domingo, 4 de outubro de 2015

Lordão inscreve três projetos na I Olimpíada de Inovação da Paraíba


A escola Estadual Professor Lordão inscreveu três trabalhos na I Olimpíada de Inovação da Paraíba. Em sua primeira edição, a Olimpíada está sendo promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX da UFCG em parceria com diversos integrantes do Sistema de Inovação do Estado da Paraíba (UFPB, UEPB, IFPB, SEBRAE, SENAI, PaqTcPB) e será realizada durante a 13ª Feira de Tecnologia de Campina Grande - FETECh na Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba.
O evento tem como finalidade, estimular, reconhecer, apoiar e divulgar a criatividade e o empreendedorismo, promovendo articulação com as instituições de ensino do Estado da Paraíba e empresas que estejam desenvolvendo ações inovadoras e empreendedoras com forte apelo social no Estado. 
Josseane Lima, 1º lugar - categoria relevância social. FCL. 
A aluna Josseane Lima, 2ª série B – ProEMI,  inscreveu o projeto: Dispositivo sonoro acoplado a cadeirinha do bebê, que consiste numa adaptação de um dispositivo para as cadeirinhas de bebê com o objetivo de alertar os condutores sobre a necessidade de retirar a criança após estacionar o carro, evitando acidentes e até mortes por asfixia e desidratação de crianças provocados pelo esquecimento dos pais ou outros condutores. “ Espero que meu trabalho seja selecionado pelo fato de poder ajudar as pessoas” disse Josseane que é orientada pelo professor Robson Rubenilson e Alex Gustavo. Seu trabalho ficou em 1º lugar na categoria relevância social durante a Feira de Ciências do Lordão 2015.
Alunas apresentam projeto na Feira de Cências do Lordão
Outro trabalho inscrito foi sobre um sistema de reutilização da água dos condicionadores de água para irrigação de uma horta escolar. Este projeto é desenvolvido desde 2012 na escola, já foi apresentado nas feiras de Ciências da Escola Professor Lordão, UFCG e IFPB. Já foi premiado por dois anos pela Secretaria de Educação da Paraíba. A pesquisa está sendo desenvolvida pelas alunas da 2ª série C – ProEMI, Josiérica Santos, Maria Silvia, Kellyne Santos, Clívia Dantas e Manuela Dantas, sob a orientação do Professor Robson.
Jordânia Ferreira defende projeto durante feira de ciências . 
A Estudante Jordânia Ferreira, 2ª série B – ProEMI,  também está submetendo sua pesquisa a Olimpíada. Seu projeto consiste em um sistema de captação de águas pluviais em casas populares e prédios públicos. Seu projeto foi um dos selecionados no programa parlamento Jovem Brasileiro na etapa estadual. Agora em parceria com o aluno Arthur Álvares pretende aperfeiçoar tendo como foco o mercado.

As melhores propostas de inovação serão premiadas com troféus, um ano de incubação no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), visita ao Porto Digital de Recife e a Agência de Inovação da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...