quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Alunos do Lordão participam da 13ª FETECh e I Feira de Inovação da Paraíba


Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão participaram de aula de campo em visita a 13ª Feira de Tecnologia (Fetech) no Centro de Integração Acadêmica da Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB) em Campina Grande. 
O evento propõe um diálogo entre universidades, empresários e população sobre os problemas e inovações na preservação do meio-ambiente. Participaram da aula os alunos que tiveram seus projetos selecionados e premiados na Feira de Ciências do Lordão que aconteceu em Agosto. 
Alunos com secretário de ciências e
Tecnologia de Campina Grande: Hercules Lafite.
O tema da Fetech 2015 é ''Inovação Colaborativa e Sustentável" e acontece até o sábado (21). O evento reúne pesquisadores das áreas de Tecnologia da Informação, Saúde, Tecnologias Limpas, Ciências Ambientais, Sustentabilidade, Tecnologia Social, Agronegócio e Economia Criativa. 
Durante a Fetech 2015 acontece também a Olimpíada da Inovação da Paraíba na qual a aluna Josseane de Lima se classificou para a defesa de seu projeto: "dispositivo sonoro acoplado a cadeirinha do bebê". Durante os quatro dias de evento 158 soluções de inovações estarão sendo apresentadas no evento, que também oferecerá aos participantes os minicursos de Redação de Patentes, Prospecção tecnológica e de mercado, Direitos Autorais e Busca de Anterioridade.

Ainda durante a aula de campo os alunos acompanhados pelo professor de Química Frank Madson participaram de vários experimentos práticos no museu vivo da ciência, oportunidade de aplicar os conhecimentos de química, física, biologia, arqueologia e matemática. 











domingo, 25 de outubro de 2015

Aluna do Lordão se classifica para etapa final da I Olimpíada de Inovação da Paraíba



      A aluna da 2ª série do ProEMI da Escola Estadual Professor Lordão, Josseane Lima se classificou entre os 158 inscritos para a etapa final de I Olimpíada de Inovação da Paraíba que acontecerá entre os dias 28 e 29 de outubro na Universidade Estadual da Paraíba. 
      A I Olimpíada de Inovação da Paraíba é uma ação conjunta das instituições públicas de ensino superior da Paraíba, com apoio de instituições socialmente reconhecidas pelo apoio ao desenvolvimento local e regional, tem como objetivo estimular, reconhecer, apoiar e divulgar a criatividade e o empreendedorismo, na comunidade da UFCG, visando a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão dentre as instituições públicas de ensino superior do Estado da Paraíba, e dessas com as demais instituições públicas ou privadas que estejam desenvolvendo ações inovadoras e empreendedoras com forte apelo social.
      A Olimpíada 2015 traz como tema “Ideias e Soluções Criativas” concebidas pela comunidade acadêmica das instituições de ensino, pesquisa e extensão e demais instituições públicas e/ou privadas que desenvolvem ações inovadoras, de modo a criar um ambiente inovador que permita a apresentação e discussão de ideias e soluções inovadoras para problemas demandados por organizações governamentais, segmento empresarial, e a sociedade em geral.
   
  Josseane inscreveu o projeto: "dispositivo sonoro acoplado a cadeirinha do bebê", que consiste numa adaptação de um dispositivo para as cadeirinhas de bebê com o objetivo de alertar os condutores sobre a necessidade de retirar a criança após estacionar o carro, evitando acidentes e até mortes por asfixia e desidratação de crianças provocados pelo esquecimento dos pais ou outros condutores. “ Espero que meu trabalho seja selecionado pelo fato de poder ajudar as pessoas” disse Josseane que é orientada pelo professor Robson Rubenilson e Alex Gustavo. 
      O trabalho da jovem cientista  ficou em 1º lugar na categoria relevância social durante a Feira de Ciências do Lordão 2015 e foi apresentada para o secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade e a Senadora Fátima Bezerra em evento das escolas ProEMI em Nova Palmeira. 

