sábado, 20 de agosto de 2016

Feira de Ciências do Lordão discute tecnologia, cultura e turismo com alternativa de convivência com o semiárido.

 

A Feira de Ciências, Cultura e Linguagens da Escola Estadual Professor Lordão teve início na terça-feira (16) com a abertura no Centro de Convivência Pedro Tomás Dantas. Na oportunidade foram apresentados os projetos de lei dos alunos selecionado da etapa estadual do Programa Parlamento Jovem Brasileiro e a realização do Festival de Ginástica coordenado pelo professor Josemário Silva.
O evento teve continuidade com as amostras de projetos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nesta última quarta-feira (17), quinta-feira (18) os projetos das áreas de Linguagens e Ciências Humanas e o encerramento aconteceu na sexta-feira (19) com a premiação dos projetos melhor avaliados.
            A professora Rafaela Bezerra da Silva, coordenadora geral da feira, explicou que o tema “Conviver no semiárido” - Diversidade e tecnologias, teve como intuito valorizar a cultura local e buscar alternativas para conviver com a crise hídrica que a região tem vivenciando. O tema faz calendário de planejamento da escola definido no início do ano letivo, oportunizando aos professores e alunos desenvolverem seus trabalhos ao longo do ano de acordo com o tema.
            O avaliador Jackson Santos que cursa biologia na UFCG- campus Cuité, destacou o projeto “Aquaponia na escola” por considera-lo uma inovação de sustentabilidade para a escola e a comunidade. Já o professor de Educação Física Carlos Eduardo o projeto “Dessalinizador Solar” por ser de baixo custo e viável para a comunidade. Os dois projetos foram orientados pelo agroecólogo e vice diretor da Escola Professor Lordão , Thiago Anderson.
            A aluna Jeniffer Nicole (1°C) participante do projeto "Dessalinizador Solar" explicou o objetivo  do trabalho realizado por ela e seus colegas. O equipamento produzido tinha  intuito de transformar a água salgada em potável, com baixo custo e com meios químicos e físicos. 
Durante visita aos estandes a diretora da 4° Regional, Maria das Graças Medeiros Almeida, elogiou o desempenho dos alunos durante a feira, parabenizou os professores e comentou que era um momento de grande interação com a comunidade.
Os alunos do curso regular e da Educação de Jovens e Adultos desenvolveram vários projetos dentro da temática com destaque para o projeto sobre a inclusão de alunos surdos nas escolas de Picuí que foi defendido pela aluna Nathália da 3ª série C com a participação do aluno Eusébio Liberato (Ciclo V) e sua interprete em Libras. Eusébio iniciou a apresentação em Libras, causando um impacto no público que sentiu a dificuldade que o surdo tem em seu cotidiano.

Na área de Ciências Humanas se destacou os projetos de arqueologia com a temática de preservação ambiental e arqueológica e o turismo no município de Picuí. Ainda apresentaram o processo de desenvolvimento da história do município através de várias exposições em parceria com a Associação Trilhas na Caatinga.
Durante a cerimonia de premiação os alunos receberam a visita do Coordenador do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, Ewerton Alexander, que veio parabenizar a escola e particularmente o aluno Luis Gustavo pela seleção como Jovem Deputado e a representação no Congresso Nacional.

A Escola Estadual professor Lordão parabeniza toda a equipe da Imprensa Lordão, coordenada pela professora Edijoelma e os demais professores, funcionários, alunos, pais, parceiros e a comunidade de Picuí pelo sucesso da Feira. 

Fonte: Imprensa Lordão.

Equipe Imprensa Lordão.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...