terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Escola estadual da cidade de Picuí recebe o Prêmio Gestão Escolar em Brasília


       O gestor da Escola Estadual Professor Lordão, localizada na cidade de Picuí, Robson Rubenilson, recebeu em Brasília, durante cerimônia realizada pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), o Prêmio Gestão Escolar 2015.
       O Prêmio é um reconhecimento do Consed a projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.
       Como premiação, a escola recebeu um valor de R$ 6 mil e o gestor uma formação em gestão escolar e a oportunidade de vivenciar experiências de escolas em outros países. Esta é a segunda vez que a Escola Professor Lordão recebe essa premiação. Em 2012, o gestor participou de um intercâmbio profissional nos EUA.
       Entre os dia 1º e 4 de dezembro, Robson Rubenilson participou de workshop sobre gestão escolar, currículo e avaliação. Na ocasião, os 27 gestores premiados em todo o país tiveram a oportunidade de compartilhar e conhecer a realidade das escolas de Educação Básica do Brasil.
A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pela TV Escola e contou com representantes do Ministério da Educação, Consed, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec), da Embaixada Americana no Brasil, secretários estaduais de educação e vários parceiros, a exemplo do Instituto Natura, Coca-cola, entre outros.
       O Prêmio Gestão Escolar 2015 é o reconhecimento ao trabalho de 34 professores, 27 funcionários, 591 alunos, vários profissionais da 4ª Gerência de Educação e Secretaria de Estado da Educação (SEE), centenas de famílias e dezenas de parceiros que contribuíram para a escola representar pela segunda vez a Paraíba como referência em gestão escolar.
      Prêmio Gestão Escolar – O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) acredita no fortalecimento e na qualificação das equipes gestoras das escolas públicas como estratégias essenciais para a melhoria da qualidade de ensino. Essa crença se materializa no Prêmio Gestão Escolar, uma das iniciativas do Consed que vem se constituindo em um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar da comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar. 

Concebido em 1998 e desde a primeira premiação, em 1999, o Prêmio Gestão Escolar vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do Prêmio. A partir de 2014, o PGE passou a ser uma premiação bianual. Nos anos ímpares concentram-se o processo seletivo das escolas e a premiação, enquanto que, nos anos pares, são promovidas ações de formação para os gestores inscritos no ano anterior com o PGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...