sábado, 13 de junho de 2015

Alunos têm aula de astronomia em projeto no Lordão



Os alunos do Projeto Lordão Além da Terra participaram nesta sexta (12) de aula de campo noturna no memorial Estátua Felipe Tiago Gomes em Picuí. A aula fez parte de uma das ações desenvolvida no projeto de astronomia coordenado pelo professor Inajar Nascimento.

O objetivo da aula era permitir aos alunos apreciar ao por do sol a visualização dos primeiros astros e estrelas da noite a verificar a partir de um aplicativo para tablet e smartphone seu posicionamento considerando a localização dos alunos. Para a aluna Karolayne da 2ª série a aula gerou uma grande expectativa “pois por se tratar da primeira aula prática do projeto espero ver o que no cotidiano não percebo devido o clarão da luzes da cidade”, afirmou.
Sílvia - 2ª Série C
As aulas de astronomia acontecem todas as sexta – feiras incluindo alunos de todas as séries e turmas que se inscreveram no projeto que de forma interdisciplinar discute vários conceitos de física, geografia, história, matemática entre outras.  Segundo a aluna Maria Sílvia da 2ª série, um dos últimos conteúdos antes da aula foi sobre o movimento dos planetas e suas rotas. “ cada um teve a oportunidade de escolher um planeta e aprofundar seu conhecimento” destacou Sílvia.
Bárbara - 2ª Série C

O local escolhido para a aula foi o mirante do memorial estátua Felipe Tiago Gomes por se tratar de um ponto estratégico de observação na cidade. Ainda era possível discutir a interferência da luminosidade para a observação astronômica. Para a aluna Bárbara Macedo “as pessoas que moram no campo tem mais facilidade de perceber os fenômenos astronômicos”,  a exemplo do movimento de uma estrela.

O projeto Lordão além da terra foi reconhecido em duas edições do prêmio Mestres da Educação do Governo da Paraíba e será exibido em agosto deste ano na Feira de Ciências da Escola Estadual professor Lordão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...