quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jovens de Picuí já podem se inscrever para o Supletivo 2012.


A Secretaria de Estado da Educação lançou o edital para inscrição nos Exames Supletivos para os níveis de Ensino Fundamental e Médio. As inscrições serão realizadas pela internet entre 21/06  e 10/07/2012,  gratuitamente pelo portal do Governo no www.paraiba.pb.gov.br/educacao ou no Blog da escola: http://midiasnolordao1.blogspot.com.br. As provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de setembro/2012.
Para o Ensino Fundamental, a idade mínima é de 15 anos completos até a data de realização da primeira prova. Já para o Ensino Médio poderão se inscrever candidatos com a idade mínima de 18 anos completos até a data de realização da primeira prova.
 O Cartão de Identificação com local de prova estará disponível para impressão também no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao, no link “Supletivo 2012”. O cartão deverá ser apresentado juntamente com a Carteira de Identidade para a realização das provas.
É importante salientar que a prioridade é para o estudante que está fora da escola, mas aquele que estiver dentro dos critérios do edital podem se inscrever. Contudo, é necessário lembrar a àqueles que estão regularmente matriculados para não se evadirem da escola, visto que não é fácil a aprovação na primeira prova. Assim, o aluno terá duas possibilidades de certificação: Uma, através do supletivo, e outra pela escola, regularmente matriculado.
A partir da próxima semana a Escola Estadual Professor Lordão estará abrindo inscrições para o Cursinho Pré vestibular do Estado, o PBvest que revisará todo o conteúdo do ensino médio preparando os alunos para o Vestibular, o ENEM e o Supletivo.
1.     Dos Componentes Curriculares:
 - Nível do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Inglês, Matemática e Ciências.
- Nível do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Arte, Inglês ou Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia e Sociologia.
- A prova de Língua Portuguesa, nos dois graus de Ensino, incluirá uma redação.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ProEMI: Lordão realiza formação em Cultura Afro


A Escola Estadual Professor Lordão, atendendo a lei 10.639 que estabelece  a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas,  a lei 11.645 que disciplina o ensino da temática e a Proposta Curricular da Instituição promoveu, através do Programa Ensino Médio Inovador, uma formação continuada em História e cultura africana no Brasil com professores e alunos.
Para ministrar a formação foi contratada a professora especialista Alessandra Lucena, que tem como linha de pesquisa a cultura africana. Foram realizados três encontros, sendo dois na Escola para discussão e embasamento teórico e o terceiro através de uma aula de campo na Cidade de Alagoa Grande. Foram convidados os professores de outras escolas, a exemplo da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, Escola Municipal Ana Maria Gomes, Escola Tertuliano Pereira e a Escola Severino Ramos. A aula de campo foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de transportes.
A aula de campo aconteceu nesta quarta (20) com alunos e professores. O objetivo era vivenciar na prática a contribuição da cultura africana no Estado da Paraíba. O roteiro foi composto pela visita ao memorial Jackson do Pandeiro, negro e ícone da música brasileira, natural de Alagoa Grande, Teatro Minerva, Quilombo Criollos das Caianas, onde os alunos vivenciaram a cultura da comunidade através de seus costumes, crenças, comidas, etc. A turma ainda visitou a casa Margarida Maria Alves, líder sindical executada na década de 1980 por se opor a opressão aos agricultores da cidade.
A formação continuada segue a programação:
21/06 – 8 às 17 horas
  • ·         Formação para professores nas áreas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências naturais: Matriz curricular do ENEM.

21/06 – 8 às 17 horas:
  • ·         Formação em curta metragem para os alunos.

22/06 - 8 às 17 horas:
  • ·        Formação para professores nas áreas de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências naturais: Matriz curricular do ENEM.

22/06 – 8 às 17 horas:
  • ·         Formação em curta metragem para os alunos.
Confira mais fotos em nossa página no Facebook






terça-feira, 19 de junho de 2012

Lordão comemora São João em grande estilo


Quadrilha do Lordão: Professores e alunos

      Professores, alunos, funcionários e a comunidade que faz a Escola Estadual Professor Lordão comemorou nesta terça (19) os festejos juninos com muita música, quadrilhas, brincadeiras e comida típicas.
         Desde o início de julho que professores e alunos planejavam e desenvolvia atividades relacionadas às festividades juninas. Considerando que o mês de julho é o mais expressivo da cultura regional, os professores desenvolveram diversas atividades culturais tendo em vista a comemoração no Arraiá do Lordão. O professor de arte em parceria com os alunos do PIBID elaboraram a ornamentação da escola, através de oficinas de confecção de bandeiras, balões e correntes. A professora de Cultura e Comunicação de Mídias em parceria com outros professores desenvolveram atividades com alunos para confecção dos personagens caipiras que compuseram os painéis da festa.
Oficina de arte: ornamentação
        A quadrilha da escola foi organizada pelos professores de química e envolveu professores, alunos e funcionários. Foi uma das atrações da noite de forró do arraiá do lordão 2012.  
    As comidas típicas ficaram sob a responsabilidade das turmas concluintes, que serviram pamonha, canjica, pipoca, cocada, doces, tapioca e bolos, a exemplo do Pé de moleque. Uma das turmas organizou uma sala com brincadeiras típicas do período junino como pescaria, jogo da argola, Zé bocão e tiro ao alvo.
Alunos caracterizam as salas
Durante todo o dia alunos, professores e funcionários prepararam a escola para receber, à noite, a comunidade e comemorar juntos o são João antecipado da Escola.
Concluintes: Comidas típicas 
À noite a programação teve inicio a apresentação da Quadrilha do Lordão, em seguida foi realizado um concurso de forró, seguido pela apresentação da quadrilha filhos de Picuí. Entre uma apresentação e outra era realizada a rifa do balaio junino, cesta de chocolates e um bingo. A parte final ficou com a banda Potência Total, formada por alunos da escola. Foi uma oportunidade de confraternização entre alunos, professores, funcionários e a comunidade de Picuí.
      O São João da Escola Professor Lordão foi ação da coordenação pedagógica e da articulação do Programa Ensino Médio Inovador, que possibilita a professores e alunos desenvolverem, através dos Macrocampos, diversas atividades voltadas para o campo da arte e cultura em parceria com a comunidade.
      Na oportunidade a Escola Estadual Professor Lordão vem a público agradecer a seus professores, funcionários, alunos e a comunidade: Pais, Comércio, ex alunos e amigos. Um agradecimento especial a Policia Militar de Picuí que ofereceu todas as condições para que o evento acontecesse em paz.

