domingo, 30 de setembro de 2012

Escola Professor Lordão realiza estudo de campo em Recife e Olinda


Professores, funcionários e alunos da Escola Estadual Professor Lordão participaram neste sábado (28/09) de uma série de atividades práticas nas cidades de Olinda e Recife-PE. O estudo de campo fez parte das ações pedagógicas do Programa Ensino Médio inovador – ProEMI, que tem como um de seus objetivos proporcionar aos alunos a vivencia da teórica através de atividades práticas, a exemplo de visita a museus, exposições, sítios arqueológicos, bibliotecas, teatros, cinemas, trilhas, etc.
A aula de campo contou com a presença de 98 pessoas, entre professores, técnicos da 4ª gerência regional de ensino, funcionários e alunos. A visita aconteceu na cidade de Olinda, onde os alunos conheceram o sitio histórico da primeira capital de Pernambuco, o roteiro do tradicional carnaval da cidade e os aspectos religiosos. Durante a aula em Olinda, os alunos foram recepcionados pelo seminarista Elvis Caio, filho de Gorete Macedo e José Nilson Lira, Funcionários públicos em Picuí. Elvis estudou em Picuí e hoje participa do seminário em Olinda. Durante sua palestra enfatizou a contribuição do Seminário para a história política do Brasil, pois destacou-se pela atuação de seus religiosos, a exemplo de Frei Caneca que participou da revolução de 1817, na lutou pela independência, a confederação do equador  contra o absolutismo de D. Pedro I; Frei Miguelinho que participou da Revolução de 1817, D. Vital que foi um dos motivadores da questão religiosa, na qual a Igreja rompeu com o império e precipitou a proclamação da República e Dom Helder Câmara que lutou contra a opressão da ditadura no Brasil. A Elvis Caio nosso muito obrigado.
Após a visita a Olinda o grupo seguiu para Recife. Após o almoço, servido no restaurante o Recanto do Picuí, a turma fez a visita a Instituto Ricardo Brennand, hoje a maior referencia cultural do Nordeste, e pode conhecer as mostras: “Frans Post e o Brasil holandês” , “o julgamento de Fouquet” e “paisagens brasileiras do séc XIX”, além de todo o acervo de peças medievais e obras de arte da América, Europa, Ásia e Africa.
No final da tarde, os alunos foram a praia de Boa Viagem, um dos mais belos destinos turísticos do Brasil. Após o jantar no Recanto do Picuí, a turma fez um tur guiado pelo professor Gustavo pela Recife antiga, ocasião que conheceram a arquitetura colonial da cidade e assistiram a peça “Ímã”, que emocionou o grupo.
Por volta das 23h a turma retornou a Picuí com uma importante bagagem cultural. Para alunos, professores e funcionários a aula foi uma oportunidade de socialização, trocar experiências, reconhecer valores, conhecer sobre história, geografia religiosidade, arquitetura, arte. Enfim, uma experiência única na vida de cada aluno da rede pública estadual.
Além de Recife e Olinda, os alunos da Escola Professor Lordão já participaram de vários estudos de campo pelo ProEMI em 2012: Picuí, Cuité, Areia, Campina Grande, Currais Novos, Alagoa Grande, Santa Rita e João Pessoa.
Parabéns aos professores, funcionários e alunos pela organização e aproveitamento durante o estudo, e o nosso muito obrigado pela parceria com a 4ª GREC – Cuité, o Conselho Tutelar de Picuí, o Recanto do Picuí, Seminarista Elvis Caio e Professor Gustavo.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Gestor da Escola Professor Lordão de Picuí representará a Paraíba nos EUA.


O Gestor da Escola Estadual Professor Lordão, vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2012 na Paraíba, participou de encontro preparatório na cidade de Brasília, para um melhor aproveitamento da viagem de intercâmbio para os Estados Unidos em outubro. O Seminário foi promovido pelo Consed (Conselho de Secretários de Educação) juntamente com a Embaixada Americana nos dias 26 e 27 de setembro. 
Os diretores tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre a viagem e também de participar de um seminário sobre os aspectos comparativos entre o sistema educacional nos EUA e no Brasil.
O intercâmbio está programado para os dias 10 de outubro a 4 de novembro, e os primeiros dias de estadia serão em Washington D.C , onde o grupo participará do Seminário sobre Gestão e Lideranças Escolares com diretores dos Estados Unidos, Portugal, Tailândia e Argentina.
Nos dias seguintes, os diretores brasileiros serão divididos para que visitem outros estados, onde serão recebidos por um diretor americano que retribuirá a visita no próximo ano, para conhecer as boas práticas da gestão educacional brasileira. O diretor da Escola Estadual Professor Lordão, Robson Rubenilson, visitará além Washington D.C, a cidade de New York, onde terá a oportunidade de conhecer o The Laboratory School of Finance and tecnology, escola da rede pública americana que atende a 490 alunos com reforço alimentar. A escola foi selecionada pelo Diretor americano por apresentar uma gestão referência no Estado. 
             São 24 estados, mais o Distrito Federal, que serão representados por um diretor. No retorno ao Brasil, os 25 diretores participarão, ainda, da cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar previsto para o dia 5 de novembro, em São Paulo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alunos do Lordão participam do Programa Jovem Embaixador


