segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Lordão inicia intensivo preparatório para o ENEM


      Faltando menos de 2 meses para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a Escola Estadual Professor Lordão iniciou nesta segunda (31) as oficinas intensivas com objetivo de aprimorar as habilidades e competências para o ENEM.
      Este ano as provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro,  e com o pouco tempo os alunos estão concentrados e focados nas aulas. O início das oficinas contou com palestra ministrada pelos Psicólogo educacional Daniel Macedo.
      Com formação em Filosofia, Geografia, Teologia e Psicologia, Daniel Macedo ainda possui cinco pós graduações, sendo quatro especializações e um mestrado. Como ex aluno da Escola Professor Lordão é atualmente um importante parceiro que está sempre acompanhando alunos, professores e os pais. A palestra tinha como objetivo estimular e motivas os alunos na reta final para o ENEM.
     Durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar suas angústias, medos e ansiedades. A aluna Maria Jucielle da 3ª série do ProEMI relatou sua experiência e maturidade, ainda como aluna do ensino médio,  para fazer a melhor escolha nesta etapa da vida.
Além da formação preparativa para o ENEM a escolha definiu a inscrição de cinco turmas em horário oposto às aulas para a preparação final:


Cronograma semanal


Terça e Quinta/ Noite - ProEMI

Sexta/Tarde - ProEMI - EMR e EJA

Sábado/Manhã - ProEMI - EMR e EJA

Sábado/Noite - EMR e EJA

Simulado IDEPB

Simulado ENEM

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Aluna do Lordão receberá menção honrosa da UFCG por seu desempenho em matemática

Evandro e Jordânia em cerimônia de premiação OCM/UFCG - 2014

      A aluna da 2ª série do ProEMI da Escola Estadual Professor Lordão, Jordânia Rosely Ferreira Santos, foi selecionada entre os finalistas da 27ª Olimpíada Campinense de Matemática promovida pela Universidade Federal de Campina Grande e receberá uma menção honrosa do departamento de matemática e estatística da UFCG.
Aluna Exemplar recebe
troféu da gerente de educação
     A Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) é uma atividade de extensão realizada pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande, desde 1983. Portanto, já tem maioridade e uma longa história que vem ao encontro dos objetivos que fundamentam a filosofia de olimpíadas culturais, na medida em que constitui um meio efetivo de detectar e estimular estudantes para estudos da Matemática, e prepará-los para competições nacionais e internacionais através de uma competitividade saudável.
Jordânia em homenagem da ALPB
pela seleção no PJB
Jordânia Rosely é orientada do Projeto Matemática Olímpica coordenado pelo professor Evandro Macedo que desenvolve atividades um trabalho voltado para o estímulo e aperfeiçoamento dos conhecimentos matemáticos. O Projeto conta com 32 alunos de todas as séries do ensino médio inovador e se reúnem toda semana para discutirem e exercitar os cálculos matemáticos.
Jordânia foi a única aluna da 4ª Gerência de Educação a receber pela 2ª vez menção honrosa da UFCG, concorrendo com aproximadamente 1400 alunos da Paraíba e Rio Grande do Norte. Como reconhecimento, a Universidade ofereceu uma bolsa no Programa de Iniciação Científica Jr. Confira os resultados de Jordânia:
  • Menção honrosa OCM/UFCG 2014
  • Destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP;
  • Aluna Exemplar: Melhor desempenho acadêmico em 2014 na Escola professor Lordão;
  • Aluna Exemplar: Melhor desempenho acadêmico I Bim/2015 na Escola professor Lordão;
  • Finalista do Programa Jovem Parlamentar 2015;
  • Aluna Exemplar: Melhor desempenho acadêmico II Bim/2015 na Escola professor Lordão;
  • Finalista da OBMEP 2015 e
  • Menção honrosa OCM/UFCG 2015
A Escola Estadual sente-se orgulhosa em parabenizar todos os alunos do Projeto Matemática Olímpica através do professor Evandro Macedo, Jordânia Rosely e todos alunos envolvidos. 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Aluna do Lordão tem audiência com secretário de Educação da Paraíba