domingo, 17 de junho de 2012

Alunos de Picuí podem se inscrever no 2º SISU até dia 22 de junho.


A partir de hoje (18), os estudantes de Picuí que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever para disputar uma das 30.548 vagas em instituições públicas de ensino superior disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
 O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, que são disputadas a partir do Enem. Os interessados podem consultar quais são os cursos disponíveis no site do programa, disponível no blog da escola: http://midiasnolordao1.blogspot.com
Ao acessar o sistema, o candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Ao longo do período de inscrições, ele pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e sua classificação parcial. As opções de curso escolhidas previamente podem ser alteradas, se o candidato achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição. Cada alteração invalida a inscrição feita anteriormente.
A lista dos aprovados será divulgada no dia 25 deste mês e os alunos selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino do dia 29 ao dia 2 de julho. Está prevista ainda uma segunda chamada para 6 de julho. Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será usada pelas universidades para selecionar os alunos em caso de sobra de vagas.
Os alunos de Picuí podem se inscrever para concorrer a uma das 1.198 vagas disponíveis nas Instituições de Ensino Superior na Paraíba: IFPB, UFCG e UEPB. Na cidade de Picuí o Instituto Federal de Educação (IFPB) oferece 40 vagas para o curso de Agroecologia. O aluno que encontrar alguma dúvida pode se dirigir a Escola Estadual Professor Lordão que será orientado em como proceder sua inscrição.

sábado, 2 de junho de 2012

Lordão divulga 1ª lista de aprovados no Pronatec/IFPB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR LORDÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 2012


1ª Chamada para matrícula

NOME
SÉRIE
Nota
final
Ensino Médio Regular – Noite


MARIA JOSIVÂNIA LIMA DA SILVA
1 F
5,5
ELIZAMA CRISTINA SILVA OLIVEIRA
1 H
5,5
IRIS APARECIDA DE OLIVEIRA AZEVEDO
1 H
4,9
JOSEFA FRANCEILMA GOMES BEZERRA
1 H
5,2
LUZINEIDE DA COSTA SALES
1 H
4,8
QUITÉRIA GOMES DA SILVA
1 G
5,0
RAFAEL SANTOS NEVES
1 G
5,0
MAILSON ALVES DE ANDRADE
1 G
4,6
JOSÉ FELIPE DOS SANTOS SILVA
1 H
3,7
ANDRÉIA AZEVEDO COSTA
1 H
4,5
CAMILA KÍSSIA SILVA DOS SANTOS
1 F
5,2
DIEGO STERPHENSON DA SILVA AQUINO
1 F
5,7
FRANCIMERE SILVA DANTAS
1 G
5,1
SABRINA GABRIELA LIRA DA SILVA
1 F
5,1
JORGE RAFAEL OLIVEIRA CUNHA
1 G
4,6
ROSANE PEDRO DA SILVA
1 F
5,0
ELIEDSON DANTAS DE SOUZA
1 G
5,0
MARIA DAS VITÓRIAS LIMA DE SOUZA
1 G
4,7
FRANCISCO RIVAILDO LOPES DANTAS
1 F
5,1
JOSÉ MATEUS DA SILVA DANTAS
1 G
5,2
Ensino Médio Inovador


JANIELI RODRIGUES DA SILVA
1 E
6,1
MARIA KAROLAYNE NOGUEIRA DE MACEDO
1D
5,6
ROSSANA RENAYLIS DE ARAUJO
1E
6,8
JOSEFA VANESSA DOS SANTOS ARAUJO
1D
6,5
JOSÉ DJALISON SANTOS OLIVEIRA
1D
6,6
FLAVIO DE OLIVEIRA DANTAS
1B
5,8
JOSÉ DOMINGOS DE OLIVEIRA NETO
1D
6,3
JANUSE MILLIA DANTAS DE ARAUJO
1E
6,7
LARA LAYANE ARAUJO MACEDO
1D
6,4
ARIELY MONNYKE DE OLIVEIRA SANTOS
1D
6,2



      O  Curso Técnico em Informática, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, é uma parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, através da Escola Estadual Professor Lordão, e o MEC através do Instituto Federal de Educação, Campus Picuí.
      São 30 vagas para o curso técnico em informática, com ênfase em programação, exclusivo para os alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Lordão. O curso será ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba, campus Picuí a partir de agosto com aulas durante o turno vespertino.

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...