domingo, 29 de abril de 2012

Lordão divulga gabrito do Processo Seletivo para o curso Técnico em Informática



Escola Professor Lordão divulga gabarito do Processo Seletivo para o Curso Técnico em Informática para
ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2012, ofertado Pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o MEC através do Instituto Federal de Educação CampusPicuí, realizado no último sábado(27/04).

Confira: 
Português
Matemática
Informática
1 -
B
11-
C
21-
A
2-
E
12-
C
22-
A
3-
NULA
13-
C
23-
E
4-
C
14-
A
24-
E
5-
D
15-
A
25-
B
6-
C
16-
D
26-
C
7-
E
17-
B
27-
A
8-
B
18-
D
28-
D
9-
C
19-
D
29-
A
10-
E
20-
B
30-
B


De acordo com o edital 01/2012 no item 7.1 Os alunos classificados na 1ª etapa do processo Seletivo se submeterão a uma entrevista entre os dias 14/05 a 25/05, conforme cronograma a ser divulgado através da internet: http://midiasnolordao1.blogspot.com.br/ e nos murais da escola.

Professores do Lordão fecham bimestre com debate sobre o bullying



      No encerramento do primeiro bimestre, os professores da Escola Professor Lordão apresentaram o tema sobre o Bullying, que é um termo da língua inglesa (“valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
      Durante o bimestre os professores durante o planejamento foram levantando os dados referentes a casos que acontecem na escola e trabalhando o tema através do diálogo. Uma das ações adotadas foi a criação da função de professor conselheiro, que funciona como padrinho da turma e tem entre outra funções a responsabilidade de orientar/aconselhar seus alunos. A ideia surgiu de uma visita que os professores de ciências humanas fizeram a escola estadual de Monteiro, por ocasião da implantação do Ensino Médio Inovador.
      Para discutir o tema com os alunos, os professores leram e discutiram o livro: BULLYING MENTES PERIGOSAS NA ESCOLA de Ana Beatriz Barbosa Silva, Médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma das maiores especialista no que se refere ao Bullying.
      Após a leitura e discussão do tema foi a hora de desenvolver as atividades práticas como charge, paródia, cartum, cartazes, vídeos, musicas, depoimentos, etc.  Para encerrar o bimestre foi planejada uma pipocada, na qual os alunos assistiram ao filme Forrest Gump, que traz uma mensagem positiva sobre a superação e as potencialidades individuais.  Apesar de não ter ainda uma estrutura adequada, a escola preparou o pátio coberto, os equipamentos e os professores dividiram os custos para a contratação de um pipoqueiro: Risadinha: Cinema e pipoca.  A  ultima apresentação ficou a cargo do teatro NEXUS que encenou uma peça sobre o bullying na escola.
     
    O projeto sobre o bullying no Lordão foi planejado pela coordenação pedagógica formada pela professora Fabiana Aragão e a professora Jeanne Medeiros, articuladora do Ensino Médio Inovador e aplicado por toda a comunidade escolar. Parabéns a todos que se dedicaram ao trabalho.  Para o segundo bimestre a equipe já planeja o projeto sobre drogas na escola. 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alunos do Lordão participam de oficina sobre o Semiárido na UFCG





Os alunos a Escola Estadual Professor Lordão participam na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) de  uma oficina sobre o Semiárido com o professor Daniel Duarte (Doutor em Recursos Naturais)
A oficina será realizada na próxima sexta-feira (27), a partir das 14 horas, no auditório do Centro de Extensão José Farias de Nóbrega, da UFCG-Campina Grande, destinada a professores e alunos inscritos no Concurso de Redação e Artigo Científico “Expedição do Semiárido”.
Na oficina serão ministrados os temas que serão abordados na redação: Desenvolvimento Sustentável no Bioma da Caatinga; Centenário de Luiz Gonzaga e sua influência na Cultura do Semiárido; Alternativa Econômica para Convivência com o Semiárido; Tecnologias Alternativas e Apropriadas ao Semiárido. Um desses temas será sorteado no dia da redação.

Na oficina serão abordados também os gêneros textuais que cairão na redação do concurso deste ano: carta aberta, artigo de opinião, crônica, notícia, relato de experiência, bem como as regras para o sorteio dos temas e gêneros textuais.

Além da oficina os alunos participam de um minicurso sobre o semiárido, uma ação conjuntas das instituições de Picuí: Escola Professor Lordão, Colégio e Curso Divino Espírito Santos ( CCDES) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, campus Picuí.
O primeiro encontro foi na quarta feira (25/04), quando o Professor de geografia e Coordenador do CCDES, Ciderley Melo ministrou uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável no Bioma da Caatinga, e o professor Robson Rubenilson orientou a produção textual.
Em 2011, o aluno Djair Alves foi o único da rede publica estadual a vencer o concurso e participou com sua professora Jeanne Medeiros da expedição por vinte cidades do semiárido brasileiro.

domingo, 22 de abril de 2012

Lordão realiza processo seletivo para curso técnico em Informática

A Escola Estadual Professor Publicou nesta segunda feira(23/04) o edital do Processo Seletivo para o Curso Técnico em Informática, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o MEC através do Instituto Federal de Educação, Campus Picuí.

