
Esta semana Wellyson Marlon, ex aluno da Escola Professor Lordão, foi surpreendido com um presente do poeta Ferreira Gullar: um de seus livros “ em alguma parte”. Wellyson é um amante da literatura brasileira e apaixonado pelas obras de Machado de Assis e Ferreira Gullar. Gullar é é poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memoralista, ensaísta e um dos fundad

Ainda como aluno, Wellyson, passava a maior parte de seu tempo na biblioteca da escola e sempre fez questão de discutir as obras com professores, em particular com a professora Jeanne Medeiros, que sempre o incentivou. Enquanto aluno destacava-se pela criticidade em seus argumentos e iniciativa nas ações discentes. Foi o vencedor do primeiro Show do Lordão, concurso de conhecimentos gerais promovido pela escola em 2009, foi venceu o Soletrando 2010, realizado pelos professores de língua portuguesa. Sempre dedicado e criativo, participou de uma formação em cinema em 2009 e integrou a equipe do cineasta Antonio Carrilho, que dirigiu o filme Urânio Picuí em 2010. Ainda neste ano o próprio Wellyson dirigiu o curta metragem: Poesia, paixão e revolução que foi exibido no na semana cultural do Lordão em 2010 e selecionado para exibição do festival de curtas de Picuí durante a festa de Janeiro de 2011. Atualmente, após outra formação ( viação Paraíba), onde dirigiu um curta “ cidadezinha qualquer” integra a equipe de Cinema da Escola Professor Lordão.
Apesar da referência ao cinema, a paixão deste jovem é a literatura, a poesia. Neste “sentido, após assistir uma entrevista com ferreira Gular na TV Cultura, escreveu o poema ” Pulsão estelar: Vida”. Após escrever o poema e compartilhar com professores e amigos, Wellyson tenta um contato com o Poeta Gullar. Inicialmente através de e-mail, onde foi prontamente atendido com a seguinte mensagem: “ Agradeço-lhe as palavras generosas e por acompanhar meu trabalho, o monólogo está sendo montado em São Paulo”. Em seguida, escreve a Ferreira Gullar que prontamente lhe responde com um exemplar de sua obra: Em alguma Parte, onde lhe faz uma dedicatória especial. Hoje além de militante da cultura local, poeta, roteirista, ator, membro do grupo literário de Nova Palmeira é orgulho da literatura de Picuí, um dos poucos jovens dedicados a esta área. Parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário