quarta-feira, 20 de junho de 2012

ProEMI: Lordão realiza formação em Cultura Afro


A Escola Estadual Professor Lordão, atendendo a lei 10.639 que estabelece  a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas,  a lei 11.645 que disciplina o ensino da temática e a Proposta Curricular da Instituição promoveu, através do Programa Ensino Médio Inovador, uma formação continuada em História e cultura africana no Brasil com professores e alunos.
Para ministrar a formação foi contratada a professora especialista Alessandra Lucena, que tem como linha de pesquisa a cultura africana. Foram realizados três encontros, sendo dois na Escola para discussão e embasamento teórico e o terceiro através de uma aula de campo na Cidade de Alagoa Grande. Foram convidados os professores de outras escolas, a exemplo da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, Escola Municipal Ana Maria Gomes, Escola Tertuliano Pereira e a Escola Severino Ramos. A aula de campo foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de transportes.
A aula de campo aconteceu nesta quarta (20) com alunos e professores. O objetivo era vivenciar na prática a contribuição da cultura africana no Estado da Paraíba. O roteiro foi composto pela visita ao memorial Jackson do Pandeiro, negro e ícone da música brasileira, natural de Alagoa Grande, Teatro Minerva, Quilombo Criollos das Caianas, onde os alunos vivenciaram a cultura da comunidade através de seus costumes, crenças, comidas, etc. A turma ainda visitou a casa Margarida Maria Alves, líder sindical executada na década de 1980 por se opor a opressão aos agricultores da cidade.
A formação continuada segue a programação:
21/06 – 8 às 17 horas
  • ·         Formação para professores nas áreas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências naturais: Matriz curricular do ENEM.

21/06 – 8 às 17 horas:
  • ·         Formação em curta metragem para os alunos.

22/06 - 8 às 17 horas:
  • ·        Formação para professores nas áreas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências naturais: Matriz curricular do ENEM.

22/06 – 8 às 17 horas:
  • ·         Formação em curta metragem para os alunos.
Confira mais fotos em nossa página no Facebook






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...