domingo, 19 de maio de 2013

Última semana para inscrição para o ENEM e solicitar Isenção da taxa da UEPB



Os estudantes de Picuí e região só tem esta semana para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o vestibular da UEPB e fazer a inscrição para o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio).
            Os interessados devem fazer as inscrições para o ENEM até o dia 27 no site do Inep. A expectativa do Ministério da Educação é que até 6,1 milhões de estudantes se inscrevam no exame - o que representaria um crescimento de 5% em relação ao ano passado.
O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Uma boa avaliação no Enem é requisito para participação do estudante nos programas ProUni (Universidade para Todos) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). 
O Enem ainda pode ser utilizado para fins de certificação de conclusão do ensino médio, para alunos maiores de 18 anos e que não concluíram esse nível de escolaridade na idade adequada, conforme o art. 38 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O participante do Enem deve indicar, no ato da inscrição, que deseja realizar o Exame para obter o certificado de conclusão do ensino médio e em qual instituição.
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebe até o próximo dia 24 os pedidos de isenção da taxa de inscrição para o vestibular 2014. Podem requerer o benefício estudantes que cursaram ou estão concluindo todo o Ensino Médio em escolas públicas da Paraíba. Doadores de sangue e mulheres que doaram leite materno também têm direito aos benefícios.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alunos do Lordão participam de aulas de campo nas cidades de Ingá e Areia na PB


Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão inscritos 4º Concurso de Redação e Artigo Científico “Expedição do Semiárido” participaram na última quarta (10) de aula de campo nas cidades de Areia e Ingá na Paraíba. A aula teve objetivo de possibilitar aos alunos a compreensão da ocupação do território paraibano, desde o período pré-histórico, através das inscrições presentes na Pedra do Ingá, até a colonização com o ciclo da cana de açúcar na cidade de Areia.

Durante a aula, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir sobre a fauna, flora e o clima característico da região do brejo paraibano ao caminhar pela trilha do Cumbe na Mata Pau Ferro em Areia, fazendo um contraponto com as caraterísticas do Seridó, região que vivem.
A visita ao sitio Arqueológico Pedra do Ingá permitiu aos alunos entender as caraterísticas dos paleoíndios e sua afinidade com o ambiente, numa relação de respeito aos recursos naturais. Segundo o professor Wandeley de Brito a Pedra do Ingá é “  um conjunto rochoso repleto de intrigantes inscrições rupestres produzidas em baixo-relevo  ao longo de um paredão rochoso de 46m de comprimento por 3,8m de altura, que se eleva sobre um lajedo do riacho Bacamarte, no município de Ingá.”

No próximo sábado, dia 18/05 os alunos inscritos no 4º Concurso de Redação e Artigo Científico “Expedição do Semiárido”  farão a prova de redação, que será aplicada na Escola Estadual Professor Lordão. Os alunos do CCDES, IFPB, Lordão, Baraúna, Frei Marinho, Nova Palmeira e Pedra Lavrada precisam chegar com antecedência ao local da prova com documento de identidade e material para a prova.









quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lordão Homenageia Mães


A Escola Estadual Professor comemorou no último sábado (11) o dia das mães. A festa foi organizada pela coordenação pedagógica em parceria com a articuladora do Ensino Médio Inovador, professores, funcionário e alunos.


As mães que participaram de um verdadeiro tratamento estético com oficina de maquiagem, cuidaram das unhas  e prancharam o cabelo das mães. Ainda durante o evento foi oferecida uma sessão de massagem para as convidadas.
No palco principal, outros alunos apresentavam um vídeo com declarações de amor às mães. A ornamentação foi elaborada pelos professores e funcionários em parceria com a Loja de móveis e eletrodomésticos A DECORAMA.

O professor de arte, Luciano Dantas, organizou com seus alunos um repertório especial através da banda da escola.  Ainda como homenagem, o aluno Tales Ian apresentou algumas músicas em seu Sax. Um dos momentos de emoção foi a declaração que a coordenadora pedagógica Fabiana Aragão fez a sua mãe, Fátima Aragão.
Entre uma homenagem e outra eram realizados sorteios de brindes ofertados pelos professores e parceiros. Ao final do evento foi servido um jantar de confraternização.
Na oportunidade, a direção parabeniza e agradece a todos (coordenação, professores, funcionários, alunos e parceiros) que se doaram para a realização do evento em homenagem as mães da Escola Professor Lordão.
Parabéns Mães!



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Alunos do Lordão participam de oficina sobre o semiárido na UFCG


Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão inscritos 4º Concurso de Redação e Artigo Científico “Expedição do Semiárido” participaram no último dia 09 da oficina:  Semiárido: Modo de Usar  ministrada pelo prof Drº Daniel Duarte,  na Universidade Federal de Campina Grande.
Os alunos lotaram o auditório José Farias de Nóbrega, da Universidade Federal de Campina Grande e teve como objetivo proporcionar aos candidatos do 4º Concurso de Redação e Artigo Científico “Expedição do Semiárido” mais conhecimento sobre a região semiárida, temática central do concurso.


