sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Conheça o projeto que incentiva a leitura no Lordão


      O Projeto Ler, intuir e (re)criar tem como objetivo Incentivar o gosto e o interesse dos alunos pela leitura através do conhecimento da leitura literária. Orientado pelas professoras de Língua Portuguesa, Jeanne Medeiros e Renata Santos, reúne 25 alunos de todas as séries do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Lordão. 
     As aulas acontecem às sextas-feiras. Inicialmente, (MOMENTO LER), é proposta a análise de uma obra, podendo ser a leitura de um livro ou a exibição de um filme. Em seguida, (MOMENTO INTUIR), é realizada uma discussão coletiva, avaliando a obra, a mensagem que ela nos inspira, os pontos positivos/negativos da obra. Finalmente, (MOMENTO (RE)CRIAR), os alunos são convidados a produzir uma releitura da obra estudada, usando outra linguagem (teatro, poesia, música, desenhos, histórias em quadrinhos) chamando a atenção para a mensagem principal que a obra transmite na visão de cada um. As releituras são compartilhadas no grupo.
      Além disso, para incentivar ainda mais o hábito de ler, podendo levá-lo para além dos muros da escola, semanalmente, são realizados sorteios de livros. Os ganhadores, após a leitura, podem emprestar ou doar o livro para alguém ou ainda devolver para ser novamente sorteado. “Decidi entrar no projeto porque me identifico muito com a leitura. As professoras são ótimas e sempre estão nos motivando” disse Gabriele Dantas, aluna da 1ª série A.

     Em depoimento, a professora Jeanne Medeiros disse que “não é uma tarefa fácil ministrar as aulas de número 39 e 40 da semana. Os alunos chegam cansados e tivemos a intenção de, sem perder o foco pedagógico, proporcionar momentos de descontração em que o aluno pudesse aprender de forma lúdica e se expressar livremente, exercitando a criatividade e a criticidade”.
     Os alunos produzem textos em diferentes gêneros, sendo algumas das ações do projeto a publicação de um livro, a produção de um curta metragem e o desejo da exibição de uma peça no espaço cultural em João Pessoa aos alunos da rede estadual de ensino. “O projeto me ensinou como devo olhar cada coisa, tanto filmes, como textos e o cotidiano” afirmou a alunas da 1ª Séria B, Ana Carla.

     Na última quinta (11) os alunos acompanhados pela professora Jeanne estiveram concedendo entrevista a imprensa local sobre as ações desenvolvidas em 2015, bem como convidando a comunidade a participar do Sarau da escola, coordenado pela professora Renata Santos. 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  2. Parabéns a todos engajado nesse projeto. Acho que isso que nossas escolas estão precisando, importante também que a família e a sociedade abracem a ideia. Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos engajado nesse projeto. Acho que nossa escolas estão precisando, importante também que a família e a sociedade abracem a ideia. Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...