domingo, 1 de maio de 2016

Escola Professor Lordão fortalece parceria para preservação do Bioma Caatinga.



A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e que ocupa majoritariamente a Nordeste. Contudo, a falta de conhecimento e ações predadoras e extrativistas provocam enormes desequilíbrios que ameaçam espécies de sua fauna, flora, patrimônios naturais e culturais e a existência do próprio nordestino. Diante dessa realidade a Escola Estadual Professor Lordão vem fortalecendo a parceria com a Associação Trilhas na Caatinga com o objetivo em contribuir com ações educativas no sentido de minimizar os dados ambientais e valorizar suas riqueza naturais e culturais através do turismo local. 
Como ação definida no Projeto de Intervenção Pedagógica - PIP, a Escola estadual Professor Lordão e a Associação Trilhas na Caatinga planejaram e executaram a III Semana Municipal do Bioma Caatinga que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Picuí. Entre os dias 28 de Abril e 01 de Maio os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar de forma prática, instigante e reflexiva várias atividades sobre a temática. 
A abertura aconteceu no dia do bioma Caatinga, 28 de abril, no auditório municipal, ocasião que a escola foi agraciada com o troféu Mandacaru por suas ações direcionadas à educação ambiental com foco na realidade local. Os alunos da 3ª Série do ensino integral participaram de palestra com o Major Tibério,   Comandante do Batalhão de Polícia ambiental da Paraíba, ocasião que abordou variados temas relacionados a preservação da "mata branca". À noite a palestra foi com a professora Drª Taís Borges do Campus/Picuí do IFPB que apresentou aos alunos do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos as características dos Répteis e anfíbios da Caatinga.
Na sexta feira (29) os alunos da Escola Cidadã Integrada participaram de várias oficinas com objetivo de conhecer, valorizar e potencializar o bioma no município. Entre as oficinas destacaram-se: 

a) Oficina de arqueologia: Com objetivo de conhecer e valorizar o Patrimônio Cultural de Picuí, os alunos da Escola Municipal Tertuliano Pereira foram convidados a visitar o Sítio Arqueológico Cachoeira do Pedro guiados e orientados pelos alunos do Projeto: Arqueologia, um passado ameaçado. 
b) Oficina de convivência com semiárido: Teve o objetivo de proporcionar aos alunos do projeto: Meu Sertão no Lordão uma visita técnica a uma comunidade rural que aplica técnica de convivência local, a exemplo das cisternas de placa.



c) Oficina de Desenho: Desenvolvida pela ex-aluna Daiane Lima com o objetivo de potencializar o talento artístico dos alunos com a temática da Caatinga.





d) Oficina de fotografia: Ministrada pelo ex-aluno Ismael Moisés tinha o objetivo de orientar os alunos quanto ao uso adequado dos recursos dos celulares e máquinas fotográficas. A temática sugerida: As belezas da Caatinga. No final, os alunos precisavam publicar um álbum para votação em internet.

e) Oficina de recuperação de áreas degradadas. Coordenada pelos alunos do Núcleo de Estudos Agroecológico - NEA do IFPB, campus Picuí tinha o objetivo de orientar os alunos filhos de agricultores o manejo adequado de áreas em processo de desertificação. 

f) Oficina de Nó e Rapel: Ministrada pelo aluno da Educação de Jovens e Adultos e integrante da Associação Trilhas na Caatinga, teve o objetivo de divulgar o rapel com alternativa de turismo rural. A oficina foi uma das mais concorridas pelos alunos, sendo cuidadosamente orientada pelo instrutor Isaías.  

g) Oficina de produção de hortaliças: Orientado pelo professor Lucínio Oliviera do curso de Agroecologia do IFPB, campus/Picuí, tinha como objetivo fortalecer a parceria com o projeto Horta Escolar desenvolvido na escola que tem na horta uma ferramenta de educação alimentar. 



No sábado os alunos foram participar de um acampamento na comunidade rural Águas Belas no município de Picuí. Coordenada pela Associação Trilhas na Caatinga os alunos participaram de provas de resistência, aventura e concentração, todas em contato direto com a Caatinga. Durante o acampamento os jovens participaram de uma trilha noturna, acompanhados pelo professor e instrutores da Associação Trilhas na Caatinga. Um dos momentos mais esperados foi a noite no acampamento. Em volta da fogueira os alunos armaram suas barracas e aproveitaram a noite de céu limpo. Para encerrar as atividades foram realizadas atividades religiosas com orações e momentos de reflexão. 
No domingo a programação foi: Trilha com obstáculos, caça ao tesouro e lazer na piscina Águas Belas. Muita aventura e contato com natureza como estratégia de aprendizagem sobre o potencial que o bioma Caatinga pode oferecer às comunidades rurais, evitando que as mesmas desenvolvam ações de degradação, mas que busquem potencializar suas características ambientais através do turismo ecológico. 
Outra ação do acampamento foi a simulação de uma escavação arqueológica, na qual os estudantes tiveram o acompanhamento dos alunos do curso de história da UEPB. Na oportunidade orientaram sobre os equipamentos necessário numa escavação, a questão ética durante a escavação e a necessidade de classificar e estudar os artefatos encontrados. 

A III Semana do Bioma Caatinga encerrou a programação no final do domingo, 01 de maio, com atividades de lazer e esporte, acreditando que os alunos que participaram terão um novo olhar sobre o bioma local. Agradecer em nome do senhor Edson Calado a parceria com a Associação Trilhas na Caatinga.

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