Confira toda a programação da feira e os competidores aqui


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Professores e alunos encerram maratona para o Enem com confraternização no Lordão


Há dois dias para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem professores e alunos da Escola Estadual Professor Lordão encerram sua preparação com uma grande confraternização. Momento de reflexão, motivação, concentração e muita alegria.
Durante o evento, exclusivo para os alunos da 3ª série, a escola convidou o Psicólogo Daniel Macedo, que alertou par importância da autoconfiança; A ex aluna, medalhista na OLP, Jovem Parlamentar e atual estudante de Direito Izabel Rodrigues que confessou suas estratégias para ser aprovada entre os primeiros em Direito e fazer nota máxima na redação; A ex aluna, ex professora da escola e atual Mestre em ciências biológicas, Bruna Lucena que destacou a importância de saber decidir no momento certo e o Advogado e diretor do Cursinho Revisão Joagny Dantas que explanou  sobre o papel da família nesta fase de preparação.
Durante a programação foi apresentada a mensagem da Gerente Regional de Educação, Maria das Graças, que parabenizou todos os alunos e professores pelo empenho antes do Enem, Ainda foram exibidos trechos de filmes motivacionais, fotos e depoimentos dos professores, bem como a dedicação de um hino pela aluna Janaicinele. 
Ao final os alunos foram convidados para um jantar de confraternização, no qual foram sorteados brindes e para encerrar todos os alunos receberam seu kit com uma mensagem, caneta, água e chocolate. 
A Escola Estadual Professor Lordão vem à publico parabenizar a Articuladora do ProEMI, Edijoelma Dantas, todos os professores, funcionários, pais, parceiros Daniel Macedo, Izabel Rodrigues, Bruna Lucena, Joagny Dantas e principalmente os alunos pela dedicação e compromisso. 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Enem: Professores e alunos do Lordão intensificam revisão


      Na última semana antes do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, alunos e professores da Escola Estadual Professor Lordão intensificam suas revisões com foco nas provas que serão aplicadas nos próximos sábado e domingo.
Nesta terça à noite a escola recebeu cerca de 200 alunos e ex alunos interessados nas últimas orientações. As aulas foram de Ciências da Natureza e Ciências Exatas. Durante a aula de Física o professor Inajar Nascimento trabalhou as leis de Newton e aplicou questões voltadas para os conteúdos dos anos anteriores. O Professor de Química Frank Madson preferiu trabalhar questões interdisciplinares e contextualizadas ao tema água. Para Evandro Macedo, professor de Matemática foi a oportunidade de orientar os alunos quanto a importância da prova de exatas que corresponde a 20% do resultado do Enem e que os alunos precisam dedicar toda atenção ao segundo dia de prova.
     
Nesta quarta a escola oferecerá novo aulão de revisão para o Enem. Desta vez cada aluno foi convidado a contribuir com a campanha
solidária em apoio ao Hospital do Câncer e a pousada dos idoso de Picuí contribuindo com uma oferta em leite em pó. Desta forma, o aluno interessa pode se apresentar a recepção da escola e solicitar a participação. Veja a programação:





Quarta feira: 19 h




- Sociologia: Professora Carmera Dantas
- História: Professor Robson Rubenilson
- Biologia: Professor Luciano Dantas
- Redação: Professores Adeilson e Jailson

Quinta feira: 19 h

Confraternização professores e alunos

Sexta feira: 19 h

Reunião Pais e mestres.

sábado, 17 de outubro de 2015

PBvest/Picuí encerra aulas com lançamento de aplicativo para o ENEM


O cursinho solidário do Governo do Estado da Paraíba, PBvest, concluiu suas aulas de revisão para o ENEM neste sábado (17) na Escola Estadual Professor Lordão com o lançamento do aplicativo Studos, destinado a revisão final.  Durante oito meses os alunos de Picuí, Baraúna, Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Cubati e São Vicente participaram de aulas on line, simulados, aulas presenciais e resolução de questões. 
Simulado PBvest
O cursinho PBVest objetiva reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos do 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos das escolas da rede pública do Estado da Paraíba que pretendam concorrer às vagas dos cursos de graduação por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de outros processos seletivos.
Foram oferecidas 12 mil vagas, destas vagas 6 mil são em polos de apoio presencial e 6 mil para acesso fora do polo presencial. As vagas do polo presencial foram ocupadas pelos primeiros 6 mil inscritos. No Polo de Picuí foram inscritos mais de 130 alunos. 
Em 2014 foram mais de 20 alunos do PBvest aprovados em primeiro lugar em vários cursos superiores. Em 2012 a então aluna, hoje professora de Inglês, Társyla Oliveira foi uma das alunas melhor colocada no Estado.

