sábado, 4 de julho de 2015

Alunos do projeto Horta escolar: escola sustentável visitam agroindústria de Picuí


      Os alunos do projeto de educação ambiental “Horta escolar: escola sustentável” participaram na última sexta (03) de uma aula prática na Cooperativa agroindustrial do Seridó e Curimataú da Paraíba – COOASC  localizada na comunidade Mari Preto, município de Picuí.
     
O projeto faz parte do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI da Escola Estadual Professor Lordão, composto por 32 alunos e orientados pelo professor Robson Rubenilson que tem como objetivo discutir entre os alunos alternativas de sustentáveis a partir da realidade da escola. Entre as ações desenvolvidas esta o cultivos de hortaliças e ervas medicinais, a partir da água obtida dos ares condicionados existentes na escola.
      A aula teve o objetivo de possibilitar aos alunos o conhecimento do processamento das frutas da região e a fabricação da polpa de frutas que é consumida pelos alunos na escola. A turma foi recepcionada pelo presidente da COOASC, o jovem Julio Pereira da Costa que, inicialmente explicou a importância da cooperativa para o desenvolvimento da região, bem como a necessidade de compreender o conceito de cooperativismo.
Durante a aula foi explicado o passo a passo da fabricação das polpas, desde o recebimento dos frutos, a seleção e descartes daqueles que não são utilizados, o processo de higienização dos alimentos, bem como todos os funcionários que trabalham na agroindústria. Os alunos conheceram do maquinário  ao armazenamento e transporte. 
Entre os alunos, uma equipe coordenada pelo aluno Paulo Sérgio irá apresentar na feira de ciências da escola que acontecerá em agosto um produto criado a partir das frutas e hortaliças cultivas na escola e a visita a agroindústria possibilita aos mesmos o conhecimento das normas de higiene e manipulação de alimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...