sábado, 26 de março de 2016

Alunos do Lordão discutem a crise hídrica em Picuí no dia Internacional da água

       


       O dia Internacional da água motivou o ex aluno, hoje advogado e agente operacional da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba, Udenilson Silva a promover um mini curso sobre a crise hídrica em Picuí, envolvendo os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Lordão.

       A programação teve início pela manhã quando Udenilson coordenou uma visita ao Açude Várzea Grande, barragem que abastece os municípios de Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira. Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de bombeamento da água até a cidade.      Ainda conheceram a realidade de muitos moradores locais que vivem da pesca artesanal. Os alunos constataram in loco a realidade do açude, na qual dos 21.500 mil m3 de água que acumulou em 2004, resta cerca de 1% que é a água que ainda chega a suas casas.
   
   À tarde o advogado Udenilson conduziu a turma para conhecer o processo de tratamento da água em Picuí. Para tanto foi necessária uma visita a ETA - Estação de Tratamento de Água local. Na ocasião foi detalhado todo o percurso da água, desde o recebimento do açude, o tratamento até a distribuição às casas. Ainda conheceram o primeiro açude que abasteceu a cidade no século passado. Conhecido como açude do governo, hoje se encontra praticamente vazio.
        Para fechar a programação, à noite Udenilson proferiu palestra sobre a realidade hídrica de Picuí, alertando os alunos sobre o perigo da contaminação e poluição dos lençóis freáticos, particularmente os que compõem o rio Picuí.

       A Escola Estadual Professor Lordão vem a público agradecer a dedicação e compromisso do ex aluno, advogado e agente operacional da Cagepa, Udenilson Silva pelo belíssimo trabalho desenvolvido junto aos nossos alunos. Udenilson compõe a equipe Trilhas na Caatinga parceira em ações de educação ambiental em Picuí.


Veja algumas fotos: 



















quinta-feira, 24 de março de 2016

Alunos do Lordão de olho no Congresso Nacional

         



         Os alunos da Escola Estadual professor Lordão iniciaram nesta quarta (23) mais uma preparação para o Parlamento Jovem Brasileiro. Na primeira orientação participaram 11 alunos e os professores Robson Rubenilson e Jeane Medeiros. A Escola pretende inscrever 20 projetos de lei para concorrer a uma vaga como jovem parlamentar.
         O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 
            Desde 2011 que a Escola Professor Lordão participa da seleção e já enviou cinco alunos para vivenciar o cotidiano do Legislativo Nacional. A ação faz parte do Projeto Jovem Cidadão, desenvolvido em parceria com o Grêmio Estudantil Thiago Santos Silva.
            Os alunos são desafiados a analisar sua comunidade e identificar situações problemas e partir delas propor, através de um projeto de lei, alternativas viáveis. Em 2015 a aluna Cinthya Pâmela apresentou um projeto que propunha a ampliação da licença maternidade para mães de múltiplos. Seu trabalho foi selecionado como o melhor projeto de lei do Brasil. Sua inspiração surgiu na escola em conversa com a secretária que é mãe de múltiplos.   

Confira a galeria de nossos Jovens Deputados Federais: 

Izabel Rodrigues - Graduanda em Direito

Daniel Nunes - Graduando em Direito

Nathália Leite - Graduanda pela UFCG

José Djalisson - Graduando em Direito 

Cinthya Pâmela - Aprovada para Direito. 

Amanda, Cinthya, Jordania e Pedro finalistas PJB 2015.

Confira a chamada de Izabel Rodrigues


                                                 Confira a chamada de Cinthya Pâmela





          








quarta-feira, 23 de março de 2016

Alunos do Lordão são selecionados para a 2ª etapa do Gira Mundo


 O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou nesta quarta-feira (23) o resultado da seleção da primeira fase do programa Gira Mundo. Na Escola Estadual Professor  Lordão  foram inscritos cerca de 40 alunos e selecionados 11 para a segunda etapa.
       O Programa Gira Mundo tem por projeto proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio da rede estadual de ensino um intercâmbio internacional em escolas secundaristas de Língua Inglesa no Canadá, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. 
       Ao regressarem, estes alunos e professores se tornarão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas Gerências Regionais de Educação (GRE) e junto à Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil, para desenvolver ações voltadas ao aprimoramento do ensino no Estado da Paraíba.
Confira a relação dos alunos aprovados para a segunda etapa do Programa Gira Mundo na Escola Professor Lordão:

GABRIELE DANTAS DO NASCIMENTO
JOSIEDNA GOIS DOS SANTOS
DALIANE DA SILVA LIMA
MARÍLIA GABRIELE G DE ARAÚJO
ANA CARLA OLIVEIRA CUNHA
WESLEY THIAGO SILVA DE OLIVEIRA
LETÍCIA BATISTA DA FONSECA
TATIANE SOARES DIAS
ADENILSON OLIVEIRA LIMA
ANTONIO ALVES DE MACEDO NETO
MATHEUS THARAN DE MACEDO

quinta-feira, 3 de março de 2016

Aulas do PBvest terão início no próximo sábado em Picuí.


       Os alunos inscritos no cursinho preparatório do Governo do Estado  - PBvest em Picuí iniciarão suas aulas neste sábado no auditório municipal, ao lado da rádio Cenecista. 
       O PBvest tem como objetivo reforçar os conhecimentos dos alunos do 3º ano do Ensino Médio e egressos das escolas da rede pública do Estado que pretendem concorrer às vagas dos cursos de graduação por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de outros processos seletivos.
       Aulas ocorrerão todos os sábados, das 7h às 12h45, até o dia 29 de outubro, e estarão disponibilizadas no portal do projeto (http://pbvest.pb.gov.br). Os alunos inscritos devem apresentar o comprovante de inscrição durante a aula inaugural. 

quarta-feira, 2 de março de 2016

Alunos do Lordão podem se inscrever em concurso internacional de cartas


Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão de até 15 anos já podem se inscrever para  participar do 45º Concurso Internacional de Redação de Cartas. As inscrições vão até o dia 17 de março. O tema para este ano é “Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos”. 
O concurso tem o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar e incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos.
As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e devem ser escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 900 palavras em formato de carta. 
O concurso é formado por duas fases: estadual e nacional. Na estadual, o autor da melhor redação ganhará R$ 1.000. Já na fase nacional, o vencedor ganhará R$ 5.000 e um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada pela União Postal Universal.
Na escola, os alunos podem procurar as orientações dos professores:

Língua Portuguesa: Renata Santos, Vera Braz, Jailson Lucena, Adeilson Vasconcelos e Jeanne Medeiros. 
Para orientação temática o professor Robson Rubenilson.
Inscrição será realizada por Klerysson Barros. 


Veja o edital completo aqui

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...