quarta-feira, 29 de junho de 2016

Alunos de Arqueologia, Trilhas na Caatinga e alunos IFPB desenvolvem pesquisa em Picuí


       Os alunos do projeto "Arqueologia: Um passado ameaçado" iniciaram esta semana uma série de estudos de campo tendo em vista conhecer melhor o potencial arqueológico e turístico do município de Picuí.
       O projeto é desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Professor Lordão - Picuí/Pb e conta com a parceria da Associação Trilhas na Caatinga que já desenvolve um trabalho de identificação dos sítios arqueológicos no município, além de alunos do curso de geol
ogia do Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB/Picuí que são parceiros no projeto. 
       As visitas acontecem durante o recesso escolar como atividade prática do projeto de extensão em arqueologia da Escola Professor Lordão. Durante o estudo os alunos fazem a catalogação do sítio com a localização, dimensões, painéis, tipos de vestígios encontrados, tradições rupestres, formação geológica, ameaças presentes, potencial turístico e as histórias das comunidades. 
       O trabalho é acompanhado pelos professores sem a intensão de substituir o papel do arqueólogo, considerando que são alunos do ensino médio, mas com o objetivo de conhecer e divulgar o potencial arqueológico de Picuí, bem como de sensibilizar os alunos e a comunidade para importância da preservação destes vestígios de " uma civilização antiquíssima" ( José de Azevedo Dantas). 
     
Recentemente os alunos estiveram pesquisando três novos sítios arqueológicos que apresentam vestígios da presença humana através de inscrições rupestres nas tradições itacoatiara e agreste, sendo um dos sítios com imagens de antropomorfos, inclusive de pigmentação amarela. 
       Os resultados das pesquisas serão expostas as comunidades durante evento a ser realizado em Julho: A semana de Arqueologia de Picuí e região, na qual a comunidade acadêmica e o público em geral terá oportunidade de conhecer e discutir com professores especialistas de Picuí e região. 
      É importante destacar o papel desempenhado pela Associação Trilhas na Caatinga, que voluntariamente vem desenvolvendo um trabalho incansável de preservação seja dos registros arqueológicos, seja da fauna e flora do município de Picuí, contribuindo para a manutenção do estado de conservação dos Sítios. Ainda temos com parceiros a UEPB, o IFPB, SPA, SEE/PB, Escolas da 4ª GRE, Prefeitura Municipal de Picuí e amigos professores pesquisadores de Picuí e região.

domingo, 12 de junho de 2016

Na semana do meio ambiente, alunos da Escola Professor Lordão fazem sua primeira colheita





 
Durante a semana do meio ambiente os alunos do Projeto Horta Escolar realizaram sua primeira colheita de 2016. Na ocasião foram colhidos coentro, cebolinha, alface e erva cidreira. Toda a colheita foi destinada a produção da merenda escolar da semana. 
O Projeto Horta Escolar é orientado pelo professor Robson Rubenilson em parceria com o Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB, campus Picuí através do curso de agroecologia e a orientação dos professores Lucínio e Tatiana Oliveira e envolve cerca de trinta alunos da 2ª série do ensino médio da Escola Professor Lordão e cinco alunos do curso superior do IFPB.
A construção, semeadura, irrigação e colheita  da horta é feita em parceria, na qual os alunos tem a responsabilidade de manter todo o processo até a colheita, quando entra em cena a cozinha da escola para preparar a salada de verdura que já é servido durante o almoço dos alunos. A proposta faz parte projeto pedagógico e tem entre outros objetivos proporcionar a reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável a partir do cultivo de alimentos orgânicos. 
Além do cultivo de hortaliças, os alunos também desenvolvem mudas de plantas nativas em parceria com o Projeto Meu Sertão do Lordão, a exemplo do pau brasil. Toda a água utilizada para irrigação é resultado de reaproveitamento através dos ares condicionados e a fonte de água dos alunos, resultando em desperdício zero de água na escola. 


Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...