domingo, 31 de maio de 2015

Moura, Jovem poeta de Picuí


A Escola é um dos espaços em que as crianças, adolescentes e adultos expressam seus sentimentos através de diferentes linguagens. Artes cênicas, Artes visuais, Artes plásticas, expressão corporal, música, etc. É através deste ambiente que o jovem poeta Moura vem tornar público uma de suas habilidades: A poesia. 
Leitor dedicado, Francisco Moura é aluno da Educação de Jovens de Adultos - EJA da Escola Estadual Professor Lordão e tem nos versos de Augusto dos Anjos um pouco de sua inspiração. Aluno premiado em 2014 na Feira de Ciências do Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB/Picuí dedica parte de seu tempo a composições que expressam sentimentos, valores, sua filosofia de vida. 

           Francisco Moura de Macedo Neto nasceu em 31 de março de 1993 em Picuí, Paraíba. Filho de uma família pobre, desde criança demonstrou certa curiosidade por coisas de natureza cientifica. Nunca conheceu o pai, pois esse abandonou sua mãe quando ainda ele era um bebê. Por sorte seus avôs o adotaram, pois na época a mãe não tinha condições de criar a pequena criatura anêmica. 

Para iniciar nossa publicação semanal, escolhemos o poema a seguir. Espero que apreciem. Boa leitura. 

Espelho

É no silencio da noite
Mais turva e tenebrosa
Que coisas bizarras e imagens
Estranhas me aparecem.
Acordo assustado, os pesadelos
Retornaram pra me fazer cativo do medo.

Ao derredor de uma vela acesa
Há muitos mistérios obscuros.
O lampejo da pequena chama
Revela as singularidades de uma
Sombra que si movimenta por entre
As paredes do meu quarto.

É nesse instante que o
Temor si apossa de mim ser tão fraco,
Há uma força que se oculta nas profundezas
Da matéria vítrea daquele espelho antigo.
Quando despertada recai sobre mim
Toda sua verdade sobre quem eu sou.

Além da escuridão que sinto
Cair sobre meus ombros
O pesado fardo da solidão.
O vento frio invadiu meu recinto
Dissipando a chama da pequena vela.
Já não vejo os movimentos das sombras da parede.
O fim de tudo é a exaurida escuridão.

F. Moura

Boletim Lordão - Jogos Escolares da Paraíba

     

Teve início nesta sexta feira (29) os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba com a abertura oficial no Ginásio Manoel Pereira da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Durante abertura estiveram presentes o gestor da Escola, os professores de educação física Josemário Silva e Carlos Eduardo e a delegação de atletas de Picuí.
       No Primeiro dia dos jogos realizados na cidade Picuí, a Escola Estadual Professor Lordão se destacou nas seguintes modalidades:
Judô: 

Campeão: 

José Gilson 

Vice Campeão:

Hemerson Souza






Vôlei de Areia - Dupla Feminina







Campeãs:

Vitória Mayse 
Livia Ferreira








Xadrez:

Campeão:

Leandro Confessor


































sábado, 30 de maio de 2015

Alunos do Lordão participam da 28ª Olimpíada Campinense de Matemática

       Os alunos do Projeto Matemática Olímpica, coordenado pelo professor Evandro Macedo, participam neste sábado(30) da 28ª edição da Olimpíada Campinense de Matemática - OCM às 14 h no prédio da UFCG, cidade de Campina Grande.
       A Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) é uma atividade de extensão realizada pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande, desde 1983.
       Na edição anterior a Escola Professor Lordão foi representada pela aluna Jordânia Rosely que se destacou com a única aluna da 4ª Regional de Educação. Este ano, através da orientação do professor Evandro Macedo com o Projeto Matemática Olímpica, a escola inscreveu 36 alunos.
       O Projeto Matemática Olímpica faz parte do Programa Ensino Médio Inovador e reúne os alunos que demonstram interesse, curiosidade e dificuldades na matemática. As orientações acontecem um vez por semana. Para o Professor Evandro a OCM " é uma das etapas do nosso projeto Matemática Olímpica que é preparar exatamente os alunos para essas olimpíadas, e essa é a primeira olimpíada que iremos participar este ano".
      Os alunos participaram de uma intensa preparação e segundo a aluno André Macedo " tem uma grande expectativa de conseguir uma medalha pelo bom desempenho". No nível 3 foram inscritos mais de 1300 aluno de Campina Grande e cidade vizinhas.
       Para Jordânia, aluna destaque na matemática em 2014, a 27ª edição que aconteceu em 2014 serviu para conseguir experiência na olimpíada e este ano " pretendo ter um desempenho melhor que o ano anterior e não fazer a prova com tanta pressa como fiz o ano passado com medo do tempo". A prova da OCM é composta por 10 questões objetivas e 5 subjetivas. "Tanto as questões objetivas quanto as subjetivas, elas requerem muita atenção porque tem mínimos detalhes que fazem com os alunos errem", diz  Jordânia que também já foi destaque na OBMEP quando no ensino fundamental da Escola Ana Maria Gomes.
     
