terça-feira, 28 de abril de 2015

A mudança começa por mim.



       Na última segunda (27) os alunos do Projeto Arqueologia: Um passado ameaçado e do Grêmio Estudantil Thiago Santos Silva participaram na cidade de Picuí da II Semana do Bioma Caatinga, com os palestrantes Frederico Campos, professor do Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFPB, e  Major Tibério Pereira da polícia ambiental.

       Durante o evento, promovido pela Prefeitura municipal de Picuí, os palestrantes destacaram a importância de preservação ao meio ambiente, como o controle ao desmatamento condição necessária para regularização dos ciclos de chuva na região. Contudo, o que está ocorrendo com o desmatamento é que a água se tornou um recurso cada vez mais escasso. No bioma caatinga resistem poucas plantas, a exemplo do xique - xique, algaroba, Jurema, etc. Espécies como o algodão que foi muito plantado no nordeste, hoje essa produção diminuiu, limitando a lugares como o oeste da Bahia.
     
 Os alunos tomaram conhecimento da caça ilegal e que para combater é necessária a denúncia a polícia ambiental, que tem conseguido resgatar diversos animais ameaçados de extinção das mãos de caçadores. Segundo Gustavo Lima, aluno da 3ª série da Escola  Estadual Professor Lordão " um dos assuntos mais relevantes foi a questão das leis de preservação ambiental” que prevê multas altíssimas e  “até  pena de até  um ano de detenção”, disse.
       Os alunos se sensibilizaram da obrigação de conservar o meio ambiente, e viram  o quanto é importante a preservá-lo, visto que é o futuro de todos que está em jogo, “e não podemos esperar pelos outros, pois a mudança tem que  começar por mim”,  disse a aluna Josiedna Santos.
       O Projeto Arqueologia: “Um passado ameaçado” estuda as condições de vulnerabilidade que se encontram os sítios arqueológicos de Picuí e cidades vizinhas, destacando a importância da preservação do bioma caatinga como proteção natural aos sítios arqueológicos e os vestígios de um passado antiguíssimo.


Tatiana Soares - Assessoria de Comunicação - Projeto Arqueologia ( 1ª Série C)
​​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...