Para os alunos da Escola Professor Lordão a última semana antes do ENEM será reservada para revisão, motivação, confraternização e descanso. Os alunos ainda poderão fazer sua revisão através do Google Classroom e pelo App Studos. Veja como baixar e ver as últimas dicas antes do ENEM. Faça seu cadastro aqui

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Aluna do Lordão tem projeto elogiado pelo Secretário de Estado da Educação



Nesta quinta feira(15), dia do professor, em pronunciamento em rede através da rádio Tabajara, o secretário de Estado da Educação da Paraíba, o professor Aléssio Trindade aproveitou a mensagem de felicitações aos professores e rendeu elogios a aluna Josseane Lima da 2ª série B do Programa Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor Lordão. 
O Secretário Aléssio parabenizou a aluna pelo projeto: "Dispositivo sonoro acoplado ao cinto de segurança da cadeira do bebê e/ou criança" que foi apresentando no I encontro de escolas ProEMI da 4ª Gerência de educação que aconteceu na cidade de Nova Palmeira. Em sua fala o secretário se referiu a Josseane como " empreendedora mirim" e destacou pela manhã a aluna já teve contato em conversa no Hangout com dois empresários de Santa Catarina intermediada pela técnicos da secretaria de Estado de Educação. 
O projeto de Josseane é um protótipo de sua proposta de projeto de lei, que dispõe sobre a obrigatoriedade de um dispositivo sonoro acoplado ao cinto de segurança da cadeira do bebê e/ou criança, criado a partir da preocupação com crescente número de casos de pais/condutores que esquecem as crianças dentro do carro, visando evitar casos de morte de crianças por asfixia, desidratação, entre outros, no interior de automóveis, ocasionadas pelo esquecimento dos pais/condutor, através de um dispositivo implantado no cinto de segurança das cadeiras do bebê e/ou crianças até oito anos.  
O projeto é de grande relevância social, apresentando-se como precaução e solução para um problema que se torna cada vez mais comum, não só no Brasil, mas em todo o mundo, que é a morte de crianças esquecidas por pais ou condutores no interior dos veículos. 
Para Josseane Lima sua participação no encontro de escolas ProEMI foi a oportunidade "de apresentar o meu trabalho para alunos, gestores, além da presença ilustre da Senadora Fátima Bezerra e do Secretário Aléssio Trindade, conhecendo assim outros projetos, compartilhando conhecimento" disse,
O trabalho de Josseane foi apresentado para seleção no Programa Parlamento Jovem brasileiro, foi selecionado como Prêmio relevância social na Feira de Ciências do Lordão, está inscrito na I Olimpíada de inovação da Paraíba e se prepara para a FEBRACE, A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.


domingo, 11 de outubro de 2015

Alunos do Lordão apresentam projetos em encontro do ProEMI



Os alunos do Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI participaram na última sexta (09) do I Encontro de Escolas Inovadoras da 4ª Gerência Regional de Educação. O evento, que aconteceu na cidade de Nova Palmeira, contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, a Senadora e presidente da Comissão Nacional de Educação, Fátima Bezerra e uma comitiva do Ministério da Cultura e foi prestigiado por diversas autoridades como os prefeitos de Picuí, Acácio Dantas e Frei Martinho Aido Lira, além do deputado e presidente da Comissão Estadual da Educação Buba Germano.
O encontro foi promovido em parceria com a 4ª Gerência Regional de Educação, Maria das Graças Almeida e coordenado pela Escola Estadual Antonio Coelho Dantas, Sandra Medeiros, com apoio das escolas que participam do ProEMI na 4ª GRE. 
Durante o evento alunos, professores e gestores tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências pedagógicas através da defesa de vários projetos e a apresentações culturais. Ainda a aluna Cinthya Pâmella, Jovem Parlamentar com a maior nota do país, recebeu plana em homenagem da Gerente de Educação, Gracinha.  A Escola Estadual Professor Lordão apresentou os seguintes projetos: 