Na sexta-feira (21) foi realizada a etapa de aplicação das provas oral e escrita para dos alunos selecionados no Programa Jovens Embaixadores 2013.  Este ano, a Escola Professor Lordão está sendo representada por dois alunos: Adriano aluno do 3ª Série A e  Társyla, aluna da 3ª Série B. Társyla participou do programa em 2011 e foi selecionada como embaixadora da Paraíba, participando de um curso de imersão na cultural através da embaixada americana por meio da  ABA - Associação Brasil América durante o mês de junho. As provas foram aplicadas no Centro de Línguas da Paraíba.
Devido ao elevado número de inscritos neste ano, pela primeira vez a Paraíba poderá ter quatro Jovens Embaixadores. Os alunos recebem o apoio da Secretaria de Estado da Educação, 4ª Gerência Regional de Ensino, Prefeitura Municipal de Picuí e da professora Carla Jeanne.
 A primeira etapa do Programa Jovens Embaixadores 2013 consistiu na seleção dos alunos e apreciação da documentação enviada. Após esta segunda etapa de aplicação das provas, uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (SEE) visitará em suas residências os alunos classificados e produzirá um relatório que será enviado à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que divulgará no início do mês de novembro os nomes dos Jovens Embaixadores da Paraíba.
Até dezembro serão selecionados 35 estudantes brasileiros da rede pública, que tenham excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
Jovens Embaixadores – Jovens Embaixadores é um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.  O programa acontece sempre no mês de janeiro.  Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington, onde participam de reuniões com autoridades do governo e visitam escolas públicas e projetos sociais. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam de atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.

domingo, 16 de setembro de 2012

Professores e alunos EMI do Lordão participam de aulas de campo


      Professores e alunos do Ensino Médio Inovador (EMI )da Escola Estadual Professor Lordão participaram, na última semana,  de aulas de campo no Rio Grande do Norte e Paraíba.
      Uma das propostas do EMI da Escola Estadual Professor Lordão é possibilitar aos alunos a oportunidade de vivenciar a teoria,  através de atividades práticas em estudo de campo. Uma das ações planejadas para 2012 são as formações continuadas para os professores. Desta forma, a escola tem conciliado formação continuada para os professores e estudo de campo para os alunos.
      Um dos estudos aconteceu terça feira na FUNAD - Fundação de Apoio ao Deficiente em João Pessoa. Na oportunidade, os professores concluíram a formação em educação especial, ministrada pela professora Guia Lucena, e os alunos tiveram a oportunidade de entender como acontece o atendimento ao deficiente na Paraíba.
    Na quarta feira foi a vez dos professores de ciências humanas e seus alunos conhecerem o processo de extração mineral e suas consequências  na região do Seridó. Para isso, os alunos foram levados a visitar o Sítio Arqueológico Cachoeira do Pedro em Picuí-PB e a mina Brejuí em Currais Novos - RN. Durante o estudo, participaram de atividades de educação ambiental e lazer no centro de educação ambiental Sertão Bonito com direito a trilhas, oficinas de artesanato e piscina.
      As turmas da quinta feira realizaram sua aula na cidade de Cuité-PB, onde visitaram a feira de Ciências e Cultura da Escola Estadual Orlando Venâncio, conheceram o museu do homem do Curimataú e participaram de uma atividade de lazer com direito a piscina, esporte e parque.
     No final deste mês, cerca de 70 alunos do ensino médio regular e EMI e 30 professores e funcionários estarão participando de um estudo de campo nas cidades de Recife e Olinda, com objetivo de conhecer a influência da cultura européia no nordeste e despertar a sensibilidade para a arte e cultura regional. O roteiro planejado segue a visita ao pelourinho em Olinda, ao Instituto Ricardo Brennad, Oficina Brennad e o marco zero em Recife.

sábado, 8 de setembro de 2012

Alunos do Lordão participam da 2ª fase da OBMEP.

        No dia 15 de setembro próximo, às 14:30 hs, as provas da 2a Fase da OBMEP serão realizadas na Escola Estadual Professor Lordão. São cerca de 37 alunos do Lordão classificados que farão as provas neste sábado. Parabenizamos a todos pelo esforço e dedicação!
       Além dos alunos do Lordão, a escola receberá vários  alunos da região classificados na 2ª fase da OBMEP.
      Os estudantes devem apresenta-se a escola com 30 minutos de antecedência e portar seu documento de identidade e o cartão de identificação.
      Os alunos do Lordão podem baixar aqui, seu cartão de identificação.



Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...