sábado, 17 de agosto de 2013

Aluna Nathália Leite representará o Lordão como deputada federal

      A Câmara dos Deputados divulgou neste sábado (17) a relação dos alunos que representarão os estados brasileiros em 2013, na edição de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. Entre os premiados está a estudante da Escola Estadual Professor Lordão (Picuí/PB) Nathália Leite de Oliveira, que apresentou o projeto de Lei que dispõe sobre a criação do estágio de voluntariado jovem nas escolas públicas do Brasil.
      Seu trabalho foi orientado pelos professores: Robson Rubenilson, Olivânio Dantas, Eudes Diniz e pela graduanda em direito Izabel Rodrigues que representou a Paraíba na edição do PJB em 2011.  Além de Nathália Leite, a aluna do CCDES (Picuí/PB) Riísa Dantas, orientada pelo professor Joagny Augusto estará representando a Paraíba em Brasília.
      Nessa primeira fase, os estudantes se inscreveram em suas escolas e enviaram os projetos para avaliação das Secretarias de Educação dos estados. Os projetos finais foram escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, analisados e classificados de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza.
      Os jovens parlamentares se preocuparam com, por exemplo, a coleta de resíduos eletrônicos, o direito das crianças e adolescentes, o transporte gratuito para estudantes do interior e a instalação de usinas incineradoras para fins energéticos.
      Entre 23 e 27 de setembro, Nathália Leite estará representado as escolas públicas da Paraíba e participará de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuará como deputada federal. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

      Pela terceira vez consecutiva as escolas de Picuí enviam seus estudantes a Brasília como Deputados Federais. Em 2011 Foram os alunos Daniel Nunes e Izabel Rodrigues (Escola Professor Lordão); em 2012 foram as alunas Tayná Macedo e Tatiane Alice (CCDES) e em 2013 Nathália Leite (Escola Professor Lordão) e Riísa Dantas (CCDES).

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Lordão divulga classificados para 2ª fase da OBMEP 2013

A Escola Estadual Professor Lordão divulga a relação dos alunos classificados para a segunda fase da OBMEP. Os alunos relacionados abaixo deverão apresentar-se, no Centro de aplicação: Escola Estadual Professor Lordão portando documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal).
É recomendável que o aluno se apresente no CENTRO DE APLICAÇÃO com, pelo menos, trinta minutos de antecedência. 
Data da Prova e Horário:

Dia 14 de Setembro - Sábado - 14:30h. (Horário de Brasília)

Confira nossos feras da Matemática:


domingo, 11 de agosto de 2013

Grêmio Estudantil Promove dia do Estudante no Lordão

O grêmio estudantil, Tiago Santos Silva , que tem a frente a presidente Jayne Macedo e os alunos conselheiros de sala promovem as atividades de comemoração ao dia do estudante nesta segunda feira na Escola Estadual Professor Lordão.
Os alunos planejaram em parceria com os professores e a direção da escola uma série de atividades para o dia do estudante. Uma das negociações mais intensas foi quanto ao lanche, pois a sugestão dos alunos foi oferecer um lanche diferenciado neste dia.
Além de um dia festivo para os alunos se confraternizarem será a oportunidade dos alunos discutirem o papel dos jovens estudantes na formação da sociedade brasileira. O primeiro momento será com os professores em sala que mediarão um debate sobre a participação dos jovens na sociedade atual. Durante o evento será desenvolvida uma gincana educativa que desde a quinta feira mobiliza toda a escola.

Veja a programação:

ProEMI:

7 - 8 h - Entrega da agenda do estudante e debate em sala com os professores sobre a  participação dos jovens na sociedade atual.

8 - 10 h - Gincana Educativa - Sustentabilidade.
10 - 10: 30 min. - Lanche e música
10: 30 min. 12 h - Gincana Educativa - Sustentabilidade.

12 - 13 h Almoço

13 - 15 Soletrando
15 - 15:30 min - Lanche e música: Paz
15:30 min - 16 h - Soletrando

EMR

18:30 min - 19:30 min - Entrega da agenda do estudante e debate em sala com os professores sobre a  participação dos jovens na sociedade atual.
19:30 min - 20:30 min - Gincana Educativa - Sustentabilidade
20:30 min - 20:50 min -  Lanche e música: Paz
20:50 min - 21:30 min -  Gincana Educativa - Sustentabilidade
21:30 min - 22:00 min - Espaço Jovem


EJA

18:30 min - 19:30 min - Entrega da agenda do estudante e debate em sala com os professores sobre a  participação dos estudantes na sociedade atual.