  1. Dispositivo sonoro acoplado ao cinto de segurança da cadeira do bebê e/ou criança
  2. Lei da gestação de múltiplos
  3. Sistema de captação de águas pluviais em projetos arquitetônicos dos programas nacionais de habitação popular e em prédios públicos.
  4. Projeto Jovem Cidadão
  5. Pirâmide holográfica
  6. Vestígios de um passado antiguíssimo: Estudo sobre as Itacoatiaras da Cachoeira do Pedro e sua relação com a Pedra do Ingá.
  7. Sistema de reaproveitamento da água dos condicionadores de ar para irrigação de horta escolar.
  8. The English Beyond Grammar
  9. Robótica Reciclável
  10. Robótica Educacional
  11. Musical Dreamers
  12. Ginástica Acrobática








domingo, 4 de outubro de 2015

Lordão inscreve três projetos na I Olimpíada de Inovação da Paraíba


A escola Estadual Professor Lordão inscreveu três trabalhos na I Olimpíada de Inovação da Paraíba. Em sua primeira edição, a Olimpíada está sendo promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX da UFCG em parceria com diversos integrantes do Sistema de Inovação do Estado da Paraíba (UFPB, UEPB, IFPB, SEBRAE, SENAI, PaqTcPB) e será realizada durante a 13ª Feira de Tecnologia de Campina Grande - FETECh na Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba.
O evento tem como finalidade, estimular, reconhecer, apoiar e divulgar a criatividade e o empreendedorismo, promovendo articulação com as instituições de ensino do Estado da Paraíba e empresas que estejam desenvolvendo ações inovadoras e empreendedoras com forte apelo social no Estado. 
Josseane Lima, 1º lugar - categoria relevância social. FCL. 
A aluna Josseane Lima, 2ª série B – ProEMI,  inscreveu o projeto: Dispositivo sonoro acoplado a cadeirinha do bebê, que consiste numa adaptação de um dispositivo para as cadeirinhas de bebê com o objetivo de alertar os condutores sobre a necessidade de retirar a criança após estacionar o carro, evitando acidentes e até mortes por asfixia e desidratação de crianças provocados pelo esquecimento dos pais ou outros condutores. “ Espero que meu trabalho seja selecionado pelo fato de poder ajudar as pessoas” disse Josseane que é orientada pelo professor Robson Rubenilson e Alex Gustavo. Seu trabalho ficou em 1º lugar na categoria relevância social durante a Feira de Ciências do Lordão 2015.
Alunas apresentam projeto na Feira de Cências do Lordão
Outro trabalho inscrito foi sobre um sistema de reutilização da água dos condicionadores de água para irrigação de uma horta escolar. Este projeto é desenvolvido desde 2012 na escola, já foi apresentado nas feiras de Ciências da Escola Professor Lordão, UFCG e IFPB. Já foi premiado por dois anos pela Secretaria de Educação da Paraíba. A pesquisa está sendo desenvolvida pelas alunas da 2ª série C – ProEMI, Josiérica Santos, Maria Silvia, Kellyne Santos, Clívia Dantas e Manuela Dantas, sob a orientação do Professor Robson.
Jordânia Ferreira defende projeto durante feira de ciências . 
A Estudante Jordânia Ferreira, 2ª série B – ProEMI,  também está submetendo sua pesquisa a Olimpíada. Seu projeto consiste em um sistema de captação de águas pluviais em casas populares e prédios públicos. Seu projeto foi um dos selecionados no programa parlamento Jovem Brasileiro na etapa estadual. Agora em parceria com o aluno Arthur Álvares pretende aperfeiçoar tendo como foco o mercado.