A Escola Professor Lordão vem a pública parabenizar o professor Evandro e seus alunos do Projeto Matemática Olímpica pela iniciativa e dedicação e agradecer a Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria Municipal de Educação na pessoa das professoras Amarides Dias e Eleneuza Diniz, bem como a 4ª Gerência Regional de Educação na pessoa da Professora Maria das Graças, Gracinha.

domingo, 24 de maio de 2015

Alunos do simulam o ENEM no Lordão.

       Na semana que marca o início das inscrições para o Novo ENEM 2015, os alunos da Escola Estadual Professor Lordão participam do novo simulado da escola. As provas tiveram início na sexta(22) e foram marcadas pelo alto nível, empenho e muito esforço dos alunos.
       O novo simulado do Lordão procura aplicar as mesmas exigências do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, considerando a documentação necessária, a proibição de uso de celular e/ou objetos eletrônicos, rigor do horário e o tempo necessário para resolução das questões.
       As provas do 1º dia foram de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e caracterizaram-se pelo alto nível das questões que deixaram muitos alunos preocupados. Para o gestor escolar, o professor Robson Rubenilson, as questões exigem dos alunos muita concentração e poder de decisão. Os alunos precisam administrar bem o tempo para evitar chegar ao final do tempo sem conseguir ver todas"
     
 No segundo dia serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e sua tecnologias, matemática e redação. Os alunos passaram o final de semana se preparando. Sobre a redação, a aluna Eduarda Dantas ( 1ª série - Proemi) diz "espero ser um tema que todos consigamos falar com facilidade (...) ficam bem mais fácil de escrever. Que seja proveitoso". Já para a aluna Maria Francilene Caetano ( 1ª série - EJA) a dificuldade foi transcrever as respostas para o gabarito " quase marquei duas alternativas na mesma questão" disse.
       A reestruturação do simulado do Lordão leva em conta a necessidade do aluno chegar o mais próximo possível da realidade da prova em Outubro, visto que enquanto na escola os alunos podem realizar as recuperações das provas que não apresentarem um bom resultado, no ENEM não tem esta oportunidade. 
       As inscrições para as provas do ENEM 2015 começam nesta segunda (25) e vão até o dia 05/06. Os alunos poderão fazer sua inscrição na escola, para isso precisam levar a documentação necessária e utilizar os computadores, netbook ou tablets disponíveis. 

sábado, 23 de maio de 2015

Alunos do Lordão participam de competição interestadual de Judô

Os alunos do Projeto de Judô da Escola Estadual Professor Lordão, coordenados pelo professor Carlos Eduardo e orientados pelo Sensei Hernan Cespedes, Presidente da Academia Judô Clube Nagashima Picuí parceira da escola no projeto de esporte, estiveram representando a Paraíba em competição interestadual de Judô que aconteceu neste sábado (23) na cidade de Currais Novos - RN. 

