sábado, 14 de junho de 2014

Lordão promove confraternização junina para encerrar o 1º semestre

A Escola Estadual Professor Lordão visando fortalecer a parceria com a família realizou, na noite da sexta feira (13), a confraternização junina -  São João, envolvendo alunos, pais, professores e funcionários.  Foi um evento que valorizou as diversas tradições culturais do nordeste.
Durante o evento foram apresentadas pelos alunos da EJA amostras do artesanato picuiense, a exemplo do fuxico, bonecas de pano, crochê, pintura em tecido, artesanato em madeira, etc. Os alunos da 3ª Série e 1ª série EJA confeccionaram e ofereceram ao público várias brincadeiras típicas dos festejos juninos: Laça – Laça, Quebra panela, corrida de saco, etc. O objetivo era levar os jovens a reflexão sobre as brincadeiras na época de seus pais e a diversão nos tempos da internet e celular.
A gastronomia foi apresentada através das barracas dos alunos da 3ª Série ProEMI e EMR e 1ª Série EJA oferecendo através do projeto: História, Cultura e Empreendedorismo várias comidas típicas da cultura nordestina: Milho, Pamonha, Queijo, Bolos, Mungunzá, Creme de Galinha, Brigadeiros, etc.
A musicalidade e as danças foram o ponto central da festa que contou com a apresentação dos próprios alunos: Grupo Ello, Sanfoneiro Joanderson Melo, Ari dos Teclados, Alan e Alberani na Guitarra, Leonan e Moura no Zabumba e Paulo no triângulo. Cantores: Leonardo Fragoso, Damião Santos, Danielle Ferreira, Arimatéia Barros e Lindailson Estouro, entre outros.
Um dos momentos mais esperado foi a apresentação do Grupo Cultural Encanta Picuí que apresentou através de sua quadrilha junina a religiosidade nordestina: A fé dos romeiros em Padre Cicero. Após sua apresentação foi a vez da quadrilha improvisada da escola, ocasião que todos caíram no forró.

Um dos momentos de reflexão aconteceu durante apresentação sobre Luis Gonzaga, na qual um dos componentes da equipe, o aluno amputado José Josinaldo convidou o também deficiente físico e sanfoneiro para tocar a música Asa Branca. Os alunos brilharam, demostrando a sociedade de forma inclusiva que a limitação física não invalida o talento, criatividade e vontade de viver.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...