terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alunos da Escola Prof Lordão são selecionados para Parlamento Jovem Brasileiro.


Dois alunos da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí (Curimataú paraibano) representarão a Paraíba como deputados federais em Brasília. São Izabel da Silva Rodrigues e Daniel Nunes da Silva Júnior (Foto), que tiveram seus projetos selecionados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Izabel elaborou um Projeto de Lei que dispõe sobre obrigatoriedade de acompanhamento psicológico para os futuros pais no atendimento pré-natal.

Daniel elaborou Projeto de Lei que modifica o inciso I do artigo 40 do Estatuto do Idoso, para assegurar duas vagas gratuitas por veículo para idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Os alunos selecionados irão para Brasília com todas as despesas pagas, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2011, para vivenciar por cinco dias, junto com jovens de todo o Brasil, o dia a dia de um deputado federal.

O PJB tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Os alunos foram pré-selecionados pela Secretaria da Educação do Estado e seus projetos foram encaminhados para o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que encaminhou os projetos à Câmara dos Deputados. Lá, uma comissão formada por servidores da área legislativa da Câmara escolheu os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais, assim, a Paraíba conta com dois deputados jovens.

Em sua oitava edição, o PJB já contou com a participação de 546 jovens parlamentares em todo o país. A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo.

De acordo com o regulamento, os projetos de lei devem ser elaborados nas seguintes áreas temáticas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Izabel da Silva Rodrigues – Já participou de várias atividades semelhantes, representou a Paraíba na Conferência do Meio Ambiente em Brasília, participou da oficina de descritores de língua portuguesa em são Paulo, foi medalhista da Olimpíada de Língua Portuguesa em Brasília, participou do Prêmio MISA/UFCG e agora foi selecionada para ser deputada federal mirim e defender seu projeto de lei na cadeira de um dos deputados federais da Paraíba.

Daniel Nunes da Silva Júnior - Chegou à escola este ano e já se integrou as práticas da escola, tendo seu projeto de lei selecionado para ser defendido em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...