As melhores propostas de inovação serão premiadas com troféus, um ano de incubação no Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), visita ao Porto Digital de Recife e a Agência de Inovação da USP.

Resultado Lordão 2015


IV Bimestre/2015 


Resultado Simulado IV bimestre - EMR e EJA, Aqui


Resultado Simulado IV bimestre - ProEMI, Aqui




III Bimestre/2015

Consulte seu Boletim, Aqui

Obs.: As notas que não constarem devem ser verificada em sala com seu professor.



Resultado Recuperação III Bimestre/2015

Resultado Recuperação III Bimestre ProEMI, aqui

Resultado Recuperação III Bimestre EMR e EJA, aqui




Resultado Simulado III Bimestre/2015

Resultados ProEMI/3º Bimestre/2015 e notas da Feira de Ciências 2015, Aqui



Resultados EMR + EJA/3º Bimestre/2015 e notas da Feira de Ciências 2015, Aqui

sábado, 3 de outubro de 2015

Alunos do Lordão na reta final para o ENEM 2015. Conheça dona Terezinha.

Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão participaram nos últimos dias 01 e 02/10 do “simuladão do Estado” promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), voltado para alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino. O simuladão foi realizado no mesmo padrão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e englobando os conteúdos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento.

O “Simuladão do Estado” faz parte da preparação final para o ENEM que a Escola Professor Lordão planejou para seus alunos. Desde o início de setembro até a terceira semana de outubro os alunos participam de aulões de revisão em dias e horários alternativos. Além dos aulões os estudantes ainda recebem orientações do psicólogo, Drº Daniel Macedo.

Alunos revisam antes do simulado (1ª A) 
As provas de ciências humanas e ciências da natureza foram aplicadas no primeiro dia do simulado com duração de quatro horas e meia. Segundo o aluna da 3ª série A ProEMI, Gustavo Lima: “as questões de ciências naturais estavam boas, mas ciências humanas foram muito cansativas devido os textos longos”. Aos alunos foi exigido uso de documentação com foto, caneta com tinta preta, proibição do uso de celular, rigor no horário. Para Pedro Henrique, aluno da 3ª Série B  ProEMI, “o simulado foi muito bom, pois permitiu que verificasse em que área ainda precisa revisar”.
Anderson último a entregar 2º dia. 

Os alunos aproveitaram a maratona de 180 questões, nível Enem, e uma redação para treinar a resistência. Os alunos forma até o ultimo minuto de prova. Segundo a aluna Raquel Silva, 3ª série A, o horário ainda foi curto. No Segundo dia, devido a redação a prova foi até o meio dia e meia. O aluno Anderson foi o ultimo a entregar. A noite o simulado foi até às 24h. Destaque para os alunos Genilson, Catiele, Clebson, Wiliian, Priscila e Terezinha que foram até meia noite. O que chamou atenção do aluno Genilson, 3ª série D, foi o frio as escola por volta das 23h e 55 mim.
Mas quem chamou atenção foi a aluna Terezinha Alves. Aluna da Educação de Jovens e Adultos retornou a escola este ano, sendo o primeiro simulado que participa, fez questão de ir até o horário final. Antes de entregar o simulado falou ao professor” meu filho, parece que minha mente está abrindo” e concluiu “ estou tão feliz, pois minha filha esta chegando agora em Recife”. Detalhe, já passava das 23 h, dona Terezinha aos 60 anos, ainda iria concluir uma costura e preparar suas almofadas, redes, lençóis e cobertores para logo cedo está de pé na feira livre de Picuí, sorridente e cheia de alegria para vender suas costuras.  "Dona Terezinha é o exemplo que faltava à mulekada jovem que precisa de referência nesta reta final de preparação para o ENEM." disse o gestor escolar.


A programação final para o Enem continua. Quem tiver interesse pode procurar a Escola, fazer seu cadastro e participar. Confira

Aulões:

Terça – Feira / 19 às 21 h
Quinta-feira / 19 às 21 h
Sexta-feira / 14 às 16 h
Sábado/ 8 às 12 h

Sábado/ 19 às 21 h

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...