A competição fez parte de cronograma de atividades desenvolvidas pelo Sensei com seus alunos e atletas que se preparam para os jogos escolares da Paraíba que acontecerão em Junho.
O evento reuniu mais de 350 atletas de cidades como Natal, Caicó, Mossoró, Acari, Picuí entre outras e contou com a participação dos alunos Jhonata Medeiros, Ronaldo Filho, Italo Táfeny, além dos atletas João, Josenildo, Franklin e o Sensei Hernan. 
Durante a competição os alunos disputaram Judocas de várias cidades, foram eliminados por judocas profissionais de Natal. Segundo o aluno Jhonata Medeiros "a competição foi uma nova oportunidade de ganhar experiência em combate para que no futuro eu possa trazer resultados melhores" Ainda na competição, Picuí trouxe duas medalhas, sendo uma de prata para o atleta e ex aluno Franklin e medalha de ouro para o Sensei e professor Hernan Cespedes. 
Durante a competição estiveram acompanhando os alunos e atletas o professor Carlos Eduardo e a secretária da Academia Judô Clube Nagashima Picuí, Ana Lúcia Bonotto, Ao final o Sensei professor Hernan falou sobre a importância dos alunos participarem de atividades práticas fora da escola, pois "estimula o espírito competitivo, bem como promove o respeito hierárquico, disciplina, o raciocínio, a socialização e bem comum".

As aulas de Judô acontecem duas vezes por semana no pátio da Escola Professor Lordão, como parte da disciplina de Educação Física que compõe a matriz curricular
do Programa Ensino Médio Inovador.
A Escola Estadual Professor Lordão vem a público parabenizar os alunos, professores e atletas que estiveram representando nossa cidade em competição interestadual, bem como agradecer a prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria Municipal de Educação pelo apoio e incentivo que presta às atividades desenvolvidas pelos estudantes de Picuí. Parabéns!
 Interessados em participar do Clube de Judô podem procurar informações sobre os horários de treinos e outras atividades através dos telefones: 9653 2030 ou 9913 4157. 





terça-feira, 19 de maio de 2015

Alunos do Lordão são protagonistas em Plenária do ODE



       Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão participaram de forma ativa na última plenária do Orçamento Democrático Estadual, realizada na última sexta (15) na cidade de Cuité. Foram cerca de 30 alunos representando o Grêmio Estudantil Thiago Santos Silva e os lideras de classe que participam do Projeto Jovem Cidadão.

      Antes da plenária, o gestor  Robson Rubenilson representou a comunidade escolar ao receber do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, os instrumentos da Banda marcial Professor Lordão – BamPLord.  Ainda na ocasião o aluno Francisco Junior recebeu simbolicamente ao lado de uma aluna da cidade de Sossego os tablets dos alunos da rede pública estadual.

      O presidente do Grêmio Estudantil usou de fala na plenária para agradecer o governo do estado pelos equipamentos recebidos pela escola durante os últimos quatro anos, bem como cobrou uma série de benefícios para a cidade de Picuí, a exemplo da Universidade Estadual da Paraíba, A ampliação da adutora do Cariri até Picuí, Transporte para os estudantes universitários,  bem como a agilidade na construção da Escola ProEMI de Picuí, um ginásio para a Escola Professor Lordão, entre outras solicitações. Ao fim o presidente agradeceu o carinho com que o Secretário da Educação do Estado visitou a escola.
      Utilizando-se do tema livre o estudante e presidente da Associação de deficientes de Picuí, Josinaldo Dantas, agradeceu ao governo pela contemplação de algumas solicitações feitas em 2014,  a exemplo da estrada Nova floresta/Picuí e fez algumas críticas a situação das escolas que ainda não se mostram totalmente acessíveis aos alunos deficientes. Cobrou a presença de profissionais capacitados na orientação das crianças nas escolas, bem como uma melhor estrutura física.  Por fim, solicitou ao Secretário Aléssio Trindade a discussão da reserva de vagas para deficientes na política de cotas da UEPB.

      A plenária constituiu um espaço de aprendizado democrático aos alunos do Projeto Jovem Cidadão ao simular um ambiente comum na antiga cidade grega de Atenas, onde os cidadão iam diretamente aos governantes da cidade apresentar suas críticas, sugestões, fazer as cobranças e acompanhar as prestações de contas.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Alunos do Lordão participam de campanha contra a violência e abuso sexual de criança e adolescente.

Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão participaram desde a terça feira (13) de uma intensa agenda da Secretaria de Promoção Social, promovida pelo Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Picuí referente a campanha nacional de enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente.