São 30 vagas para o curso técnico em informática, com ênfase em programação, exclusivo para os alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Lordão. O curso será ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba, campus Picuí a partir de agosto com aulas durante o turno vespertino.

O período de Inscrição vai de 23/04 a 27/04/2012, serão realizadas na secretaria da Escola nos horários:

08h às 11h30min

14h às 17:30 mim

19h às 22 h

Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Picuí – PB

Contato: (83) 96650708

A prova escrita será realizada no dia 28/04/2012

Documentação necessária:

Documentos pessoais e declaração que está devidamente matriculado na Escola Professor Lordão.

Baixe o edital completo no blog:

Mídias no Lordão ou neste link, aqui.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Lordão inscreve alunos para a III expedição do semiárido


A Escola Estadual Professor Lordão está inscrevendo seus alunos para participar do III Concurso de Redação do MISA ( Museu Interativo do Semiárido) da UFCG.

O Concurso tem como objetivo estimular o conhecimento sobre o Semiárido, no intuito de se combater a premissa de que sempre a mesma é uma “região-problema”.

O PRÊMIO EXPEDIÇÃO DO SEMIÁRIDO é um Concurso de Redação para estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e de Artigos Científicos para Estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Podem concorrer estudantes que estejam regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Universidades e Faculdades públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC, localizadas no estado da Paraíba, de acordo com o Regulamento do Concurso.

Para auxiliar os alunos na construção das redações, a escola está promovendo um minicurso sobre a convivência com o semiárido, adotando uma metodologia de estudo, palestras, aulas de campo e construção de redações sobre diversos temas envolvendo a cultura do semiárido. Desta forma, serão oferecidas palestras com os temas:

· Desenvolvimento Sustentável no Bioma da Caatinga (Prof. Ciderley);

· Centenário de Luiz Gonzaga e sua influência na Cultura do Semiárido( Prof. Carmera e Robson);

· Alternativas Econômicas para Convivência com o Semiárido ( Prof. Vanessa, Edijoelma);

· Tecnologias Alternativas e Apropriadas ao Semiárido( Prof. Gerlando);

· Orientações técnicas para construção da Redação( Prof. Jailson, Jeanne, Dircineide, Vera, Marcos e Adeilson).

Além das palestras, serão realizadas duas aulas de campo, sendo uma dia 27/04 no Museu do Interativo do Semiárido na UFCG e a segunda dia 05/05 em uma cidade do semiárido da Paraíba, ainda a ser definida pela equipe pedagógica da escola e uma palestra com o professor da UFCG Daniel Duarte.

A prova, presencial, será no dia 20/05 na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité. A premiação é a participação na III expedição do Semiárido que percorrerá 20 cidades do semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Em 2011, o aluno Djair Alves e a Professora Jeanne Medeiros foram os únicos vencedores da rede pública estadual, ficando em 1º lugar na classificação geral.

Leia a matéria completa e conheça a história de superação de Djair em nosso blog ou pelo link, aqui

domingo, 15 de abril de 2012

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO Inscrições até o dia 20/04


Os alunos e ex alunos da Escola Professor Lordão tem até o dia 20 de abril ( sexta feira) para realizar sua inscrição para o Processo Seletivo de ingresso no Curso Técnico em Segurança no Trabalho na modalidade a distância na forma subsequente, ofertado pelo campi Picuí.

As inscrições são online, disponível no Blog da escola Mídias no Lordão, no banner da coluna esquerda. Para realizar sua inscrição é necessário ter concluído a 3a série do Ensino Médio ou estar concluindo o Ensino Médio. A documentação necessária CPF e RG.

A prova escrita será no dia 27/05 e constará de um único teste, com 40 questões objetivas, que avaliará conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática em nível de Ensino Médio.

O curso é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação através do IFPB, campus Picuí. Estão sendo oferecidas 50 vagas. É mais uma ótima oportunidade para os jovens de Picuí ingressar no mercado de trabalho como um profissional capacitado.

Além do Curso técnico em segurança do trabalho, estão abertas até o dia 20/04 as inscrições para o Processo Seletivo para o curso superior de Licenciatura em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, na modalidade a distância, oferecido pelo IFPB – Campus Picuí.

Leia o edital antes de fazer sua inscrição.

Baixe o edital do curso técnico em segurança do trabalho aqui.

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...