terça-feira, 11 de abril de 2017

XIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA (OBB)


No último sábado (08/04) foi realizada na Escola Estadual Professor Lordão, a 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Para participar, os alunos têm que estar regularmente matriculados e cursando o ensino médio em qualquer escolar pública ou privada, cadastradas pelo MEC, do país. 
Os 15 primeiros colocados da segunda fase participarão de treinamento prático no Instituto Butantan. Durante este treinamento final será aplicada uma prova que colaborará na escolha dos alunos que participarão da 28ª IBO (Olimpíada Internacional de Biologia) que ocorrerá na Inglaterra em julho e da 11ª OIAB (Olimpíada Ibero-americana de Biologia) que ocorrerá em Portugal em setembro.
A OBB consiste em 3 etapas:
Etapas:

Fase 1:

- No dia 08/04 os alunos inscritos realizam uma prova na sua instituição de origem. Após realização da prova, os professores das escolas participantes serão responsáveis pela correção, mediante gabarito divulgado no site da OBB, a partir do dia 10/04, bem como pelo lançamento das notas no site que garantirá as inscrições de seus alunos.

- A prova será composta por 30 questões múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de biologia contido no link conteúdo abordado do site da OBB.

- O caráter desta prova será meramente classificatório para a segunda fase.


Fase 2:

- No dia 07/05 os alunos classificados na Fase 1 farão uma prova composta de 100 a 120 questões de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo da Fase 1. Os coordenadores estaduais serão os responsáveis pela distribuição das provas para as escolas-sede (que serão as responsáveis pelas cópias e aplicações destas provas), bem como pelo envio dos cartões resposta dos alunos, por Sedex, dentro do prazo que será posteriormente estipulado pela coordenação nacional da OBB, para o Instituto Butantan onde estas provas serão corrigidas.


Fase 3:

- Durante este treinamento final será aplicada uma prova que colaborará na escolha dos alunos que participarão da 28º IBO (Olimpíada Internacional de Biologia) que ocorrerá na Inglaterra em julho - do primeiro ao quarto melhores classificados gerais da OBB; e da 11º OIAB (Olimpíada Ibero-americana de Biologia) que ocorrerá em Portugal em setembro - do quinto ao oitavo melhores classificados da OBB.

- Dois alunos (do nono ao décimo classificados gerais da OBB) serão escolhidos como suplentes (no caso de algum dos classificados finais não poder participar das olimpíadas internacionais).

- Por critério das OIAB, alunos já participantes em outras edições de olimpíadas internacionais de biologia não poderão participar da OIAB, caso haja esta situação, o suplente mais bem classificado será convocado para substituí-lo.​​


CALENDÁRIO:
Inscrições: 03 de março a 03 de abril
Primeira Fase: 08 de abril
Segunda fase: 07 de maio
Terceira fase (treinamento): 05 a 09 de junho

CONTEÚDO ABORDADO
Veja Aqui!

GABARITO PRELIMINAR
Confira Aqui!

Professores de Biologia Luciano Dantas e Rafaela Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...