quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Lordão, Matrículas a partir de 05 de Janeiro

A secretaria da Escola Estadual Professor Lordão inicia nesta segunda 05/01 os trabalhos de matrícula dos alunos novatos para o ano 2015.
O período de matrículas vai até o dia 30 de janeiro. Os alunos veteranos foram matriculados automaticamente durante o mês de dezembro, mas caso alguém não tenha renovado a matrícula no período precisa procurar a escola. 

Atenção para aos horários das matrículas:
Manhã: 7:30 às 11:30
Noite: 19:00 às 22:00
      Os pais, alunos ou responsáveis precisam levar cópias (xérox) dos documentos pessoais dos alunos (Certidão de nascimento, CPF e Identidade), reservista (homem maior de 18 anos), título eleitoral (a partir de 16 anos), carteira de trabalho (caso possua), cartão programas sociais, uma foto 3x4 e transferência/declaração da escola de origem para quem não é aluno Lordão.
     Fique atento a documentação necessária, pois a matrícula só será efetivada com a cópia(xerox) todos os documentos necessários. 
      A identidade e Certidão reservista podem ser solicitados junto a Prefeitura Municipal de Picuí com Maurício Dantas ( Responsável pelo setor), o CPF junto aos Correios, o título eleitoral junto ao cartório eleitoral de Picuí. A matrícula para o turno noturno é reservada ao aluno maior de 16 anos.

A Escola Professor Lordão oferece: 
Ensino Médio Inovador - Diurno - Regime integral;
Ensino Médio Regular - Noturno – Aluno a partir de 16 anos;
Ensino Médio EJA - Noturno - Regime especial (maior 18 e distorção idade/série) de acordo com as vagas disponíveis e
Cursos de Formação Continuada - FIC/Pronatec/IFPB.

Este ano (2015), além da Escola Estadual Professor Lordão, a Escola Estadual Felipe Tiago Gomes (Escola Nova) também oferecerá o Ensino Médio, sendo na modalidade regular no período da tarde.


Agradece,

A Direção.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Alunos do Lordão são certificados pelo IFPB em cursos do Pronatec

     
        Aconteceu na noite desta segunda (22) a cerimônia de certificação do cursos do Pronatec ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) ofertados pelo Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB, Campus Picuí em parceria com a Escola Estadual Professor Lordão.
      Os cursos de Garçom, Costureira, Ovinocultor, Forragicultor e Plantas medicinais e aromáticas. Os cursos foram ofertados aos alunos do Programa Ensino Médio Inovador e a vários ex alunos da escola.
      Durante a cerimônia o professor Robson Ferreira destacou a importância dos cursos para a comunidade local, enquanto a coordenadora do Pronatec em Picuí, a professora Aline relatou a dedicação dos profissionais do IFPB para a concretização desta etapa para os alunos. 
Alunos: André Marques, Kleciano Érico, Alan Kleber,
Elton Jhon, Rafael Júlio, Joalisson e Joélisson.
      Para o aluno Kleciano Érico, da 3ª Série B do ProEMI que participou do curso de garçom, disse que " o curso oferece uma oportunidade no mercado de trabalho, que mesmo ainda pouco valorizado, mas pode oferecer uma possibilidade de trabalho imediata, pois pretendo fazer o curso superior de agronomia". 
      Kleciano ainda revela que um dos aspectos que mais lhe chamou atenção foi a capacidade de decisão que aprenderam na disciplina de empreendedorismo, fato que lhe auxiliou a escolher o curso superior que pretende, além de aulas de inglês, matemática que reforçaram o currículo escolar.
      O Gestor da Escola Professor Lordão esteve presente na cerimônia renovando a parceria da escola com Instituto Federal de Educação e felicitando os alunos que durante três viveram um tripla jornada de estudos, Manhã e tarde como alunos do ProEMI/Lordão e a noite estudante do Pronatec/IFPB.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Alunos do Lordão são medalhistas no Paraibano de Judô