Nesta terça-feira (13) os líderes de classe da escola estadual professor Lordão tiveram o privilégio de participar de uma palestra no auditório municipal de Picuí, na qual tinha como tema principal: o dia nacional de enfrentamentoao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Palestra foi ministrada pela psicóloga Márcia Candelária Rocha, mestre em psicologia da UNICAMP e por Airy Lima responsável pelas fichas de denunciados abusos sofridas por crianças e adolescentes.
Durante o evento, promovido pela prefeitura Municipal de Picuí, os palestrantes destacaram a importânciado estatuto da criança e do adolescente e os direitos estabelecidos no mesmo. Também foi citado da importância de denunciar os abusos sofridos por crianças, e ainda ressaltaram que a maioria dos casos de abusos é de pessoas da família, tios, padrinhos, padrastos, avôs e até mesmo dos próprios pais.
Outra ação aconteceu com os alunos do Projeto de Arqueologia, que tiveram a oportunidade de participar da mostra cinema social com o filme: Preciosa que narrou a história de violência vivida desde a infância por uma jovem. Após o filme os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar a impressão com os demais colegas das turmas em debate mediados pelos professores.
       A culminância das ações aconteceu nesta segunda feira (18), dia nacional de enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra a criança e o adolescente através de uma caminhada pelas principais ruas da cidade.


Ascom: Josiedna Santos - 1ª A

domingo, 17 de maio de 2015

Secretário de Estado da Educação visita o Lordão

Esteve em visita oficial à Escola Estadual Professor Lordão, nesta sexta feira (15) o Secretário de Estado da Educação, o Professor Aléssio Trindade. Em sua comitiva acompanhava a Gerente de Recursos Humanos, Carol Lubambo; A assessora do secretário Antonieta Nóbrega e o deputado estadual Buba Germano.
A visita constituía parte de sua agenda na cidade de Picuí, por ocasião da realização do Orçamento Democrático estadual na 4ª Região Geo-Administrativa - Cuité.  Durante a visita, o Secretário foi recepcionado pela Diretora Adelma Dantas e a seguir conversou com o gestor Robson Rubenilson que o convidou a visitar uma das salas. A turma com a qual foi a de Astronomia, sob a orientação do Professor Inajar Nascimento, que na oportunidade participavam da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA.
Em sua fala, o professor Aléssio Trindade destacou o comprometimento da equipe escolar, dizendo que " era um desejo visitar essa escola, que é tão conhecida dentro da secretaria". Aproveitou para parabenizar o professor e seus alunos pelo empenho nas ações pedagógicas e anunciou que esta elaborando um sistema de acompanhamento dessas ações através de um ranking estadual para o ensino médio do estado. Ainda sugeriu compor um grupo com os professores do Lordão para compartilhar experiências.
O gestor Robson enfatizou o compromisso dos professores e o talento dos alunos, mas alertou o secretário e sua equipe para uma metodologia pioneira no estado, com projetos multisseriados, sugerindo nova visita, desta vez da equipe pedagógica da secretaria. 
Ainda em sua fala, o professor Robson, solicitou da secretaria e do gabinete do deputado Buba Germano, presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa da Paraíba, apoio para agilizar a obra de construção da nova escola de ensino médio do estado em Picuí, ao citar a necessidade de uma escola mais confortável aos alunos, quando expôs  o exemplo da aluna Jordânia que sai de casa as 5 h 40 min da manhã e chega às 19 h 30 min.  
Segundo Robson, o município doou o terreno, aprovado pela Câmara Municipal e ainda 2013 foi realizado levantamento topográfico, elaborado o projeto arquitetônico e inserido no PAR - Plano de Ações Articulados do Ministério da Educação, faltando apenas a liberação dos recursos federais para início das obras. Para concluir solicitou empenho para resolver questão do terreno ao lado da escola, que seria destinado a construção de um ginásio muito necessário aos alunos. 

O secretário ainda esteve com os  professores, Frank Madson e Carlos Eduardo,  e o funcionário Edicarlos, ocasião que, ao lado do deputado Buba Germano, explicaram a proposta de projeto de lei enviada a ALPB após reunião entre o Governo do Estado, Sintep e Comissão da Educação da ALPB que destinará aumento anual de 20% aos professores, com o compromisso de dobrar o salário dos professores até o final do governo. 

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...