A aluna paraibana que conquistou a maior nota do Brasil no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015, Cinthya Pâmella Casado Paulo, participou na terça-feira (25), do terceiro vídeochat, da Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio do Google Hangout pelo canal do youtube: paraiba faz educaçao2. Ela é aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí e obteve 99 pontos na seleção do programa. Nesta manhã, Cinthya foi recebida pelo secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade.
“É muito gratificante ver que nossos alunos estão se destacando no País. Esse é o compromisso da gestão do governador Ricardo Coutinho com a Educação e assegurou continuar incentivando outros participantes, tanto no Parlamento Jovem como em outros programas”, declarou o secretário, parabenizando a Escola Professor Lordão pelo resultado obtido.
Cinthya Pâmella avaliou positivamente a qualidade da escola pública estadual, ressaltando que a Paraíba está na frente na área da Educação. “Há cinco anos nossa escola tem alunos selecionados no Parlamento Jovem. Isso é um estímulo para todos os alunos e escolas da rede estadual”, contou. A aluna pediu ao secretário que incentivasse cada vez mais a participação dos estudantes nesses programas.
A aluna desenvolveu um Projeto de Lei, que dispõe sobre a prorrogação do tempo de licença maternidade para caso de gestação de múltiplos. Esse será um dos temas da participação dela no “hangout”, além da sua expectativa com o Parlamento Jovem.
“Esse é um trabalho que ocorre durante todo o ano entre os alunos da escola, porque eles se dedicam antes e durante o processo de seleção, além de repercutir a experiência vivida em Brasília, por meio da vivência cidadã no parlamento”, ressaltou o gestor da escola, Robson Rubenilson, acrescentando que o resultado vem coroar o trabalho de orientação dos projetos, pelos professores da aluna e fortalecer as habilidades e competências necessárias nessa etapa de ensino.
Esta é 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que tem por objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes atuam como deputados jovens. De 21 a 25 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais.

Hangout – O canal “Paraíba Faz Educação 2” tem o objetivo de promover e dinamizar a comunicação entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e os atores escolares, por meio da criação de canais com temáticas dirigidas (Circuito das Profissões, Escolas Conectadas, Regionais em Rede, Conexão Jovem e Professores.com) para sistematização do conteúdo a ser trabalhado pelos professores. No canal do Youtube ficam armazenados todos os encontros online.

Veja a matéria com a aluna Cinthya Pâmella:



Fonte: SECOM/PB


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Reportagem da TV Band/PB sobre os alunos finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro 2015


A Escola Estadual Professor Lordão convida a todos a assistir a matéria sobre os alunos de Picuí finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro realizada pela TV Clube, Band de João Pessoa. 




sábado, 22 de agosto de 2015

Alunos atletas de Picuí se destacam no circuíto paraibano de Judô


Equipe de Judocas de Picuí

Os alunos do projeto de Judô da Escola Estadual Professor Lordão, coordenados pelo professor Carlos Eduardo e orientados pelo professor Hernan Céspedes se destacaram no circuito paraibano de Judô que aconteceu neste sábado(22) na capital do Estado.
O circuíto faz parte do campeonato paraibano de judô e é organizado pela Liga Confederada Paraibana de Judô - Licopaju e a Confederação Brasileira de Ligas de Judô - CBLJ. Nesta etapa, realizada na cidade de João Pessoa participaram agremiações de todo o estado com destaque para a cidade de Picuí que foi representada por 15 atletas, sendo sete alunos do Lordão e oito da academia de judô Nagashima de Picuí.
O projeto Judô na escola faz parte da matriza curricular da escola e é desenvolvido desde 2013. Em pouco menos de 2 anos os alunos já acumulam medalhas em campeonatos regionais na Paraíba e Rio Grande do Norte. As aulas acontecem todas as terças e quintas feiras no pátio da escola após o horário das aulas e tem como objetivo de combater a evasão e estimular a concentração e disciplina através do judô. 
Após a competição realizada em João Pessoa,  a cidade de Picuí saiu em segundo lugar geral com 11 medalhas, sendo 5 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze, além de um troféu. Confira os resultados:

Alunos de judô da Escola Professor Lordão:

Lucas Matheus - 2ª série D


Medalha de Ouro:

Josiérica Góis - 2ª série B

Lucas Matheus - 2ª série D

Hernan Céspedes - Nagashima

Hércules - Nagashima

Medalha de Prata:

Gleysla Hévilla - 2ª série B

Manuela Dantas - 2ª série B
Manuela Dantas - 2ª série B

Franklin - Nagashima

Rafael - Nagashima

Francisco Neto - Nagashima


Medalha de Bronze

Josenildo Souza - Nagashima

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Feira de Ciências do Lordão tem abertura nesta quarta.


A Comissão organizadora da Feira de Ciências da Escola Estadual Professor Lordão tem a honra em convidar os alunos, pais e comunidade em geral para prestigiar a abertura da Feira de Ciências do Lordão 2015. A cerimônia acontece nesta quarta(19) às 18 h na praça Pedro Tomás Dantas - Quiosques.

