A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e que ocupa majoritariamente a Nordeste. Contudo, a falta de conhecimento e ações predadoras e extrativistas provocam enormes desequilíbrios que ameaçam espécies de sua fauna, flora, patrimônios naturais e culturais e a existência do próprio nordestino. Diante dessa realidade a Escola Estadual Professor Lordão vem fortalecendo a parceria com a Associação Trilhas na Caatinga com o objetivo em contribuir com ações educativas no sentido de minimizar os dados ambientais e valorizar suas riqueza naturais e culturais através do turismo local.
Como ação definida no
Projeto de Intervenção Pedagógica - PIP, a Escola estadual Professor Lordão e a
Associação Trilhas na Caatinga planejaram e executaram a III Semana Municipal
do Bioma Caatinga que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Picuí. Entre
os dias 28 de Abril e 01 de Maio os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar
de forma prática, instigante e reflexiva várias atividades sobre a
temática.
A abertura aconteceu no
dia do bioma Caatinga, 28 de abril, no auditório municipal, ocasião que a
escola foi agraciada com o troféu Mandacaru por suas ações direcionadas à
educação ambiental com foco na realidade local. Os alunos da 3ª Série do ensino
integral participaram de palestra com o Major Tibério, Comandante do Batalhão
de Polícia ambiental da Paraíba, ocasião que abordou variados temas
relacionados a preservação da "mata branca". À noite a palestra foi
com a professora Drª Taís Borges do Campus/Picuí do IFPB que apresentou aos
alunos do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos as
características dos Répteis e anfíbios da Caatinga.
Na sexta feira (29) os alunos da Escola Cidadã Integrada participaram de várias oficinas com objetivo de conhecer, valorizar e potencializar o bioma no município. Entre as oficinas destacaram-se:
Na sexta feira (29) os alunos da Escola Cidadã Integrada participaram de várias oficinas com objetivo de conhecer, valorizar e potencializar o bioma no município. Entre as oficinas destacaram-se:
a) Oficina de
arqueologia: Com objetivo de conhecer e valorizar o Patrimônio Cultural de
Picuí, os alunos da Escola Municipal Tertuliano Pereira foram convidados a
visitar o Sítio Arqueológico Cachoeira do Pedro guiados e orientados pelos
alunos do Projeto: Arqueologia, um passado ameaçado.
b) Oficina de
convivência com semiárido: Teve o objetivo de proporcionar aos alunos do
projeto: Meu Sertão no Lordão uma visita técnica a uma comunidade rural que
aplica técnica de convivência local, a exemplo das cisternas de placa.
c) Oficina de Desenho:
Desenvolvida pela ex-aluna Daiane Lima com o objetivo de potencializar o
talento artístico dos alunos com a temática da Caatinga.
d) Oficina de fotografia: Ministrada pelo ex-aluno Ismael Moisés tinha o objetivo de orientar os alunos quanto ao uso adequado dos recursos dos celulares e máquinas fotográficas. A temática sugerida: As belezas da Caatinga. No final, os alunos precisavam publicar um álbum para votação em internet.
e) Oficina de
recuperação de áreas degradadas. Coordenada pelos alunos do Núcleo de Estudos
Agroecológico - NEA do IFPB, campus Picuí tinha o objetivo de orientar os
alunos filhos de agricultores o manejo adequado de áreas em processo de
desertificação.
f) Oficina de Nó e
Rapel: Ministrada pelo aluno da Educação de Jovens e Adultos e integrante da
Associação Trilhas na Caatinga, teve o objetivo de divulgar o rapel com
alternativa de turismo rural. A oficina foi uma das mais concorridas pelos
alunos, sendo cuidadosamente orientada pelo instrutor Isaías.
g) Oficina de produção de hortaliças: Orientado pelo professor Lucínio Oliviera do curso de Agroecologia do IFPB, campus/Picuí, tinha como objetivo fortalecer a parceria com o projeto Horta Escolar desenvolvido na escola que tem na horta uma ferramenta de educação alimentar.
g) Oficina de produção de hortaliças: Orientado pelo professor Lucínio Oliviera do curso de Agroecologia do IFPB, campus/Picuí, tinha como objetivo fortalecer a parceria com o projeto Horta Escolar desenvolvido na escola que tem na horta uma ferramenta de educação alimentar.
No sábado os alunos foram participar de um acampamento na comunidade rural Águas Belas no município de Picuí. Coordenada pela Associação Trilhas na Caatinga os alunos participaram de provas de resistência, aventura e concentração, todas em contato direto com a Caatinga. Durante o acampamento os jovens participaram de uma trilha noturna, acompanhados pelo professor e instrutores da Associação Trilhas na Caatinga. Um dos momentos mais esperados foi a noite no acampamento. Em volta da fogueira os alunos armaram suas barracas e aproveitaram a noite de céu limpo. Para encerrar as atividades foram realizadas atividades religiosas com orações e momentos de reflexão.
No domingo a programação
foi: Trilha com obstáculos, caça ao tesouro e lazer na piscina Águas Belas.
Muita aventura e contato com natureza como estratégia de aprendizagem sobre o
potencial que o bioma Caatinga pode oferecer às comunidades rurais, evitando
que as mesmas desenvolvam ações de degradação, mas que busquem potencializar suas
características ambientais através do turismo ecológico.
Outra ação do
acampamento foi a simulação de uma escavação arqueológica, na qual os
estudantes tiveram o acompanhamento dos alunos do curso de história da UEPB. Na
oportunidade orientaram sobre os equipamentos necessário numa escavação, a
questão ética durante a escavação e a necessidade de classificar e estudar os
artefatos encontrados.
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