domingo, 30 de setembro de 2012

Escola Professor Lordão realiza estudo de campo em Recife e Olinda


Professores, funcionários e alunos da Escola Estadual Professor Lordão participaram neste sábado (28/09) de uma série de atividades práticas nas cidades de Olinda e Recife-PE. O estudo de campo fez parte das ações pedagógicas do Programa Ensino Médio inovador – ProEMI, que tem como um de seus objetivos proporcionar aos alunos a vivencia da teórica através de atividades práticas, a exemplo de visita a museus, exposições, sítios arqueológicos, bibliotecas, teatros, cinemas, trilhas, etc.
A aula de campo contou com a presença de 98 pessoas, entre professores, técnicos da 4ª gerência regional de ensino, funcionários e alunos. A visita aconteceu na cidade de Olinda, onde os alunos conheceram o sitio histórico da primeira capital de Pernambuco, o roteiro do tradicional carnaval da cidade e os aspectos religiosos. Durante a aula em Olinda, os alunos foram recepcionados pelo seminarista Elvis Caio, filho de Gorete Macedo e José Nilson Lira, Funcionários públicos em Picuí. Elvis estudou em Picuí e hoje participa do seminário em Olinda. Durante sua palestra enfatizou a contribuição do Seminário para a história política do Brasil, pois destacou-se pela atuação de seus religiosos, a exemplo de Frei Caneca que participou da revolução de 1817, na lutou pela independência, a confederação do equador  contra o absolutismo de D. Pedro I; Frei Miguelinho que participou da Revolução de 1817, D. Vital que foi um dos motivadores da questão religiosa, na qual a Igreja rompeu com o império e precipitou a proclamação da República e Dom Helder Câmara que lutou contra a opressão da ditadura no Brasil. A Elvis Caio nosso muito obrigado.
Após a visita a Olinda o grupo seguiu para Recife. Após o almoço, servido no restaurante o Recanto do Picuí, a turma fez a visita a Instituto Ricardo Brennand, hoje a maior referencia cultural do Nordeste, e pode conhecer as mostras: “Frans Post e o Brasil holandês” , “o julgamento de Fouquet” e “paisagens brasileiras do séc XIX”, além de todo o acervo de peças medievais e obras de arte da América, Europa, Ásia e Africa.
No final da tarde, os alunos foram a praia de Boa Viagem, um dos mais belos destinos turísticos do Brasil. Após o jantar no Recanto do Picuí, a turma fez um tur guiado pelo professor Gustavo pela Recife antiga, ocasião que conheceram a arquitetura colonial da cidade e assistiram a peça “Ímã”, que emocionou o grupo.
Por volta das 23h a turma retornou a Picuí com uma importante bagagem cultural. Para alunos, professores e funcionários a aula foi uma oportunidade de socialização, trocar experiências, reconhecer valores, conhecer sobre história, geografia religiosidade, arquitetura, arte. Enfim, uma experiência única na vida de cada aluno da rede pública estadual.
Além de Recife e Olinda, os alunos da Escola Professor Lordão já participaram de vários estudos de campo pelo ProEMI em 2012: Picuí, Cuité, Areia, Campina Grande, Currais Novos, Alagoa Grande, Santa Rita e João Pessoa.
Parabéns aos professores, funcionários e alunos pela organização e aproveitamento durante o estudo, e o nosso muito obrigado pela parceria com a 4ª GREC – Cuité, o Conselho Tutelar de Picuí, o Recanto do Picuí, Seminarista Elvis Caio e Professor Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...