quinta-feira, 9 de julho de 2015

Alunos do Projeto horta escolar visitam canteiros agroecológicos em Picuí


Esta semana os alunos do Projeto Horta escolar, escola sustentável estiveram participando de uma aula de campo na zona rural de Picuí, com objetivo de acompanhar o processo de produção de alimentos agroecológicos dentro da estrutura da agricultura familiar. 
Os alunos visitaram a propriedade agricultor Fábio da verdura que fica na comunidade Caraibeira, onde tiveram a oportunidade de conhecer in loco as técnicas de cultivo dos alimentos que são consumidos na escola, visto que o agricultor é um dos fornecedores da alimentação escolar. Durante a aula estudaram os tipos de solo, técnicas de cultivo e irrigação, estratégias de combate às pragas, economia solidária, etc. 

O Projeto Horta escolar, escola sustentável é orientado pelo professor Robson Rubenilson e conta com a participação de 32 alunos de diferentes séries do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI da Escola Estadual Professor Lordão.  Entre as ações desenvolvidas pelos alunos, além de pesquisas e estudos sobre a educação ambiental, estão a construção de canteiros de hortaliças, o cultivo de plantas medicinais e a criação de espaços verdes na escola.
Desde  2013 que o projeto priorizou a reutilização da água do ar condicionado para irrigação das hortaliças, frutas e legumes cultivas na própria escola. A água coletada na escola foi analisada no laboratório da UFCG e apresentou um PH melhor que água fornecida pela Cagepa ou através de poços da região, além de proporcionar a economia do líquido cada vez mais escasso na cidade. 
Desenvolvido desde 2012 o Projeto já recebeu três premiações da SEE/PB, participou de feiras e eventos científicos na escola, IFPB e UFCG. Recentemente o professor orientador e a aluna Maria Sílvia foram certificados pela CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação pela apresentação do projeto no Prêmio Jovem Cientista 2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...