      Os alunos Ítalo Táffyne, José Gilson, Ronaldo Filho, Matheus Oliveira e Hemerson Pajé da Escola Estadual Professor Lordão foram destaque no campeonato paraibano de Judô na cidade de Serra Redonda - PB. Os alunos fazem parte do projeto de judô, fruto de uma parceria entre a escola e a liga de judô de Picuí, coordenada pelo professor Hernan Céspedes e orientados pelo professor de Educação Física e Cultura Corporal Carlos Eduardo. 
      O Paraibano de Judô foi realizado no dia 11/12/2014, na cidade de serra redonda - PB, fez parte da última etapa do calendário de  competições da liga de judô do Estado da Paraíba,  no qual os filiados disputam o título de campeão paraibano e os atletas somam pontos para a disputa do campeonato brasileiro das ligas de judô.
      Organizado pela LIGA NACIONAL e a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS LIGAS DE JUDO, o evento foi marcado com homenagens aos professores de judô da Paraíba pela contribuição dada ao esporte e pelo exame de graduação de faixa preta,(yudasha).
      A cidade de Picuí recebeu posição de destaque, pois foi a cidade de pequeno porte entre as demais filiadas que com 8 atletas que levou conseguiu 6 medalhas, sendo dois primeiros lugares, um segundo lugar e três de terceiros lugares.
      Um dos destaques foi o aluno da Escola Professor  Lordão: Ítalo taffyne que conquistou o primeiro lugar em sua categoria, leve. O aluno José Gilson ficou em terceiro lugar na categoria leve, Ronaldo filho terceiro lugar no meio médio, além das participações de Matheus Oliveira e Hemerson Pajé.

Em meio a competidores de alto nível e academias de  cidades como Patos, João Pessoa, Campina Grande, Pombal, Cajazeiras e Guarabira,  Picuí surpreendeu a todos e recebeu elogios que partiram de professores das academias participantes e do presidente da liga paraibana de judô,  o senhor Sidney Olinto que se prontificou de fazer uma visita a Picuí para colocar a cidade na rota das cidades que compõem o circuito das competições da liga.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Escola e Professores do Lordão são premiados pelo Governo da Paraíba

Nesta quarta (17) pelo IV ano os Professores da Escola Estadual Professor Lordão foram premiados pela Secretaria de Estado da Educação através do Prêmio Mestres da Educação. Além dos professores a escola conquista pela III vez o Prêmio Escola de Valor.
O Prêmio Mestres da Educação visa estimular os professores a uma prática através de projetos pedagógicos inovadores e com isso melhorar o aproveitamento e rendimento dos alunos. Nos último 4 anos os professores do Lordão sempre receberam o prêmio. Como resultado cada professor premiado receberá um 15º salário este ano.
A Escola foi agraciada com o Prêmio Mestres da Educação, que visa potencializar a gestão democrática, bem como estimular toda a equipe: Gestão, Professores e funcionários em oferecer uma escola pública de qualidade. Com o Prêmio cada funcionário da escola receberá um 14º salário este ano. Na Escola Professor Lordão o investimento é na ordem de 74 mil reais. 

Confira relação dos Professores Premiados no Mestres da Educação:
Aline Araújo;
Gabriela Silva;
Valda Neves;
Micaela Santos
Robson Rubenilson
Silvera Vieira
Josemário Silva
Inajar Nascimento
Rafaela Bezerra e
Frank Madson



domingo, 14 de dezembro de 2014

Alunos do Lordão participam da Feira de Negócios do Seridó e Curimataú Paraibano

      Durante a XII edição do Festival da carne de sol que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de dezembro a Escola Estadual Professor Lordão esteve presente através de seus projetos a  Feira de Negócios do Seridó e Curimataú Paraibano.

      Na Feira os alunos, orientados pelos professores Luciano Dantas e Robson Rubenilson, apresentaram parte das ações desenvolvidas no ano 2014. Na ocasião os alunos permitiram ao público visitante conhecer um pouco ds práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

      Os alunos Danilo, Jordânia e Harife da 1ª Série E e Kleciano da 3ª Série B apresentaram algumas das ações desenvolvidas pelo projeto Ver e viver a Caatinga que tem como objetivo despertar a consciência ecológica para o bioma caatinga, próprio de nossa região semiárida. foram apresentados espécies de vários animais aves, répteis típicos da região e ameaçados de extinção. Os animais são resultados de acidentes ou capturas que populares fazem e entregam mortos ao mototáxi Gustavo Ferreira e em parceria com o projeto os alunos fazem os estudo e catalogação. 
     
