quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Aluna do Lordão tem projeto elogiado pelo Secretário de Estado da Educação



Nesta quinta feira(15), dia do professor, em pronunciamento em rede através da rádio Tabajara, o secretário de Estado da Educação da Paraíba, o professor Aléssio Trindade aproveitou a mensagem de felicitações aos professores e rendeu elogios a aluna Josseane Lima da 2ª série B do Programa Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor Lordão. 
O Secretário Aléssio parabenizou a aluna pelo projeto: "Dispositivo sonoro acoplado ao cinto de segurança da cadeira do bebê e/ou criança" que foi apresentando no I encontro de escolas ProEMI da 4ª Gerência de educação que aconteceu na cidade de Nova Palmeira. Em sua fala o secretário se referiu a Josseane como " empreendedora mirim" e destacou pela manhã a aluna já teve contato em conversa no Hangout com dois empresários de Santa Catarina intermediada pela técnicos da secretaria de Estado de Educação. 
O projeto de Josseane é um protótipo de sua proposta de projeto de lei, que dispõe sobre a obrigatoriedade de um dispositivo sonoro acoplado ao cinto de segurança da cadeira do bebê e/ou criança, criado a partir da preocupação com crescente número de casos de pais/condutores que esquecem as crianças dentro do carro, visando evitar casos de morte de crianças por asfixia, desidratação, entre outros, no interior de automóveis, ocasionadas pelo esquecimento dos pais/condutor, através de um dispositivo implantado no cinto de segurança das cadeiras do bebê e/ou crianças até oito anos.  
O projeto é de grande relevância social, apresentando-se como precaução e solução para um problema que se torna cada vez mais comum, não só no Brasil, mas em todo o mundo, que é a morte de crianças esquecidas por pais ou condutores no interior dos veículos. 
Para Josseane Lima sua participação no encontro de escolas ProEMI foi a oportunidade "de apresentar o meu trabalho para alunos, gestores, além da presença ilustre da Senadora Fátima Bezerra e do Secretário Aléssio Trindade, conhecendo assim outros projetos, compartilhando conhecimento" disse,
O trabalho de Josseane foi apresentado para seleção no Programa Parlamento Jovem brasileiro, foi selecionado como Prêmio relevância social na Feira de Ciências do Lordão, está inscrito na I Olimpíada de inovação da Paraíba e se prepara para a FEBRACE, A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.


3 comentários:

  1. Parabéns, o caminho é esse! com certeza você um futuro terá um lugar ao sol!!

    ResponderExcluir
  2. O ProEMI é um espaço inédito para a inovação e a criatividade. O limite do que pode ser feito é a imaginação dos Professores e Alunos. Parabéns e espero que este exemplo de sucesso dê um fôlego extra ao programa.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...