19:30 min - 20:30 min - Cinema na Escola: Pipocada
20:30 min - 20:50 min -  Lanche e música: Paz
20:50 min - 22:00 min - Cinema na Escola: Pipocada


Ainda será oferecida uma atividade cultural de lazer as turmas concluintes da EJA e as turma do ProEMI e EMR que demostrarem melhor envolvimento nas ações de participação estudantil, cultura, educação, sustentabilidade e paz.

Hoje nossos estudantes tem excelentes professores,  equipamentos e material disponível para seu crescimento educacional. Cabe a Escola, professores e alunos fazer o melhor uso: Professores concursados - Graduandos, Especialistas, Mestres e doutorandos, Tablets, Laboratório de Ciências em uso pelos professores e PIBID, Laboratório de Robótica ( disponível esta semana), Laboratório de Matemática ( Disponível após formação com os professores), Software educativo Plataforma P3D, Data Shows,  Lousa Digital, TV, DVD, Som, Material multi mídia, Laboratório de Informática, Biblioteca atualizada com títulos 2013, Carteiras novas, Birôs para professores, armários para estudantes, Material esportivo, aulas de campo, material pedagógico, transporte escolar, merenda e refeição na escola, uma gestão que estimula a participação dos estudantes: Conselho Escolar, Reuniões, Assembleias, Grêmio, Aluno conselheiro, Presidente de sala, Blog, Diário de classe, Ouvidoria, Mídias sociais: Facebook, Orkut e Twitter, celular da escola a disposição e atendimento individualizado ao aluno. É o jovem como protagonista.

 

Parabéns ao Grêmio Estudantil Tiago Santos Silva e a todos os alunos da Escola Estadual Professor Lordão.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Alunos do Lordão se inscrevem para cursos Pronatec/IFPB

Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão têm até esta quarta-feira (7) para realizarem a pré-matrícula para os cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertados no campus Picuí do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). São 20 vagas para o Curso de Apicultor e 40 vagas para Auxiliar de Biblioteca.
Os alunos devem se dirigir à secretaria da Escola , para fazer a pré-matrícula, portando a declaração de escolaridade, cópias do comprovante de residência, documentos pessoais (CPF e RG) e cartão social.
O IFPB é o responsável por ministrar os cursos e ofertar o material didático e fardamento. Por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os alunos recebem vale-transporte e vale-alimentação.

O Pronatec/Lordão atende, preferencialmente, beneficiários do Bolsa Família e outros programas sociais de transferência de renda, além de alunos da rede pública estadual que estão no Ensino Médio. 

sábado, 3 de agosto de 2013

Lordão mantem aulas do ProEMI na segunda 05/08

      Apesar do feriado estadual decretado pela lei estadual nº 3.489 de 1967 para o dia 05 de agosto, a Escola Estadual Professor Lordão vai seguir seu planejamento e manter suas aulas para os alunos do ProEMI nesta segunda feira. A decisão foi acordada em reunião com os professores em data anterior e contará como reposição como estabelece a LDB.
      Na oportunidade os alunos participarão da culminância do Projeto  “O Linguajar da Borborema e da Mata Paraibana – patrimônio linguístico-cultural” desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, através do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, chefiado pelo Prof. Dr. Cirineu Cecote Stein. Desde a sexta que uma equipe de três professores da UFPB, campus João Pessoa, está em Picuí realizando entrevistas com adolescentes, adultos e idosos com o objetivo de mapear as características linguísticas do povo paraibano e Picuí foi uma das nove cidades selecionadas.
      O dia 05 de agosto simboliza a conquista do litoral paraibano pelos portugueses através de uma aliança com os índios Tabajaras, expulsando os franceses da capitania. Na oportunidade os alunos serão provocados a discutir a história da Paraíba e entender o significado do feriado.
      Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA a segunda feira é dedicada a matrícula do 2º semestre. Os estudantes devem procurar a secretaria da Escola no prédio da Escola Estadual Professor Lordão.
      Os alunos inscritos no curso de apicultura pelo Pronatec devem se dirigir a secretaria da escola para revisar a documentação, enquanto aqueles que se inscreveram para o curso de auxilar de biblioteca devem conduzir a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e do cartão social.
      Os estudantes da zona rural devido a ausência do transporte na segunda feira  devem fazer sua justificativa junto a secretaria da Escola Professor Lordão na terça feira.

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...