Confira a Programação oficial:

Quarta - Feira - Noite

Abertura: Filarmônica Coronel Antonio Xavier
Apresentação Grupo de dança - Alunos talentos do Lordão
Apresentação de Teatro - A vida de um palhaço
III Festival de ginástica

Quinta - Feira

Manhã - Visitação aos estandes
Tarde - Visitação aos estandes
Noite - Oficinas


Sexta - Feira

Manhã - Visitação aos estandes
Tarde - Visitação aos estandes
Noite - Oficinas

Conheça o site da FCL, aqui

Confira a relação dos trabalhos aprovados, aqui

Confira a programação completa no site, aqui



segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Aluna do Lordão fica em 1º lugar no Brasil


      A Câmara dos Deputados divulgou nesta segunda (17) o resultado da seleção final para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Foram 78 estudantes de todo o Brasil selecionados para participar da jornada de simulação parlamentar em Brasília. Entre eles está a jovem Cinthya Pâmella Casado, aluna da 3ª série do Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI da Escola Estadual Professor Lordão da Cidade de Picuí. 
      Cinthya Pâmella ficou na primeira colocação no Estado, no qual oferecia apenas duas vagas. Para alegria de toda a comunidade escolar e da cidade de Picuí, Cinthya ficou em 1º lugar geral no Brasil com nota final de 99. O projeto de lei da aluna foi considerado o melhor entre todos os alunos do país, fato inédito na Paraíba. 
O projeto de lei apresentado por Cinthya dispõe sobre a prorrogação do tempo de licença maternidade para caso de gestação de múltiplos, propondo a alteração da lei 11.770/08 que regulamenta a licença maternidade ampliando o tempo para as mães de filhos múltiplos.
Segundo Pâmella, “tendo como argumento a fragilidade maior da mãe de múltiplos e dos bebês, julga-se necessário a prorrogação do tempo de licença-maternidade para casos de gestação de múltiplos, proporcionando a mãe um maior tempo para recuperação e para cuidar de seus filhos sem aquela preocupação de ter que logo voltar ao trabalho”, afirma.
A ideia do projeto de lei surgiu a partir de um problema observado no próprio ambiente escolar, onde uma funcionária, mãe de trigêmeos foi obrigada a afastar-se mais cedo do trabalho devido a sua gravidez de alto risco, decorrente da gestação de múltiplos.

Cinthya já está nos preparativos para o embarque para Brasília. Lá ela terá a oportunidade de representar a Paraíba no Congresso Nacional como Jovem Deputada Federal entre os dias 20 e 25 de setembro. Além de Cinthya chegaram a final do Parlamento Jovem de 2015 os alunos Pedro Henriques, Jordânia Rosely e Amanda Vanessa. A Escola Professor Lordão sente-se honrada em parabenizar a todos e deseja muito sucesso a jovem deputada federal.
  
 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Alunos comemoram dia do estudante focados no ENEM

Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão participaram de uma programação festiva em alusão ao dia do estudante. O evento foi promovido pelo Grêmio Estudantil Thiago Santos Silva e contou com a parceria dos professores, funcionários, alunos e o grupo religioso Ressurgidos em Cristo.
O diferencial da programação deste ano foi o foco nos conteúdos necessários ao Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM através de temáticas atuais, a exemplo da reforma política, PEC da redução da maioridade penal, Jovens e tecnologias, etc.
A abertura ficou por conta do ministério de música do grupo ressurgidos em cristo que realizou um louvor entre os alunos. Á noite apresentaram um teatro.
Durante a programação os alunos assumiram a liderança do processo, tendo seus professores como orientadores de suas ações. Entre as ações desenvolvidas destacamos as rodas de conversa, a gincana educativa com circuito esportivo,  o último passageiro, o show do Lordão e o quiz torta na cara.
Descontração, protagonismo e conhecimento foram as marcas do evento deste ano, solicitação do ex aluno, hoje estudante de direito, José Djalisson durante o Parlamento Jovem de 2014. Segundo a secretária do grêmio escolar, a estudante Jordânia Rosely estes eventos " dão muito trabalho, mas no final é muito gratificante", destacou. Durante as comemorações, cada aluno ficou responsável por organizar as atividades.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Lordão recebe alunos para Educação de Jovens e Adultos


A escola estadual professor Lordão recebe até esta semana os interessados em participar da turmas de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos - EJA. As matrículas estão abertas até a próxima quinta(13) e os interessados precisam se dirigir até a secretaria da escola munido das cópias dos seguintes documentos:

Registro de nascimento ou casamento;
RG;
CPF;
Comprovante de residência
Título eleitoral
Comprovante da última eleição
Certidão de alistamento militar - Reservista ( homens)
1 foto
1 cartolina ( Azul ou rosa).




