Na última semana
a Escola Estadual Professor Lordão desenvolveu várias atividades pedagógicas em
parceria com escolas da rede estadual de educação. Considerando o protagonismo,
os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar equipamentos, práticas pedagógicas
e conhecimentos através de disciplinas como educação física, química e
história, por exemplo.
A primeira
atividade aconteceu na capital do estado, quando o grupo de ginástica da escola
esteve visitando a Escola Técnica de João Pessoa no bairro de Mangabeira. Na
ocasião o projeto: " A ginástica na escola: O Lordão projetando
alegrias" orientado pelo professor Josemário Silva esteve realizando suas
apresentações para alunos e professores daquela escola. Os jovens tiveram a
oportunidade de conhecer a estrutura e a prática pedagógica da escola. Ainda na
capital, o grupo de ginástica participou da programação da colônia de férias no
Esporte Club Cabo Branco.
Na sexta-feira (23)
foi a vez da professora de química Aline Araújo firmar uma parceria com a Escola Professor Lordão, quando os alunos da Escola Estadual Felipe Tiago
Gomes estiveram nos visitando para realizar uma aula experimental de caráter
interdisciplinar. Com o objetivo de complementar as aulas de química e biologia
com práticas experimentais, os alunos tiveram a oportunidade
conhecer métodos e materiais utilizados para pesquisas em laboratórios.
Durante a aula foi produzida uma água do mar sintética para criação de
microcrustáceos marinhos, utilizados para pesquisas científica na área de
biotecnologia, no decorrer da prática foram abordados conteúdos específicos de química como: preparo de soluções, cálculos químicos, e
segurança em laboratório, na biologia: ecossistemas.
A terceira
instituição a participar do intercâmbio educacional foi a Escola Estadual Padre
Jerônimo Lauwen da cidade de Santa Luzia do Seridó. Os alunos desenvolveram
atividades em parceria com o projeto Arqueologia, um passado ameaçado e a
Associação Trilhas na Caatinga visitando os sítios arqueológicos de Picuí,
dentro da programação da I semana de arqueologia de Picuí. Durante as aulas de
campo, os estudantes de Santa Luzia, orientado pelos professores Antônio de Pádua e Fabrício, analisaram a composição geológica de Picuí, bem como as características
arqueológicas do município. Para finalizar o dia, os alunos da Escola Padre
Jerônimo Lauwen visitaram os canteiros do projeto horta escolar e discutiram
sobre as estratégias de manter os canteiros orgânicos no momento de crise hídrica.
A alternativa verificada foi a reutilização da água das centrais de águas e o
rejeito do ar condicionado.
A proposta de
aproximar as práticas pedagógicas faz parte do projeto de intervenção
pedagógica da Escola Professor Lordão com o objetivo de compartilhar e aprender
com as atividades desenvolvidas pelas escolas da rede.
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