quarta-feira, 17 de junho de 2015

Alunos do Lordão têm aula na Assembleia Legislativa.


Os alunos do Projeto Jovem Cidadão participaram nesta quarta (18) de uma aula prática na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba – ALPB em João Pessoa.   O Projeto é uma ação do Grêmio Estudantil Thiago Santos Silva e tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência dos trabalhos no poder legislativo através de estudos,  debates, pesquisas e o acompanhamento do cotidiano dos parlamentares.
Durante a visita, os alunos participaram de uma aula sobre a história do poder legislativo através do Memorial Parlamentar com a professora Betânia Vasconcelos.  Para a aluna Cinthya Pâmela (3* série) o que mais lhe chamou atenção foram as diferentes constituições do Estado da Paraíba, enquanto Marília Silva (3ª série) destacou as diferenças entre a realidade política atual e o período militar que perseguiu muitos políticos paraibanos,  a exemplo do ex governador Ronaldo Cunha Lima.
Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer o trabalho nas comissões, com destaque para a de orçamento, na qual o deputado Buba Germano discutia a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LOA para o ano 2016. Em contato com os alunos o deputado parabenizou a iniciativa e deixou seu gabinete a disposição de todos.
Durante a sessão os alunos acompanharam os debates com certa apreensão,  principalmente nos acalorados debates entre situação e oposição à respeito de um pedido  de autorização ao legislativo de um empréstimo do executivo ao BIRD para manutenção de obras de infra estrutura no campo. Na ocasião os jovens tiveram uma rica experiência de conhecer o cotidiano do legislativo estadual.  "Foi uma oportunidade de conhecer de fato como funciona o poder legislativo", frisou o presidente do grêmio estudantil Francisco Junior.

A aula prática na ALPB constituiu-se em uma das ações do PJC, que já realizou outras na cidade de Picuí durante as sessões das Câmaras dos Vereadores. Ainda os alunos participam do Programa Parlamento Jovem Brasileiro no qual apresentam projetos de lei que se aprovado pela Câmara dos Deputados representará o Estado da Paraíba como jovem deputado federal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...