terça-feira, 31 de março de 2015

Lordão exibe filmes da Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul


A Escola Estadual Professor Lordão tem a honra de convidar alunos, pais e o publico em geral para prestigiar a exibição de filme da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul que acontece nesta quarta – feira, 01/04 a partir das 19 h na Escola. 
A mostra faz parte de um programa do governo federal com objetivo de divulgar e incentivar a sétima arte. Para tanto, é realizada uma seleção e os que cumprirem os requisitos do edital são selecionados. A Escola Professor Lordão foi à única na região contemplada com o projeto.
Já o Projeto Democratizando é uma iniciativa integrante da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Por meio do projeto, pontos de exibição de todo o país se inscreveram para receber os kits elaborados pela produção da Mostra; os kits contêm obras que buscam suscitar o debate sobre os Direitos Humanos em âmbito nacional. Além disso, os espaços inscritos poderão organizar palestras, workshops e outros tipos de encontro para discutir Direitos Humanos e outros temas relacionados.

          Os filmes que a escola exibirá são “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho, “Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos; “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat; “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; e “Sophia”, de Kennel Rógis.

A sessão apresenta o filme Cabra Marcado Pra Morrer, que discute o papel do paraibano João Pedro Teixeira na liderança das ligas camponesas. O filme permitirá uma reflexão sobre o golpe Militar de 1964 que completa 51 anos nesta quarta. 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Alunos do Lordão são destaque em Festival de Curta Metragem


     Entre os dias 26 e 29/03 os alunos de diferentes séries do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor Lordão participaram de oficina de fotografia ministrada por Saullo Dannylck e Allan Marcus Cavalcante, durante programação do II Curta Picuí organizado por Ismael Moises e a equipe bateia de cinema que homenageou Maricélia Cartaxo e Adonias Gomes.

      A oficina de audiovisual proporcionou aos alunos desenvolverem habilidades no manuseio de equipamentos profissionais, utilizado durante gravação de filmes profissionais, com o objetivo de produzirem um filme de curta metragem. “ Foi muito interessante, porque  aprendemos sobre fotografia, filmagem,  direção de filmes, produção, roteiro e entre outras etapas” afirmou a aluna Josiedna Santos.

      O filme, com o título TOQUE-ME, foi protagonizado pelos alunos Leonardo Menezes e Gabriele Dantas e narra a luta de um jovem com AIDS que sofre com o Bullying na escola e preconceito social. O filme, premiado, foi exibido no encerramento do evento dia 29. O momento que antecedeu foi marcado pela tensão e apreensão, “mas no final deu tudo certo, saiu um filme muito interessante, bem produzido apesar de ter sido um filme amador” relatou Josiedna que atuou como uma das diretoras do filme. 

domingo, 29 de março de 2015

Alunos lotam Escola Professor Lordão em aulas do PBvest

      Teve início desde o dia 21 de Março o Cursinho Pré-vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) na Escola Estadual Professor Lordão. O primeiro dia na Escola Professor Lordão superou as expectativas da coordenação, sendo necessária a criação de uma nova turma. Na segunda aula, que aconteceu no último sábado novos alunos confirmaram sua matrícula e foram necessárias 3 salas para acomodar modestamente todos os alunos.
      Devido ao sucesso das últimas edições, o PBvest vem sendo procurado  opção de revisão dos conteúdos para a realização das provas do ENEM, concursos diversos e a realização dos exames de certificação do Ensino Médio. Devido a grande procura as vagas para a escola foram ampliadas de 150 em 2014 para 230 em 2015. Contudo, o aluno interessado ainda pode se inscrever, pois os alunos que por algum motivo não puder freqüentar as aulas presencias sua vaga será disponibilizada aos interessados, mas para isso precisa está inscrito. Para isso o aluno deve acessar a plataforma PBvest em http://www.pbvest.pb.gov.br/
      As aulas acontecem aos sábados, das 7:30 às 12:30 no prédio da Escola Estadual Professor Lordão. Os alunos recebem o módulo com conteúdo impresso, além das aulas ao vivo, acesso ao portal PBvest para revisões durante a semana, rede social PBvest e interação com professores para envio de dúvidas, inclusive correção de redações. Em abril os alunos receberão o módulo ENEM passo a passo com todas as orientações para o exame.
      Participam das aulas na Escola Professor Lordão os alunos de Picuí, Nova Palmeira, Frei Martinho, Pedra Lavrada, Baraúna e Cel Ezequiel.



quinta-feira, 19 de março de 2015

Escola Professor Lordão prestigia instalação da comissão de Educação na ALPB

      Na última quinta-feira (19), o gestor da Escola Professor Lordão, Robson Rubenilson, à convite da 4ª Gerência Regional de Educação, esteve participando da sessão de instalação da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desportos que tem como presidente o deputado Buba Germano durante cerimônia  realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
      Além do gestor esteve prestigiando o evento o vice presidente do grêmio escolar, o estudante José Josinaldo Dantas. Antes da cerimônia o gestor e o aluno participaram de uma rápida reunião com Secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade e o Deputado Estadual Buba Germano. Na ocasião foram tratados assuntos de interesse da instituição, a exemplo da construção da uma escola para atender os alunos do Programa Ensino Médio Inovador, A construção de um ginásio para a Escola Professor Lordão, bem como a situação funcional.
     
      O Estudante José Josinaldo apresentou uma preocupação ao Deputado Buba Germano quanto às questões das cotas para alunos com deficiência na Universidade Estadual da Paraíba. O secretário compreendeu a preocupação e o deputado se comprometeu em estudar um mecanismo para viabilizar seu pleito.
     Durante sua fala, o Deputado Buba anunciou a composição de uma agenda conjunta com a Secretaria de Educação para visitar escolas em todo o Estado.
     Para o presidente da Comissão de Educação, Buba Germano, uma das funções da Comissão é aproximar as regiões de ensino estaduais da ALPB e do Governo do Estado. “Temos a consciência de que Estado e municípios juntos executam R$ 4 bilhões em recursos para a Educação. Nossa intenção é aproximar cada vez mais as regiões de ensino, a ALPB e o Governo dentro de um planejamento” disse o parlamentar.

      O secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade afirmou que espera uma boa articulação do poder executivo com a ALPB para travar debates de interesse dos paraibanos. “Vejo que os deputados estão vibrantes em fortalecer a Educação por meio da Comissão de Educação e isso faz parte dos avanços da Educação que temos na Paraíba” afirmou o secretário.

      Além do presidente Buba Germano, são titulares da Comissão Permanente de Educação a deputada Estela Bezerra, os deputados João Bosco Carneiro, Anísio Maia e Jutay Meneses. Como suplentes constam os deputados Manoel Ludgério, Edmilson Soares, Genival Matias, Tião Gomes e Arnaldo Monteiro. Os nomes foram publicados no Diário do Poder Legislativo desta quinta-feira (19).



Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...