domingo, 14 de dezembro de 2014

Alunos do Lordão participam da Feira de Negócios do Seridó e Curimataú Paraibano

      Durante a XII edição do Festival da carne de sol que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de dezembro a Escola Estadual Professor Lordão esteve presente através de seus projetos a  Feira de Negócios do Seridó e Curimataú Paraibano.

      Na Feira os alunos, orientados pelos professores Luciano Dantas e Robson Rubenilson, apresentaram parte das ações desenvolvidas no ano 2014. Na ocasião os alunos permitiram ao público visitante conhecer um pouco ds práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

      Os alunos Danilo, Jordânia e Harife da 1ª Série E e Kleciano da 3ª Série B apresentaram algumas das ações desenvolvidas pelo projeto Ver e viver a Caatinga que tem como objetivo despertar a consciência ecológica para o bioma caatinga, próprio de nossa região semiárida. foram apresentados espécies de vários animais aves, répteis típicos da região e ameaçados de extinção. Os animais são resultados de acidentes ou capturas que populares fazem e entregam mortos ao mototáxi Gustavo Ferreira e em parceria com o projeto os alunos fazem os estudo e catalogação. 
     
Os alunos Gustavo e Ítalo Natã apresentaram os projetos Arquelogia: Um passado ameaçado que reflete sobre as ameaças antrópicas e até naturais que os sítios arqueológicos de Picuí enfrentam, com destaque para o Sítio Arquelógico Cachoeira do Pedro. 
      Outro em destaque foi o Projeto Horta Escolar, que visa estimular um prática sustentável na escola a partir de várias ações como reutilização da água para irrigação, reaproveitamento de diversos materiais: Papéis, Garrafas pet, Madeira, Óleo para produção de sabão, Folhas e cascas de frutos e verduras para compostagem, etc. Contudo a principal ação diz respeito a mudanças dos hábitos alimentares dos alunos a partir da manutenção da horta na escola. Este projeto foi premiado em 2013 pela Secretaria Estadual de Educação e este ano conta com a parceria da UFCG, das alunos do curso de nutrição através do professor de Integração Curricular Josevandro Barros.
      O Projeto O estudo da física através de próteses de amputados em acidentes de trânsito, desenvolvido pelos alunos Josinaldo, Moura e Juscelino da EJA,  esteve presente na exposição. O referido projetos já participou da Feiras Regionais do IFPB ( 1º Lugar) e UFCG 
( 2º lugar) e tem como destaque a produção de um protótipo de prótese movida por impulsos elétricos. 
    A feira foi bastante visitada e os alunos tiveram nova oportunidade de simular ambientes acadêmicos através de projetos de iniciação científica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...