Durante a oficina, a coordenação do concurso apresentou o roteiro completo da expedição, que este ano vai levar os professores e alunos premiados a novos horizontes ainda não explorados pelo evento. Este ano, o grupo vai conhecer lugares fantásticos do Semiárido de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Alagoas e Paraíba. Tudo isso em oito dias de viagem que reúne muito aprendizado, diversão e lazer. A expedição vai acontecer de 14 a 21 de julho de 2013.
Na próxima quarta feira os alunos participarão de uma aula de campo na cidade de Ingá com o objetivo de reforçar os conceitos sobre a origem e formação do clima semiárido, bem como estudar a fauna e flora da região.

domingo, 12 de maio de 2013

Em Picuí PBvest inicia aulas com sucesso


As aulas do Programa Vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) 2013, oferecidas por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), começaram neste sábado (11) em Picuí. As aulas estão acontecendo no auditório da Prefeitura Municipal de Picuí. No início das aulas os estudantes foram saudados com uma mensagem de boas vindas pela gerente regional de ensino, Maria das Graças Almeida (Gracinha).
A Escola estadual Professor Lordão ofereceu 150 vagas que foram preenchidas antes do prazo final. Os alunos que não conseguiram se inscrever, devido ao limite de vagas, podem procurar a coordenação do PBvest  na escola para fazer um cadastro de reserva de vagas,  que serão remanejadas  a partir do próximo sábado.
Além das aulas online, reformuladas com um estudo dirigido,  os alunos receberão um  livro denominado “ENEM – Passo-a-passo” com questões aplicadas no Enem de 2009 a 2012. No final do livro, todas as questões serão gabaritadas e comentadas.  Ainda recebem um código de acesso para assistirem às aulas de casa.
O PBVest é destinado aos alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em escola pública ou que tenham concluído seus estudos na rede estadual. As aulas acontecem aos sábados, das 7h30 às 17h50. O aluno só perde o direito de participar do curso se obtiver menos de 75% de presença nas aulas, durante o mês, e por indisciplina em sala de aula. 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Aulas do PBvest começam neste sábado em Picuí


     As aulas do Cursinho Pré Vestibular do Estado da Paraíba começam neste sábado (11/05) na Escola Estadual Professor Lordão. A aula inaugural será a partir da 7h 30 min no auditório municipal, localizado a rua Apolonio Gaudêncio, próximo a Rádio Cenecista, no bairro Monte Santo em Picuí.
     As inscrições vão até a sexta (10/05) e as matrículas já começaram.  Após fazer a inscrição no portal PBvest, o estudante deve imprimir o formulário e levar com uma foto 3x4 até a escola e fazer sua matrícula. Os estudantes receberão apostilas, caderno de questões comentadas pelos professores, terão acesso a todo material disponível do portal PBvest com aulas multimídias, aulas on line, simulados on line, vídeos e textos para fazer download além de simulados presenciais.
        Além disso, o portal do PBVest disponibiliza atualmente 352 aulas gravadas do programa de 2012, que está aberto para qualquer pessoa da comunidade acessar e irá disponibilizar a versão 2013 gradativamente, de acordo com o módulo que for sendo praticado.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de maio: aula de campo no Lordão



Os alunos da turma 2ª B de Integração curricular da Escola Estadual Professor Lordão comemoraram o dia do trabalho com aula de campo no Canteiro Cheiro Verde,  propriedade de rural  que desenvolve um trabalho de empreendedorismo rural a partir de uma filosofia agroecológica. A aula acompanhada pelos professores de integração curricular, Robson Rubenilson, e biologia, Bruna Kelly compunha uma das ações de um projeto de educação ambiental desenvolvido pela turma.
 
O projeto “ HORTA RECICLÁVEL NO SEMIÁRIDO PARAIBANO” tem entre seus objetivos discutir com os alunos os benefícios de uma alimentação saudável a partir do cultivo de hortaliças na escola. Uma de suas especificidades é a reutilização e reciclagem de materiais disponíveis na construção da horta e cultivo das hortaliças. Um exemplo será a construção de uma horta suspensa, estilo pirâmide reutilizando as calhas descartadas pela própria escola, bem como a reutilização do rejeito da fonte de água e ar condicionado para irrigação.
Durante a aula os alunos conversaram com o proprietário e com seu filho, técnico agropecuário.  Sobre as técnicas de cultivo, manejo do solo, controle de pragas, colheita e comercialização dos produtos. Os estudantes ainda participaram de uma colheita simulada de várias culturas presentes no canteiro, a exemplo do coentro, diversas espécies de alfaces, abobrinha, espinafre, salsinha, cebolinha, couve flor, couve folha, hortelã, etc.
Para concluir a aula, os alunos realizaram um piquenique agroecológico com frutas, sucos, queijo e pão.
Ao retornar às aulas apresentarão um relatório sobre as percepções da aula e iniciarão a parte prática do projeto com a construção do canteiro na escola a partir do material disponível na própria escola. A proposta integra o Projeto  Político Pedagógico da escola e fortalece a proposta de convivência com semiárido.

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...