quarta-feira, 1 de abril de 2015

9ª Mostra de cinema empolga alunos da Escola Professor Lordão


      Aconteceu na última quarta (01) na Escola Estadual Professor a  9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A ação faz parte de um programa do governo federal com objetivo de divulgar e incentivar a sétima arte. Para tanto, a escola participou de uma seleção, na qual cumpriu os requisitos exigidos e foi a única escola da região contemplada com o projeto.
      O filme exibido foi “ Cabra Marcado Pra Morrer” que discute o papel do paraibano João Pedro Teixeira na liderança das ligas camponesas. O filme provocou uma reflexão sobre o golpe Militar de 1964 que completou 51 anos nesta quarta. 
      Durante a sessão a escola promoveu uma pipocada para os alunos que assistiram com muita curiosidade o longa metragem. O filme superou as expectativas da direção, visto que foi muito aplaudido ao final. Antes da exibição, o professor de história, Robson Rubenilson, contextualizou o filme e provocou a curiosidade ao destacar o papel que João Pedro Teixeira exerceu na história do Brasil.
      Durante a exibição a escola garantiu as condições de acessibilidade, permitindo que todos tivessem oportunidade de assistir ao filme. Para José Josinaldo, deficiente e presidente da Associação de Deficientes de Picuí, o filme foi muito importante pois revelou uma história desconhecida pela maioria do povo paraibano. Segundo ele, uma das cenas mais importante foi quando “o filho de João Pedro Teixeira dizia que nenhum regime político era bom, desde que o indivíduo não tivesse proteção política”, afirmou.
      O filme emocionou até as professoras que se identificaram com a história de luta da viúva Elisabet Teixeira. Para o aluno João Joandson da 3ª série do Ensino Regular o que mais chamou atenção foram as práticas de torturas utilizadas pelos militares durante a ditadura militar no Brasil.

     Ao final foi realizado debate sobre os direitos humanos na época da ditadura, bem como a realidade atual. Com a mostra a Escola Estadual Professor Lordão tem contribuído para uma sociedade mais justa e democrática, na qual os direitos humanos não sejam negligenciados. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...