terça-feira, 19 de maio de 2015

Alunos do Lordão são protagonistas em Plenária do ODE



       Os alunos da Escola Estadual Professor Lordão participaram de forma ativa na última plenária do Orçamento Democrático Estadual, realizada na última sexta (15) na cidade de Cuité. Foram cerca de 30 alunos representando o Grêmio Estudantil Thiago Santos Silva e os lideras de classe que participam do Projeto Jovem Cidadão.

      Antes da plenária, o gestor  Robson Rubenilson representou a comunidade escolar ao receber do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, os instrumentos da Banda marcial Professor Lordão – BamPLord.  Ainda na ocasião o aluno Francisco Junior recebeu simbolicamente ao lado de uma aluna da cidade de Sossego os tablets dos alunos da rede pública estadual.

      O presidente do Grêmio Estudantil usou de fala na plenária para agradecer o governo do estado pelos equipamentos recebidos pela escola durante os últimos quatro anos, bem como cobrou uma série de benefícios para a cidade de Picuí, a exemplo da Universidade Estadual da Paraíba, A ampliação da adutora do Cariri até Picuí, Transporte para os estudantes universitários,  bem como a agilidade na construção da Escola ProEMI de Picuí, um ginásio para a Escola Professor Lordão, entre outras solicitações. Ao fim o presidente agradeceu o carinho com que o Secretário da Educação do Estado visitou a escola.
      Utilizando-se do tema livre o estudante e presidente da Associação de deficientes de Picuí, Josinaldo Dantas, agradeceu ao governo pela contemplação de algumas solicitações feitas em 2014,  a exemplo da estrada Nova floresta/Picuí e fez algumas críticas a situação das escolas que ainda não se mostram totalmente acessíveis aos alunos deficientes. Cobrou a presença de profissionais capacitados na orientação das crianças nas escolas, bem como uma melhor estrutura física.  Por fim, solicitou ao Secretário Aléssio Trindade a discussão da reserva de vagas para deficientes na política de cotas da UEPB.

      A plenária constituiu um espaço de aprendizado democrático aos alunos do Projeto Jovem Cidadão ao simular um ambiente comum na antiga cidade grega de Atenas, onde os cidadão iam diretamente aos governantes da cidade apresentar suas críticas, sugestões, fazer as cobranças e acompanhar as prestações de contas.

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