As aulas estão previstas para iniciarem dia 17/08.

domingo, 9 de agosto de 2015

Grêmio do Lordão divulga programação para o dia do estudante.

 

O Grêmio estudantil Thiago Santos Silva vem à público convidar todos os alunos da Escola Estadual Professor Lordão para participar das atividades alusivas às comemorações referentes ao dia do estudante. As atividades foram planejadas entre os alunos, professores e gestão escolar e colocam os estudantes como protagonistas. A semana é resultado do projeto de lei do aluno José Djalisson que no Parlamento Jovem Brasileiro em 2014 defendeu a realização de várias atividades voltadas para os jovens no dia do estudante. 

Segunda - Feira:

Reunião: Grêmio, professores e Gestão escolar
Terça - Feira: dia do estudante 

7h - Recepção: Grêmio e professores

7h 30 min - Café da manhã( Frutas, sucos, bolo, pães, queijo, café, bolacha)

8h - Oração e louvor - Grupo Ressurgidos e Professora Vera

9h - Homenagem aos alunos 

10h - Lanche e Música ao vivo - Música ao vivo - Talentos do Lordão

10h 30 min - Roda de conversa - Temas para o ENEM

a) Violação aos direitos humanos
b) A questão fundiária no Brasil
c) Os jovens e a tecnologia
d) Reforma política
e) Redução da maioridade penal
f) Intolerância religiosa

12 h - Feijoada - Som ambiente 

13h 30 min - Gincana cultural - Atualidades e temas para o ENEM

15 h - Lanche - Música ao vivo

15h 30min -Qual é a música

16h - Último Passageiro


Noite

18h 30min - Oração, louvor e teatro: Ressurgidos em Cristo

19h 30min - Show do Lordão - Atualidades e temas para o ENEM

20h 30 min - Torta na cara - Atualidades e temas para o ENEM

21h 30 min - Balada do Lordão - Repertório alunos e professores


Quinta - Feira 

Tarde

14 h - Palestra - Os desafios do ENEM e o mercado de trabalho 

16 h - Palestra Feira de Ciências do Lordão

Noite 

19 h - Palestra - Os desafios do ENEM e o mercado de trabalho 

21 h - Palestra Feira de Ciências do Lordão

Sexta - Feira 

Tarde 

14 h - Aulão preparatório para o ENEM





domingo, 2 de agosto de 2015

Alunos finalistas do PJB participarão de entrevista em rádio e TVs na Capital


Os alunos Amanda Vanessa (2ª série A), Jordânia Rosely (2ª série B), Cinthya Pâmela (3ª série B) e Pedro Ângelo (3ª série) finalistas do Programa Parlamento Jovem Brasileiro - PJB foram convidados pela Secretaria de Estado da Educação a participar na próxima terça (04) de uma série de entrevistas em rádio e TVs de João Pessoa. 
O Programa Jovem Parlamentar seleciona, através da elaboração de projetos de lei, alunos do ensino médio para vivenciar por uma semana o cotidiano do legislativo federal. Este ano dos oito alunos finalista na Paraíba, quatro forma da rede pública e todos da Escola Estadual Professor Lordão. Os alunos selecionados fazem parte do Projeto Jovem Cidadão desenvolvido pelo Grêmio Estudantil Thiago Santos Silva. 
Desde 2011 que a Escola participa e já representaram a Paraíba em quatro ocasiões: Os alunos Izabel Rodrigues, Daniel Nunes, Nathália Leite e José Djalisson. Hoje estes alunos fazem o curso de Direito, exceto Nathália que preferiu a área de saúde. 
Os alunos serão acompanhados pelos professores orientadores Robson Rubenilson e Jeanne Medeiros, a gerente da 4ª GRE Maria das Graças, Gracinha e o coordenador do PJB na Paraíba Ewerton Alexander.


Confira a programação:

Terça feira (04/08)

9 h - Visita a Secretaria de Estado da Educação;

10 h 30 min - Entrevista para a TV clube - Ascom/SEE;

12 h - Entrevista rádio Tabajara - Programa Fala Paraíba;

13 h - Almoço;

14 h - entrevista para a TV Assembleia e


15 h - Visita a Assembleia Legislativa da Paraíba 

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...