou à escola este ano e já se integrou às práticas da comunidade escolar, e teve seu projeto de lei selecionado para ser defendido em Brasília.

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...