domingo, 29 de novembro de 2015

Alunos do projeto de arqueologia têm aula sobre a megafauna paraibana no Museu de História Natural Mastodonte.


Os alunos do Projeto Arqueologia, um passado ameaçado participaram na última quarta (25) de aula de campo no centro turístico e cultural MASTODONTE, mais precisamente no museu Museu de História Natural Sargento Genésio, onde encontra-se uma das mais acervos composto de réplicas de animais da megafauna pleistocênica e de fósseis encontrados na localidade Lagoa de Dentro, entre Campina Grande e Puxinanã.

A aula de campo foi planejada pela professora Janaina Gomes, ex aluna da Escola Professor Lordão, historiadora e co-orientadora do Projeto Arqueologia, um passado ameaçado. Após leitura, debates e exibição de documentário sobre os animais da megafauna, a professora Janaina agendou visita ao museu Mastodonte, onde os alunos foram orientados pelo consultor do museu, o arqueólogo Djair Fialho.  
Durante a visita ao Museu de História Natural Sargento Genésio (Mastodonte)  participaram de uma aula em  passeio temática, em forma de caverna, composta de réplicas de animais da megafauna quartenária simulando um habitat pleistocênico com réplicas dos animais confeccionadas pelo historiador e artista plástico Vanderley de Brito, sócio da Sociedade Paraibana de Arqueologia. Ainda conheceram uma área reservada ao homem pleistocênico, onde estão expostas réplicas dos hominídeos da linha evolutiva do homo sapiens-sapiens em série cronológica e pinturas rupestres representadas nas paredes de pedra, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o espírito cultural do homem primitivo.
Em outra ala destinada ao que restou do pleistoceno, organizada pelo consultor Djair Fialho, o conheceram muitas  peças de fósseis da megafauna que foram desenterradas na lagoa do Parque, além de artefatos e utensílios indígenas da região. Os alunos ainda conheceram a lagoa de dentro, local onde foram desenterrados vários fósseis, inclusive do Mastodonte, animal da megafauna que habitou o interior da Paraíba durante a Pré história.

O projeto Arqueologia, um passado ameaçado é orientado pelo professor Robson Rubenilson em parceria com a professora Janaina Gomes, é desenvolvido desde 2013 com objetivo de conhecer os vestígios arqueológicos da região e refletir sobre as ameaças presentes. Ficou em 2º lugar na Feira de Ciências do IFPB/2014 – categoria ciência Humanas e tem como parceiros os pesquisadores da Associação Trilhas na Caatinga e Sociedade Paraibana de Arqueologia. 





Um comentário:

  1. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...