sábado, 16 de agosto de 2014

Equipe de Robótica do Lordão se classifica para etapa seguinte da Olimpíada Brasileira de Robótica

      Alunos da Escola Estadual Professor Lordão estão participando da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que está acontecendo desde terça-feira (12), na Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco, em João Pessoa.
Este ano, a Paraíba está em segundo lugar no ranking de participação da Olimpíada, com 285 equipes, sendo 126 do nível fundamental e 150 do nível médio, com estimativa de 1.140 alunos.
      A equipe Coordenada pela Professora Valda Lúcia e composta pelos alunos Djailton Costa, Gabriel Romario, José Anderson Santos, Mateus Fernandes Santos, Gustavo Alves e José Vanderlan se classificou na etapa local e disputará neste domingo a fase regional que poderá classifica-los para a etapa Nacional e a disputa mundial a
RoboCup na China.


      O coordenador Estadual de Robótica da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Gustavo Amorim, demonstrou uma expectativa de muito sucesso na participação dos alunos, assim como aconteceu na Robocup. “Nossos professores foram capacitados, as escolas equipadas e nossos alunos estão preparados”, afirmou Gustavo.
       Na competição, a missão das equipes é simular um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Em um ambiente hostil, o robô precisa ser completamente autônomo para cumprir sua missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios.
   

  O robô terá que ser ágil para superar um terreno hostil (redutores de velocidade) sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos (lacunas na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima (lata de refrigerante), transportando-a para uma área segura (ponto de evacuação) onde os humanos podem assumir os cuidados da vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...