Os alunos Gustavo e Ítalo Natã apresentaram os projetos Arquelogia: Um passado ameaçado que reflete sobre as ameaças antrópicas e até naturais que os sítios arqueológicos de Picuí enfrentam, com destaque para o Sítio Arquelógico Cachoeira do Pedro. 
      Outro em destaque foi o Projeto Horta Escolar, que visa estimular um prática sustentável na escola a partir de várias ações como reutilização da água para irrigação, reaproveitamento de diversos materiais: Papéis, Garrafas pet, Madeira, Óleo para produção de sabão, Folhas e cascas de frutos e verduras para compostagem, etc. Contudo a principal ação diz respeito a mudanças dos hábitos alimentares dos alunos a partir da manutenção da horta na escola. Este projeto foi premiado em 2013 pela Secretaria Estadual de Educação e este ano conta com a parceria da UFCG, das alunos do curso de nutrição através do professor de Integração Curricular Josevandro Barros.
      O Projeto O estudo da física através de próteses de amputados em acidentes de trânsito, desenvolvido pelos alunos Josinaldo, Moura e Juscelino da EJA,  esteve presente na exposição. O referido projetos já participou da Feiras Regionais do IFPB ( 1º Lugar) e UFCG 
( 2º lugar) e tem como destaque a produção de um protótipo de prótese movida por impulsos elétricos. 
    A feira foi bastante visitada e os alunos tiveram nova oportunidade de simular ambientes acadêmicos através de projetos de iniciação científica.






sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Confraternização de Natal no Lordão

A Escola Estadual Professor Lordão realizou nesta quinta feira (11) sua confraternização de natal reunindo alunos, professores, funcionários, familiares e amigos.
O evento foi coordenado pelo professor Josevandro Barros e foi marcado pela emoção contagiante através das apresentações dos alunos.
Antes das festividades, a professora e presidente do Conselho Escolar Jacenilda Medeiros realizou a plenária do Orçamento Democrático Escolar - ODE prestando contas a comunidade escolar dos recursos financeiros que a escola recebeu em 2014.
A confraternização teve início com a apresentação do Coral da Escola, sob a coordenação do aluno Ítalo Natã, e do grupo de gestos, sob a coordenação do aluno Tarcísio e orientação do professor Josevandro. A cantata teve como tema o nascimento de Jesus e emocionou o público com o envolvimento dos alunos. O coral constitui ação dos macrocampos Produção e Fruição das Artes, Comunicação de Cultura das Mídias Digitais e disciplinas que compõe o Programa Ensino Médio Inovador.
O coral Aleluia, coordenado pela aluna Janaicinely Macedo e alunos da 2ª Série D e E também fez sua apresentação.  Além do coral, os presentes assistiram apresentação da Fanfarra Professor Lordão, Grupo Ello e o Pagodão e louvor. Ainda durante o evento os professores prestaram merecida homenagem a professora de química Gabriela Silva que esta deixando a escola para assumir cargo em concurso público no Norte do pais. Nossos agradecimentos professora Gabriela.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Natal Lordão.


A Escola Estadual Professor Lordão tem o prazer de convidar alunos, pais, professores e funcionários para apresentação da cerimônia de Natal de nossa escola que acontecerá nesta quinta(11/12).

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Jordânia, Aluna do Lordão é homenageada na UFCG


A aluna da 1ª Série “E” da Escola Estadual Professor Lordão, Jordânia Rosely recebeu homenagem na última segunda feira (01) em evento realizado na Universidade Federal de Campina Grande. Jordânia foi destaque na 27ª edição da Olimpíada Campinense de Matemática realizada pela UFCG, sendo a única selecionada da região Seridó e Curimataú: 4ª Regional de Ensino.
         A cerimônia ocorreu às 19 horas, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus da UFCG, em Campina Grande e contou com a presença dos alunos premiados, Professores e representantes de suas escolas, além de toda a comunidade acadêmica. 
         Jordânia é filha de Jomar dos Santos e Rosemary Ferreira e se destaca na escola pela dedicação e participação em várias atividades na escola. Já teve texto selecionado para o concurso de redação da CGU e participa do clube da matemática, projeto em parceria com o Instituto Federal da Paraíba, campus Picuí através do Professor José Carlos e na Escola Professor Lordão pelo professor Evandro Macedo.
         Jordânia é uma aluna exemplar e diz " muitos professores marcaram minha trajetória até agora, mas a que mais marcou foi minha Tia Ildervânia Dantas, pois apesar de não ser mais minha professora sempre me apoia em todos os momentos e me ajuda da melhor forma possível".
         Estiveram presentes na cerimônia os professores Evandro (Matemática), Társyla (Inglês), Edijoelma Dantas,  Articuladora do Ensino Médio Inovador, Representante da 4ª Gerência de Educação Devisson, sua família: Jomar, Rosemery e seu irmão. "Pretendo concluir o ensino médio e ingressar na universidade, quanto ao curso ainda estou um pouco indecisa entre Matemática e Engenharia, mas confesso que gosto mais de matemática", diz a jovem promissora.

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...