quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de maio: aula de campo no Lordão



Os alunos da turma 2ª B de Integração curricular da Escola Estadual Professor Lordão comemoraram o dia do trabalho com aula de campo no Canteiro Cheiro Verde,  propriedade de rural  que desenvolve um trabalho de empreendedorismo rural a partir de uma filosofia agroecológica. A aula acompanhada pelos professores de integração curricular, Robson Rubenilson, e biologia, Bruna Kelly compunha uma das ações de um projeto de educação ambiental desenvolvido pela turma.
 
O projeto “ HORTA RECICLÁVEL NO SEMIÁRIDO PARAIBANO” tem entre seus objetivos discutir com os alunos os benefícios de uma alimentação saudável a partir do cultivo de hortaliças na escola. Uma de suas especificidades é a reutilização e reciclagem de materiais disponíveis na construção da horta e cultivo das hortaliças. Um exemplo será a construção de uma horta suspensa, estilo pirâmide reutilizando as calhas descartadas pela própria escola, bem como a reutilização do rejeito da fonte de água e ar condicionado para irrigação.
Durante a aula os alunos conversaram com o proprietário e com seu filho, técnico agropecuário.  Sobre as técnicas de cultivo, manejo do solo, controle de pragas, colheita e comercialização dos produtos. Os estudantes ainda participaram de uma colheita simulada de várias culturas presentes no canteiro, a exemplo do coentro, diversas espécies de alfaces, abobrinha, espinafre, salsinha, cebolinha, couve flor, couve folha, hortelã, etc.
Para concluir a aula, os alunos realizaram um piquenique agroecológico com frutas, sucos, queijo e pão.
Ao retornar às aulas apresentarão um relatório sobre as percepções da aula e iniciarão a parte prática do projeto com a construção do canteiro na escola a partir do material disponível na própria escola. A proposta integra o Projeto  Político Pedagógico da escola e fortalece a proposta de convivência com semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...